Jantar na Torre de TV de Berlim!

Por domingo, 6 de agosto de 2017 , , ,


Sei que é clichê mas, pra mim, a Cidade Luz é mesmo Berlim! Ainda mais vista do alto e saboreando uma bela comida. Nada contra Paris, que também é linda! Mas Berlim...

A capital germânica dá de mil no ícone francês! É limpa, organizadora, habitada por seres nórdicos que, apesar da cara de poucos amigos, são super simpáticos. Gentileza que ficou evidente durante nosso jantar na Torre de TV de Berlim

Sphere Restaurant: comida deliciosa e vista privilegiada de Berlim!
Já tínhamos tido essa experiência no México mas, como tudo em Berlim, o restaurante giratório deles, o Sphere,  que fica no alto da torre, é infinitamente superior às casas de mesmo tipo espalhadas pelo mundo.

É caro? Um pouco. Mas o prazer em poder ver essa bela terra do alto e os deliciosos pratos valem cada euro! 

Vitela assada, polenta, laranja e ervilhas. Perfeito! Menos de 26 euros. Não achei tão caro assim.
Inaugurada em 1969 e localizada no lado leste da capital germânica, a Berlim Fernsehturm é um marco do poder da então República Democrática da Alemanha.

O formato do imponente monumento também não é por acaso. O governo da Alemanha Oriental queria que a esfera fizesse uma nítida alusão ao Sputnik, famoso satélite soviético. A ideia era deixar estampada, e vista dos quatro cantos da cidade, a superioridade tecnológica das nações socialistas.

Berlim Fernsehturm: formato que faz lembrar o famoso satélite russo Sputnik.
Objetivo cumprido, por sinal! Medindo 368 metros de altura da base até a antena é praticamente impossível não ver a Berlim Fernsehturm estando no centro da capital alemã.

E visitá-la torna-se um desejo inevitável! Pra nós e para os quase um milhão de turistas que passam pela Torre de TV todos os anos.

Com o maridão na Ilha dos Museus, visitando a Catedral de Berlim. Ao fundo, trás do Thiago, a Torre de TV da capital alemã.
E o melhor de tudo isso: a a Berlim Fernsehturm pode ser apreciada independente da sua intenção de almoçar ou jantar no Sphere Restaurant, já que o monumento é uma torre de observação.

Basta pegar o metrô e descer na estação Alexanderplatz, a da famosa praça de mesmo nome. "Platz", a propósito, é "praça" em alemão. E local tem esse nome em homenagem ao Czar russo Alexandre I, que esteve na praça em 1805. Na época, o espaço era ocupado por um mercado de gado conhecido por Ochsenmarkt.

Berlim: Ochsenmarkt, em 1794, antes de ser batizada de Alexanderplatz. Foto: autor desconhecido. 
Alexanderplatz em 1903. Foto: autor desconhecido / commons.wikimedia.org
Aliás, essa mudança de cenários sempre foi uma constante na vida da Alexanderplatz. De mercado popular a ícone do capitalismo moderno, a maior praça urbana da Alemanha sintetiza a história da vida berlinense nos últimos séculos, com destaque especial para o legado da Alemanha Comunista.

A Alexanderplatz do século XXI. Foto: Sascha Kohlmann / Flickr
Porque sim, visitando essa a praça da foto acima, fica difícil imaginar que a região já foi palco de episódios de tensão, dor e sofrimento. Mas foi. Em menos de 50 anos, Berlim viveu duas grandes guerras mundiais.

Foram trezentos bombardeios na cidade só na Segunda Guerra. Várias construções ficaram completamente destruídas e, por isso, quase todos os prédios do entorno da atual Alexanderplatz datam nos anos 60.

Vale lembrar, também, que só depois da Segunda Grande Guerra que a Alemanha foi dividida e que o cenário permaneceu assim até a queda do Muro, em 1989.

Pedaço do Muro deixado para nos fazer lembrar que isso não pode nunca mais acontecer!
Aliás, você sabia que a derrocada dessa barreira física que separava as duas Alemanhas se deu por conta de um erro de comunicação? Pois foi isso o que aconteceu.

E, em muito pouco tempo, tudo novamente mudou. Mas isso é história para um novo post... O que importa aqui é são as belezas da Alexanderplatz, não é mesmo?

E para conhecê-las é fácil! Certamente, quando você estiver em Berlim vai passar umas 500 vezes pela estação Alexanderplatz. Afinal, toda a cidade é servida por metrô e essa é uma das principais.

Metrô de Berlim: rápido, moderno, bem estruturado, perfeito! A melhor opção de transporte da cidade!
Chegando à Alexanderplaz não tem erro! Impossível não ver o imponente monumento localizado em frente à estação do metrô, bem no centro do distrito de Mitte, um dos bairros mais populares de Berlim.

Lembrando que para ver a cidade do alto, como já disse, não precisa ir ao Sphere Restaurant. Você pode, simplesmente, visitar o deck de observação da Berlim Fernsehturm. Nós não fomos lá porque optamos pelo jantar. Mas o espaço está sempre aberta à visitação.

Berlim vista do deck de observação da Torre de TV. Foto: Berlim Fernsehturm / divulgação.
E você pode adquirir sua entrada de duas maneiras: direto no balcão, no saguão do prédio ou pelo site deles. E existem vários tickets.

O bilhete comum ou "Standard", que te dá acesso apenas ao deck, custa 13 euros para adulto e 8,50 euros para crianças acima de 4 anos, adolescentes de até 16 anos e idosos. Já com o "Fast View", que custa 17,50 euros, é possível reservar dia e hora da visita. O bilhete te dá, ainda, acesso  privilegiado ao bar do restaurante.

Belíssimo bar da Berlim Fernsehturm. Foto: Berlim Fernsehturm / divulgação.
As outras duas opções que também te permitem conhecer, além do deck, o bar da Berlim Fernsehturm são o "Early Bird", que te dá o direito de entrar na torre logo que ela é aberta. E o "Late Night", um acesso privilegiado para as visitações entre 21h30 e 23h. Esses dois custam 14 euros. 

A subida no elevador super rápido já é um espetáculo à parte. São apenas 40 segundos que te separam da base à plataforma panorâmica de 360º. 

Fechar a noite brindando à vida. Sempre uma ótima opção! Foto: Berlim Fernsehturm / divulgação.
Detalhe: sentado no bar você também pode contemplar o maravilhoso efeito da plataforma giratória. E, em aproximadamente 30 minutos, você verá a cidade em todas as direções. Já para almoçar ou jantar nas alturas a logística é um pouquinho mais complicada. O ideal é que você reserve com antecedência. Principalmente se quiser sentar numa mesa colada no vidro.

Aliás, pra mim, só vale curtir a vista assim. Afinal o que adianta pagar caro para visitar um restaurante giratório de você vai ficar acomodado longe da janela? Não faz sentido. Por isso fizemos questão de reservar.

Pra mim, só vale o preço se foi pra saborear a comida assim, bem pertinho da janela! Foto: Berlim Fernsehturm / divulgação.
E pra garantir o seu lugar na janelinha é simples. Basta dar uma paradinha lá na Torre, pelo menos 6 horas antes, pagar 25 euros, por pessoa, pelo lugar privilegiado e reservar. Nós, inclusive, passamos por lá na hora do almoço e conseguimos uma ótima mesa para o jantar.

Mas, se você preferir, pode ainda fazer essa marcação pelo site deles. Lá na página você também encontra, caso não queira pagar, a opção de marcar um assento longe do vidro. Mas eu não recomendo, ok?

Nós fizemos questão de garantir nossas entradas com antecedência. Tudo para sentar bem pertinho da janela!
E, por falar nisso, o restaurante, como já disse, é perfeito! O atendimento é impecável e, no cardápio, existem ótimas opções vegetarianas.

Nós não provamos porque somos fãs de uma carne! Eu pedi uma vitela, que veio acompanhada de polenta mole, ervilhas frescas, broto de alfafa e uns gominhos de laranja. Além da bela apresentação, a comida veio quentinha!

Geschmorte Kalbsbäckchen, a minha escolha no Sphere Restaurant!
Já o maridão escolheu o filé mignon acompanhado de legumes cozidos no estilo asiático e uma espécie de tortilha, que é uma panqueca de batata. Provei o prato do Thiago e também adorei! 

Sem falar que, apesar de parecer pouca comida, não é não. Foi alimento suficiente pra sustentar até o maridão! 

Rinderfilet, o prato escolhido pelo maridão no Shere Restaurant, em Berlim.
Pra beber, provamos duas cervejas. E a conta? Bem justa. Pagamos 66,80 euros incluindo a taxa de serviço. Nenhum pouco caro. Mesmo porque, fazer a conversão da moeda nessa hora não faz sentido.

O que temos que pensar é que, pra quem recebe salário em euro, o Sphere Restaurant é bastante acessível. Afinal, em que lugar aqui no Brasil, conseguimos ter uma experiência dessas por 66 reais?

Sphere Restaurant, um lugar onde a experiência vale o preço!
Então sim! O Sphere Restaurant da Berlim Fernsehturm é uma ótima dica pra quem quer se apaixonar ainda mais pela deslumbrante capital alemã!
           
LEIA TAMBÉM:
. Cidade do México em 360 graus!
. Cozinha vietnamita em Berlim!
. Wynwood, comida e arte em Miami!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.


Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Você também pode gostar!

0 comentários