terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Faça Biomassa de Banana Verde!

Faça Biomassa de Banana Verde!


Já tinha comido banana verde mas, até entrar no curso do Senac Minas, achava que era só um jeito diferente de comer banana. Graças à minha querida professora Cláudia Porto, descobri que não é. Banana verde é muito mais que isso. A partir dela podemos fazer a "mega ultra blaster" biomassa de banana.

Mas o que é isso, afinal? E mais: por que é tão famosa? Vamos aos fatos. Biomassa de banana verde nada mais é que uma "papinha" feita com a fruta que ainda não amadureceu.

Biomassa de banana verde pronta e congelada.
A receita (que é uma das mais acessadas aqui do Vida de Cozinheiro)  virou febre entre os adeptos da alimentação saudável pelo fato de ser simples e genial! sem contar que é deliciosa! Pra mim, tem gostinho de batata doce cozida.

Bem, de acordo com os especialistas, a biomassa é considerada um alimento funcional porque, uma vez no nosso intestino, essa mistura rica em fibras é fonte de energia para as bactérias boas (probióticas) que mantém a integridade da mucosa intestinal.


Essa membrana é de fundamental importância para a nossa saúde porque é a responsável pela absorção dos nutrientes.

Por conta disso, a ingestão regular da biomassa contribui para o bom funcionamento do intestino, atuando na prevenção e tratamento de quadros como triglicerídeos alterados (porque ajuda a inibir a absorção de gordura) e diabetes (porque controla a absorção de açúcar).

Consumir banana verde pode fazer bem pra sua saúde!
E se você tem alguma restrição alimentar, também inclua a polpa na sua dieta! Porque, ao fortificar a mucosa intestinal, o consumo da biomassa facilita a boa digestão dos alimentos, reduzindo os sintomas da intolerância ao glúten e à lactose.

E ainda há quem afirme que a biomassa pode atuar na prevenção e, até mesmo, no controle de alguns tipos de câncer.

Você pode fazer a biomassa de banana verde e congelar a preparação para usar depois.
Mas, mesmo que você não acredite em nada disso, uma coisa não se pode negar: só a macrobiota intestinal saudável é capaz de produzir a chamada citocina anti-inflamatória, uma substância que regula a eficiência do trabalho dos anticorpos.

Assim, mesmo que você não esteja com nenhum problema de saúde (e eu espero que não os tenha nunca), é de grande valia consumi-la!

Esta biomassa da banana verde eu ganhei da minha sogra.
Você estará contribuindo para a prevenção e esta é uma palavra de ordem, né? Eu mesma já tinha falado das propriedades da banana no post "Yonanas: Sorvete feito em Casa".

Pois é, já usava a fruta (neste caso bem madura) como espessante natural para dar consistência aos meus sorvetes caseiros, que não são feitos nem com gordura e nem com açúcar.

A banana funciona como espessante natural para o meu sorvete caseiro de abacaxi.
Agora, depois que descobri que o amido de milho é geneticamente modificado (leia no post "Bolo Transgênico?"), também estou usando a banana (na forma de biomassa) para engrossar minhas sopas e caldos. 

É um artifício bem bacana porque, além de deixar o caldinho visualmente mais atrativo, a biomassa de banana verde não interfere no sabor da preparação. Pode usá-la sem medo!

Também uso a biomassa de banana verde para engrossar os meus caldos.
E o mais legal disso tudo é que aqui em casa nem sou eu que ando fazendo a polpa processada. Acredita que estou recebendo tudo prontinho, congelado, da minha sogra?

Quanto orgulho! De tanto falar, acho que "converti" mais uma (eeee!).

Minha querida sogra visitando a mamãe lá em Minas. Dois amores da minha vida!
Tá, você pode estar pensando: "mas é a sogra dela". Não, caro cozinheiro. A dona Maria é uma leitora assídua desse blog e foi o Vida de Cozinheiro que provocou esta transformação!

Posso afirmar isso porque até outro dia ela usava caldo de tablete e amaciante de carne... Agora a dona Maria é outra cozinheira! Bem mais consciente e saudável! Afinal, conhecimento gera novos hábitos.

Leia sempre o rótulo de tudo o que você compra e saiba o que está comendo. Foto: Kelliverbosh.com
E é isso que me faz seguir em frente! Saber que posso até não mudar o mundo, mas que faço a diferença na Vida de Cozinheiro de alguém. E isso é genial!

Pois então, seja você também parte deste grupo! Faça bom uso do conhecimento (que é a ferramenta mais preciosa que temos) e promova na sua vida a mudança que vi em minha querida sogra.

E, agora que você conhece os benefícios da biomassa de banana verde, não deixe de usá-la, ok?

Biomassa de banana verde, uma ideia simples e muito saudável! 
Alimente-se, portanto, de ótimas ideias! Pratique, diariamente, o exercício da alimentação consciente e tenha uma vida saudável e feliz!

Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo!


Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search