Gastronomia no Museu de Tóquio!

Por sexta-feira, 5 de janeiro de 2018 , , , ,


Comecei a escrever um texto sobre a importância do arroz para a cultura oriental mas lembrei que esse é o último final de semana da exposição "Beautiful Rice for a Sustainable Future", em cartaz no Miraikan, localizado em Tóquio.

A mostra foi uma grata surpresa principalmente porque nunca imaginei que lá no Museu Nacional de Ciência e Inovação iria conhecer algo relacionado ao tema gastronômico.

Fachada do Miraikan, o Museu de Ciência e Tecnologia da capital japonesa.
Mas apesar de parecer um pouco descontextualizada, a incrível aula em formato de painel exibida no museu até a próxima segunda, dia 8 de janeiro de 2018, faz muito sentido!

A falta de terras para plantio, o aumento populacional e a escassez de alimentos é algo que também ocupa e preocupa o pensamento científico mundial!

Aprendendo com um dos instrutores do Miraikan sobre a história do cultivo do arroz no Japão.
Informação, inclusive, que me tranquiliza um pouquinho. Que bom que uma comunidade tão importante anda pensando nisso!

E em se tratando de japoneses é uma reflexão ainda mais interessante porque tecnologicamente falando essa nação está anos luz na frente de muitos países, não é mesmo?

Arroz é a base da gastronomia japonesa desde 3.000 anos a.C.
Pois é, os cientistas japoneses já estão estudando formas eficazes para garantir ao povo japonês a oferta de arroz pelos próximos 1000 anos.

E essas maneiras não devem ser só eficientes. As alternativas também precisam ser sustentáveis! Coisa de primeiro mundo! E de um ponto de vista científico!

Conhecendo o processo físico-químico de cozimento do arroz!
Exposição que chama a atenção de quem passa pelo hall principal do museu. Montada em uma disposição circular e enriquecida com protótipos tridimensionais do arroz em suas mais diferentes variações, a apresentação

Evidenciando a sabedoria por trás do cultivo do arroz nas tradicionais aldeias rurais da Ásia podemos perceber, caminhando pela roda, os 4 processos distintos dessa importante tarefa que é a produção do arroz.

Rodando a mesa a gente vai aprendendo sobre o processo de produção do arroz. Foto: Miraikan/divulgação.
Primeiramente o grão em si, depois o processo de obtenção do arroz, passando pelas diversas formas de cocção do cereal e chegando às novas alternativas sustentáveis de plantio desse alimento em um futuro bem próximo.

E isso que foi o mais legal! Aprender sobre um novo sistema de produção, totalmente conectado com a natureza!

Produzir em sintonia com a natureza! Rizicultura sustentável é o tema desta mostra!
Modelos que independem da utilização de combustíveis fósseis e de fertilizantes químicos em larga escala!

Ideias simples e geniais como uma micro fábrica de plantas que possui um ambiente ideal para a agricultura controlado artificialmente.

A mostra "Beautiful Rice for a Sustainable Future" está em cartaz até dia 8 de janeiro. Foto: Miraikan/divulgação
Adorei! Saí do Miraikan maravilhada pela mostra. E é por isso que eu recomendo: se você estiver passeando agora ou este final de semana passeando pelos arredores da capital japonesa ou se morar em Tóquio, dê uma passadinha no Miraikan! 

A exposição temporária "Beautiful Rice for a Sustainable Future" está em cartaz no Museu de Ciência e Tecnologia de Tóquio até segunda, dia 8 de janeiro de 2018.

Esse lindo globo é um dos símbolos mais famosos do Miraikan!
Ah, já ia esquecendo. Todos os visitantes da exposição naquele 11 de novembro, que foi o da abertura do evento, receberam um Onigiri. A iguaria é uma bola de arroz bastante consumida no Japão.

Adorei o "mimo"! O famoso "lanchinho" deles que só leva arroz e alga na composição é uma delícia!

Na abertura da exposição todos que passaram pelo Miraikan ganharam um bolinho de arroz.
Quem diria: degustação em museu! Algo realmente feito pra pensar de forma criativa e divertida sobre "que tipo de arroz você quer comer".

Coisa de "japonais" (rsrs)... E mais um motivo para eu amar esse país!

Onigiri foi uma das iguarias mais saborosas que provei no Japão! Servidos?
O Miraikan está localizado na capital japonesa, funciona de 10 da manhã às 5 da tarde e a entrada (adulto) custa 620 ienes, cerca de 6 dólares americanos.

Mais informações você encontra no site do  Museu de Ciência e Tecnologia de Tóquio. Boa visita!

LEIA TAMBÉM:
. Arroz, base da gastronomia japonesa!
. Tsukiji, o Mercado de Peixes de Tóquio!
. Tóquio, comendo bem e pagando pouco!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.


Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Você também pode gostar!

0 comentários