SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

19 de jun. de 2017

Inhame cru pode causar alergia!

Inhame cru pode causar alergia!


Muito cuidado ao descascar inhame cru! Aconteceu ontem comigo uma coisa surreal. Estava descascando o alimento quando senti, de repente, uma picada, igual ao de uma formiga. Olhei pra minha mão e vi um pontinho preto. Achei que fosse um bicho. Não dei importância e continuei descascando o vegetal. Dois minutos depois minhas mãos estavam queimando!

As duas ficaram vermelhas, bem inchadas, coçando e ardendo bastante. Fiquei desesperada. A sensação é horrível! Imediatamente larguei o inhame na pia da cozinha e corri para o banheiro.

Passei álcool em gel e nada. Nenhuma melhora. Aí lembrei do Bepantol. Besuntei as mãos e também não tive nenhum resultado positivo.

Passo Bepantol em tudo. Mas, dessa vez, não adiantou... Foto: makesobrerodas.com.br
Fui ficando desorientada porque percebi, naquele momento, que se tratava de uma reação alérgica. E a única vez que tinha passado por isso foi descascando alho.

Cheguei a ter falta de ar e a desmaiar por conta da reação do alho na minha mão (desde então, para fazer o meu tempero verde, eu só compro alho descascado). E, por conta dessa lembrança, que o caldo entornou de vez. Quase surtei só de pensar que passaria por tudo isso outra vez.

A única alergia que tive na vida foi ao descascar alho. Desesperei.
Enfiei as mãos no congelador, passei água quente (quase fervendo), esfreguei as mãos com bucha e sabão, cocei até ferir a pele e comecei a me arrumar pra ir ao hospital.

Então, como por um milagre, lembrei do Polaramine. Acho que Deus sentiu meu desespero e me iluminou.

Contando assim pode até parecer drama. Mas não foi. Não desejo o que passei ontem pra ninguém e é por isso que estou publicando esse alerta aqui.
Muito cuidado com a automedicação, ok?
Bem, depois do Polaramine, que é um remédio antialérgico, foi só alegria. As mãos começaram a desinchar, pararam de arder e a coloração foi voltando ao normal.

Todo esse susto durou cerca de vinte minutos mas pra mim, sozinha naquela cozinha, pareceu uma eternidade.

Tenho consciência que praticar automedicação não é o ideal e, muito menos, aconselhável, mas tenho certeza que qualquer um no meu lugar, tomaria até remédio de reação adversa desconhecida. Porque eu sei que o Polaramine resolve o problema e depois te derruba.

Fiquei muito mole por conta da reação do Polaramine. A Evie, minha filha de pelo, cuidou de mim...
Aliás, passei quatro horas dormindo por conta do efeito do remédio. Mas se não o tivesse tomado, não sei como poderia ter terminado essa história.

Mais tarde, depois de tudo, fui pesquisar na internet e descobri que o problema não estava na minha pele especificamente.

Nem se tratava de reação alérgica a um possível agrotóxico ou bicho que tivesse "passado" pelo inhame durante esse processo campo-supermercado.

Achei que algum bicho tivesse "contaminado" o inhame...
Descobri que na casca desse tipo de inhame, conhecido em algumas regiões por inhame-coco ou "taro", existe um ácido chamado ácido oxálico que pode provocar, em algumas pessoas, coceira, inchaço e vermelhidão.

E mais, isso só acontece ao manipular o inhame cru. Depois de cozido, esse tubérculo se torna totalmente inofensivo até aos alérgicos.

Inhame-coco ou taro: um possível agente causador de alergia.
Para saber se você também tem alergia ao inhame-coco, ou taro, é fácil. Basta encostar um pedacinho da casca dele no seu antebraço. Se a região começar a coçar ou ficar vermelha está constatado: você é alérgico.

Mas eu entendo se você nem quiser arriscar a fazer o teste. Tem um procedimento bem mais simples que, aliás, eu seguirei a partir de hoje: sempre usar luvas para descascar qualquer vegetal. Assim, com essa regrinha básica, você evita o problema.

Luvas cirúrgicas. Uma boa dica para evitar a contaminação. Foto: Werneuchen / commons.wikimedia.org
Se você não tiver luvas cirúrgicas ou de borracha em casa e tiver que descascar o taro o "pulo-do-gato", que vai fazer com que você evite um possível contato com os cristais de oxalato de cálcio presentes nessa variedade de inhame, é cozinhá-lo com casca e, só depois de cozido, manuseá-lo.

O inhame-coco cozido não causa alergia.
Outro cuidado em relação ao inhame-coco, de extrema importância, é nunca usá-lo cru em uma receita. Afinal, ainda que você não tenha alergia ao ácido oxálico, outra pessoa pode ter e passar muito mal com o consumo da preparação.

Então, nada de colocá-lo em sucos ou sopas sem estar cozido, ok? E um último detalhe, que muita gente (inclusive eu) faz confusão: inhame e cará são dois elementos distintos.

Normalmente a gente se refere aos dois como se fossem o mesmo alimento, mas não são. Pra começar, inhame é um rizoma e cará um tubérculo.

Cará ou inhame? Bem, a gôndola do supermercado me diz que é cará...
E, pra quem fica na dúvida na hora de comprá-los, é só ficar atento: o inhame é redondo e tem muitos pelos pequenos. Já o cará, normalmente, é mais liso e comprido.

Não sei se é verdade porque não sou nutricionista mas, pelo que pesquisei, esses dois alimentos, também possuem propriedades diferentes. E, nesse quesito, o inhame "ganha" do cará por ter mais que o dobro de potássio, fundamental para o controle da pressão arterial.

O inhame possui ainda o dobro de fósforo existente no cará. Em contrapartida, o inhame "perde" para o cará na avaliação das fibras, já que o cará apresenta 5 vezes mais fibras que o inhame.

Vale ressaltar, ainda, que esses "primos distantes" auxiliam no processo de controle de absorção de açúcar e colesterol pelo organismo. Inhame e cará também apresentam grande concentração de ferro, contribuindo no tratamento da anemia.

Cará-moela ou cará-do-ar...
Existe ainda o cará-moela ou cará-do-ar. Esse tipo não é comprido e tem um formato bem característico. Como o nome diz, parece uma moela. Eu, romântica que sou, já vejo um coração.

A planta também é conhecida como cará-do-ar porque é uma trepadeira que produz batatas suspensas, igual ao chuchu. Aliás, o cará-do-ar e o taro são mais fáceis de identificar não é mesmo?

Três vegetais distintos (da esquerda para a direita): inhame-coco ou taro / cará  / cará-do-ar
Reforçando que, pela minha experiência, pude comprovar que tenho alergia somente ao inhame-coco. Não li nada sobre os outros tipos de inhame ou cará provocarem alergias e nem senti nenhuma reação estranha ao manusear o cará ou o cará-do-ar ou a batata-doce.

Talvez você também seja alérgico ao taro. Ou não. Eu, sinceramente, espero que não. Mas se, ao manipular o inhame-coco ou algum desses produtos citados acima, você passar por por uma situação semelhante à descrita por mim, não se desespere. Lave imediatamente as mãos com água e sabão neutro.

Se suas mão começarem a coçar, lave-as imediatamente com água e sabão neutro. Foto: cleanworks.com.au
E procure, o mais rápido possível, um farmacêutico, um clínico geral ou o posto de saúde mais perto da sua casa. Certamente um bom profissional de saúde vai te auxiliar na compra do remédio antialérgico ideal para o seu caso.

Você vai ver que em poucos minutos tudo voltará ao normal. E, assim que o susto passar, volte pra cozinha sem traumas. Termine a sua preparação e saboreie, sem medo, o belo inhame cozido!

Inhame é tudo de bom! Mas tem que estar cozido, ok?
Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.


Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.
  1. Acabei de ter a mesma reação na pele descascando inhame moela e Sá postagem me ajudou demais, obrigada por compartilhar sua experiência, me tranquilizou quanto ao consumo do mesmo cozido. Quanto a sensação descrita, foi idêntica e vc não exagerou em nenhum momento. 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Bellzinha! Tudo bem? Que bom que meu relato te ajudou a não desesperar e que ótimo você estar melhor! Graças a Deus! Pois é, lendo parece exagero mas só quem já sentiu na pele sabe o que é, não é mesmo? Muito obrigada por compartilhar sua experiência. Conte sempre com a gente! Grande abraço!

      Excluir
    2. Nosaaaaaaaaaa ta queimandooooooooooooo!
      que coisa Horrivel kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      nunca imaginei isso com o Inhame, nunca tinha comido , agora to aqui sofrendo , passei açúcar e salllllllllllllll

      aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

      Excluir
    3. Ei, Fernando! Tudo bem? O sal e o açúcar ajudaram a diminuir a dor? Espero que você esteja melhor. Realmente é uma sensação desesperadora. Muito obrigada por sua audiência e por compartilhar sua experiência com a gente. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço!

      Excluir
    4. Muito obrigada por postar! Tive a mesma reação, passei caladrina, Bepantol aí vim pesquisar encontrei sua postagem e tomei desloratadina foi quase imediato... Dez minutos foi passando.

      Excluir
    5. Gostei de ler tudo isso porque eu sempre tenho Polaramine na minha bolsa por conta de qualquer reação alérgica gostei muito de saber como fazer o teste tenho vontade de tomar suco de inhame cru mais tinha medo não sabia fazer o teste agora eu sei muito obrigada vou fazer

      Excluir
    6. Nossa gente estou tendo essa reação agora. Acabei de lavar o inhame e descascar.pensei a mesma coisa, que era alergia a agrotóxicos ou alguma bactéria deixada por insetos. Meus braços estão queimando!!!!

      Excluir
    7. Acabou de acontecer comigo, muito obrigada pela postagem

      Excluir
    8. Senti o mesmo agora. Incham as mãos que ardem, queimando demais. Estava sozinha, só de soutien na cozinha. Queimou barriga, braços, mãos, pescoço. Realmente desesperador. Único anti-alérgico q tinha era Zina, tomei 1 comprimido. E creme polaramine. Me bezuntei inteira. Aos poucos foi desinchando e parando de arder. Nunca mais! Bom que a Mari avisou que podemos comer depois de cozidos. Sei tb que é mais saudável deixá-los de molho de um dia pro outro. Ele não é inofensivo. Obrigada por postar, Mari 🌟

      Excluir
  2. Também acabei de ter a reação ao inhame côco/taro... tomei Loratil e passou! Ainda bem que tinha o antialérgico em casa! Obrigada pelo relato! Me tranquilizou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus que deu tudo certo! Que bom que eu pude ajudar de alguma forma. É desesperador mesmo, né? A vantagem é que, com o medicamento certo, a dor passa rápido. Muito obrigada por sua audiência. Precisando, conte com a gente! Grande abraço!

      Excluir
    2. Caramba, nunca mais pego em inhame na minha vida. Tive a mesma reação de vocês. Tomei o antialérgico chamado Loratadina, que me foi prescrito pelo o médico em outra ocasião. Valeu pelo o relato!

      Excluir
    3. Ei! Fico feliz em saber que agora você está bem. Graças a Deus. Muito obrigada por compartilhar sua experiência. Obrigada também pela audiência. Conte sempre com a gente. Abraço!

      Excluir
  3. Nossa acabou de acontecer comigo deus me livre que sensação horrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já está melhor, Cristian? Espero que o efeito tenha passado rápido. Assusta e dói bastante mesmo... Mas, graças a Deus, tem solução, né? Muito obrigada pela sua audiência. Abraços.

      Excluir
  4. Acabei de passar pelo mesmo. Mas foi somente em dois lugares pequenos e preferi passar pomada anti alérgica. Por enquanto tá melhorando ainda... ufa e obrigado pelo sei relato foi muito útil!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que eu consegui ajudar de alguma forma! Espero que você esteja melhor. Precisando, conte com a gente. Muito obrigada por sua audiência. Abraços.

      Excluir
  5. Olá, pessoal! Essa sensação é desesperadora!!!!!! Ns primeira que descasque inhame cru, quase morri de aflição! Dá vontade de sair correndo e tudo a minha volta me incomoda... Eu usei Betenovate Creme no local... (quase o braço inteiro), depois de lavar com água e sabão e ficar de molho no gelo. Deus do céu! Parece instrumento de tortura:(
    Obrigada por compartilhar. Valeu muuuito saber sobre sua experiência. Abs a todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rox! Fico feliz em saber que você está bem! Realmente é desesperador. Acho que foi a pior sensação que já senti na pele. Que bom que consegui te ajudar de alguma forma. Muito obrigada pela audiência e por compartilhar sua solução aqui no Vida de Cozinheiro! Conte sempre com a gente! Grande abraço!

      Excluir
  6. Nossa, sensação muito ruim mesmo! Fiquei meio que desesperado, fui cozinhar e ia bater no liquidificador e beber, más ai veio a reação alérgica graças a Deus, pois imagino se tivesse bebido iria para no hospital, lavei com muito sabão de base vegetal passei álcool em gel, foi melhorando gradativamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Dyego! Tudo bem? Que ótimo que você está melhor! E graças a Deus que você não bebeu o inhame cru! Que bom que você não precisou tomar remédio porque o antialérgico é muito forte! Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente! Grande abraço!

      Excluir
  7. Puts. Isso acabou de acontecer comigo. Daí fui pesquisar o porquê e achei sua postagem. O curioso é que no meu caso já descasquei inhame outras vezes e isso nunca havia acontecido. Também fiquei desesperada. Por sorte tenho Polaramine em casa e besuntei minhas mãos com a pomada depois de ter lido o texto. Obrigada por compartilhar sua experiência. Ajudou e muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Paula! Tudo bem? Graças a Deus você está bem! Fico feliz em ter te ajudado de alguma forma! Pois é, comigo foi a mesma coisa. Também já havia descascado inhame outras vezes e nunca tinha acontecido nada... Polaramine é forte e eu nem gosto de ficar indicando remédio. Aliás, não sou médica e nem nutricionista por isso aqui no Vida de Cozinheiro eu evito prescrever qualquer coisa. Mas, realmente, se não tivesse tomado o antialérgico naquele dia eu não sei o que teria sido de mim... Surreal essa sensação, né? Que bom que passou logo e que agora está tudo bem com você! Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Seja sempre bem-vinda! Grande abraço!

      Excluir
  8. Avemaria. E tem gente postando na internet o leite de inhame. Dizem que é só fazer e tomar. Deus me livre de acreditar em tudo que esse povo diz. Imagina essas reações dentro do organismo? É suicídio. Obrigada a todos que compartilharam. Inhame ou cará crus nem pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Dilma. As pessoas fazem coisas, principalmente nessa área da alimentação, sem nem saber se um processo é seguro. O que elas esquecem é que comida também pode matar. Muito obrigada por sua audiência. Seja sempre bem-vinda. Abraços.

      Excluir
    2. Pelo que pesquisei em um outro site, é possível utilizar o inhame em sucos e leite de inhame sem o risco de reação alérgica. Para isso, basta colocar o inhame inteiro dentro do microondas e cozinhá-lo por 30s em potência máxima.
      A explicação é que este breve cozimento tem a capacidade de anular o ácido oxálico, o que causa a irritação/alergia.

      Excluir
    3. Isso mesmo, Sanete. Inhame cozido não causa alergia. Muito obrigada por compartilhar essa informação com a gente. Bom saber que apenas 30 segundos no microondas são capazes de anular o efeito do ácido. Seja sempre bem-vinda ao Vida de Cozinheiro. Abraço.

      Excluir
  9. Acabou de acontecer comigo, lavei com detergente e nada, lavei com vinagre e deixei uns segundos e já aliviou bem graças a Deus!
    Minha duvida era sobre o consumo pós alergia, me ajudou mt, vou arriscar! Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Suellem. Tudo bem? Que ótimo que deu tudo certo! Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente! Não esqueça de consumir o inhame sempre cozido, ok? Espero que você não tenha problema em comer o ingrediente cozido. Depois escreva contando como fio, tá? Seja sempre bem-vinda! Grande abraço!

      Excluir
    2. Lavei as maos com vinagre e também obtive boa melhora aos poucos.

      Excluir
    3. Aconteceu comigo hoje, durante o preparo do almoço,mas foi feia a situação, parecia ter formigas picando minhas mãos e braços,estava com uma blusa curta, acredito que espirrou o ácido fiquei toda vermelha,muita coceira,tontura.
      Fiz de tudo desde vinagre,hortelã,canfora,estes refrescam e tem poder calmante, porém, o que resolveu foi me besuntar com curcuma em pó e tomar chá forte de alecrim.
      Comprei Polaramini,mas não foi preciso. Tive muita tontura e dormi a tarde toda.
      Agora só com luvas .
      Ah! Não sei dizer como a ideia do chá de alecrim e passar curcuma veio a minha mente, acredito que uma inspiração pois, pedi muito ajuda dos enviados do Cristo.Fé tb salva.

      Excluir
  10. Sempre acontece comigo e hoje fui pesquisar e achei esse site. Não sabia que era alergia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Tathiana. Tudo bem? Comigo isso nunca tinha acontecido. E depois também não aconteceu mais. Descasquei inhame ontem, inclusive, e deu tudo certo. Não tive alergia. Vai entender, né? Espero que esteja tudo bem com você. Muito obrigada pela sua participação e por sua audiência. Abraços.

      Excluir
  11. Que horror; caba de acontecer comigo!
    Pesquisando, encontrei aqui a exata descrição do que aconteceu comigo. O que me surpreende é que tenho o costume de descascar esse vegetal cru e nunca havia acontecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Mônica. Tudo bem? Realmente é estranho essa alergia porque depois dessa matéria já descasquei inhame outras vezes e não tive nada. Espero que esteja tudo bem com você. Muito obrigada pela sua participação e por sua audiência. Conte com a gente! Abraço!

      Excluir
  12. Que sofrimento! Não descasquei pois ja sabia q tenho alergia até d esbarrar na casca, mas tomei o suco com Limão. Minha lingua, labios e até garganta coçou e fechando a respiração. Acho q nunca mais consumo inhame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inhame cozido, até onde pesquisei e pude constatar empiricamente, não causa alergia. Claro, cada organismo reage às substâncias de uma forma. Entendo o seu posicionamento e consigo imaginar o seu desespero. Que bom que agora está tudo bem. Muito obrigada por sua participação e por sua audiência. Abraço!

      Excluir
    2. Sempre descasquei inhame e nunca aconteceu nada, justamente hoje passei por essa situação muita coceira nas mãos, onde eu coçava ficava vermelho, e não parava. Lavei a mão, passei álcool em gel, lavei outra vez, coloquei gelo na mão e foi aliviando. Que sensação ruim. Larguei o inhame e nem quis comer mais, vai tudo para o lixo. Obrigada por esclarecer e ajudar nesse momento.

      Excluir
  13. Nossa tive a mesma reação ao descascar ele nos braços costas muita coceira muita muita
    tomei HISTAMIN anti alergico q foi passando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Alessandro. Que ótimo que você está melhor. Graças a Deus. Muito obrigada por sua audiência e por compartilhar sua experiência com a gente. Abraço.

      Excluir
  14. Importante ressaltar que o Cará também causa a alergia, pra mim ainda mais intensa que o Inhame!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Não sabia. Graças a Deus, nunca passei por isso. Muito obrigada por sua audiência e por compartilhar sua experiência com a gente. Vou ficar mais atenta da próxima vez que eu manipular cará. Abraço.

      Excluir
    2. Acabei de ter com o cará. É horrível.

      Excluir
    3. Sim, acabei de ter a reação alérgica descascando Cará

      Excluir
    4. Olá a todos aprendi com a minha mãe que se deve por a água a ferver antes de limpar e lavar o inhame pois este da coceira nas mais e outras partes do corpo que temos contato com o inhame uma vez que se põe na panela e começa a ferver a comichão vai passando acabei de limpar o meu e me deu comichão só por uns minutos até começar a ferver acreditem resulta

      Excluir
  15. Puxa acabei de ter uma reação alérgica descascando o inhame, porém nao tomei nenhum medicamento,apenas passei álcool gel e após 10 minutos tudo passou ,ufa!
    Foi um susto mas estou bem agora 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Luciana! Tudo bem? Que ótimo que sua reação alérgica durou pouco tempo. E melhor ainda por ter passado apenas com álcool gel. É desesperador mesmo. Fico feliz em saber que você está bem. Muito obrigada por compartilhar sua história com a gente e por sua audiência. Abraço!

      Excluir
  16. Pelo amor de Deus , que coceira horrível , muito boa a explicação , a gente perde até à vontade de comer . Nunca mais descasco inhame .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Claudia! Que ótimo que você está melhor! Fico feliz que minha explicação tenha te ajudado. É desesperador mesmo. Acho que nunca senti algo tão forte quanto essa coceira. Agora só descasco inhame usando luvas cirúrgicas. Muito obrigada pelo seu relato e por sua audiência. Conte sempre com a gente. Grande abraço!

      Excluir
  17. Socorro!! Aconteceu exatamente isso comigo... sempre manipule o inhame e nunca aconteceu... comigo os braços, mãos e até pernas ficaram vermelhas e empolada. .. fui tomar banho e percebi que a garganta estava fechando, fiquei louca.. saí correndo pra comprar um anti alérgico.. Muito obrigada vc me ajudou muito.... consegui ler o blog e usar o remédio... Deus lhe abençoe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que ótimo que agora está tudo bem! Fico feliz em ter ajudado! Eu que agradeço a sua audiência. Conte sempre com a gente. Fique com Deus. Abraço!

      Excluir
  18. Tive a mesma reação e fiquei muito preocupado, como você, e hoje manipulei novamente com mais cuidado, mas mesmo assim voltou a reação, porém mais branda pelos cuidados que estava tendo. Agora não vou mais comprar, por não saber quem é quem. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Ronaldo. Que ótimo que você está bem. Fico feliz por ter ajudado! Também ando com receio de comprar inhame. Mas, da próxima vez, vou tentar descascá-lo usando luvas. Conte sempre com a gente. Abraço!

      Excluir
  19. Comigo aconteceu ontem, nossa muita coceira, ficou vermelho no antebraço, passei água pra ver se melhorava e nada fui peguei e aí passei creme hidratante e foi melhorando aos poucos,queria fazer um suco com o inhame cru, depois do vir aqui, fiquei com medo de beber o suco e ter reação pior que tive ontem, muito obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Gracielly! Fico feliz em saber que agora está tudo bem. Graças a Deus! Já que você teve alergia eu realmente não te aconselho a beber inhame cru não. Que ótimo que o Vida de Cozinheiro te ajudou. Eu que agradeço por compartilhar sua experiência com a gente e por sua audiência. Seja sempre bem-vinda! Grande abraço!

      Excluir
  20. Nossa hoje aconteceu isso comigo,tomei o suco de inhame cru e +-2 horas depois começou os sintomas, cólicas, diarréia, vômito,dor de cabeça e coceira. Fiquei desesperada, não sabia que causava tudo isso. Fui pesquisar a respeito e ainda bem que encontrei aqui os relatos. Muito bom saber e poder passar essa experiência para outras pessoas.Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino o seu susto. Espero que agora esteja tudo bem com você. Beber o inhame cru deve ser, realmente, infinitamente pior. Eu que agradeço por sua audiência e por compartilhar sua experiência aqui no Vida de Cozinheiro. Conte sempre com a gente. Grande abraço!

      Excluir
  21. A mesma coisa aqui. Descasquei o inhame e ao cortar, minhas mãos começaram a coçar MUITO, ficando vermelhas e inchadas. Curioso que já tomei leite de inhame cru, feito por uma amiga, e nunca tive reação. Acho que ter esquentado o leite no micro-ondas para tomar com café acabou matando as toxinas. Logo que comecei a apresentar as reações, corri a pesquisar e caí aqui. Já tomei um comprimido de loratadina e agora as coceiras estão diminuindo. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Thaís! Graças a Deus que você está bem. Pois é, acho que o que te salvou no caso do leite de inhame foi o microondas. Realmente a reação alérgica é algo desesperador. Fico feliz em ter te ajudado! Muito obrigada por sua audiência e por compartilhar sua experiência aqui no Vida de Cozinheiro. Conte sempre com a gente. Grande abraço!

      Excluir
  22. Passei o mesmo fui desçaca o ingams pra fazer uma sopa fit nossa foi horrível parecia que tinha sido mordida por milhares de formigas coçou tudo até o braço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está melhor, Emilayne? Espero que sim. Muito obrigada por sua audiência e por compartilhar sua experiência aqui no Vida de Cozinheiro. Abraço.

      Excluir
  23. Meu nome é Kátia
    Boa noite!Sempre sentia e passava polaramine creme.
    Ultimamente peço meu marido para descascar,mas tenho notado que quando faço um caldo com couve sinto um mal estar tipo gases no estomago barriga estufada um incômodo azia será que é reação do inhame? Não sei pq só em caldos acho que a quantidade de inhame é bem maior doque em ensopados ou saladas.
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Kátia! Bom dia! Tudo bem? Não sou médica e nem nutricionista mas, pelo que andei pesquisando, couve e inhame não são alimentos que costumam estimular a produção de gases pelo organismo. Até encontrei um artigo bem interessante do dr. Dráuzio Varella:

      https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/flatulencia/

      O que não significa dizer que a "culpa" não seja desse inhame. Cada organismo responde de uma forma aos alimentos e nutrientes, né? Se esses gases tiverem te incomodando muito, te sugiro procurar um médico, de preferência um gastroenterologista. Afinal, um especialista é sempre a melhor pessoa para responder essas questões. Muito obrigada por compartilhar sua história com a gente e por sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço!

      Excluir
  24. Bom dia. Ontem, passei por esse desespero. Levei meia hora esfregando um pano de prato nas mãos, com toda força, e lavava com detergente, e voltava a esfregar o pano... Até café quente eu joguei mas minhas mãos, tamanho o desespero. Enfim, após meia hora, parou de cocar, e a vermelhidão foi sumindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Renata, bom dia! Graças a Deus que agora você está bem. É desesperador mesmo. Muito obrigada por sua audiência e por compartilhar sua experiência aqui no Vida de Cozinheiro. Conte sempre com a gente. Abraço!

      Excluir
  25. Oi Mari, bom dia!!
    É ... estou vendo que esse ácido oxálico é bem comum dar reação alérgica neh?!
    Eu desde muito nova ajudava minha mãe a fazer inhame e me lembro dela cozinhando e depois descascávamos...
    E não sei pq eu não vinha fazendo isso... e ontem foi a prova da minha falta de atenção de não seguir o que eu tinha aprendido!
    Na penúltima vez q descasquei também lembro de ter dado uma reação mas não foi tão forte, até achei que fosse a mistura do sal com limão em outro tempero que estava preparando, mas ontem tive certeza, foi esse bendito inhame!!
    Tentei terminar de descascar mas foi impossível, foi muito forte, acabei pedindo para minha filha terminar para mim, é claro que assim que ela encostou no inhame perguntei se estava tendo alguma reação, e nada, ainda bem. Assim, depois de mais ou menos 1 hora não sentia mais nada, quase gastei a água toda do planeta... (brincadeira) somente o necessário gente!
    Pergunta: será que não tem nada caseiro que possa neutralizar a reação desse ácido oxálico?? Tipo ... bicarbonado de sódio?? Será que resolve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Maura! Bom dia! Pois é, tem coisas que nossas mães e avós fazem e que só bem depois vamos entender o porquê, né? Fico feliz em saber que você está bem e que sua filha não teve nenhuma reação alérgica. Graças a Deus deu tudo certo! Não sou médica e nem química. Por isso fica difícil te dizer uma fórmula que realmente funcione. Testei produtos recomendados pela sabedoria popular quando tive a minha reação alérgica. Lavei a mão com detergente neutro, esfreguei a parte interna da casca da banana na pele e até deixei o braço de molho numa água gelada contendo ramos de manjericão. No meu caso, nada disso adiantou. Bicarbonato de sódio eu não tentei e espero não ter outra reação dessas para poder testar. Rsrs... Aliás, esse negócio de receita caseira para curar alergia é complicado porque pode, inclusive, dependendo da pessoa, piorar a reação alérgica. O próprio remédio alopático para tratar a crise alérgica (eu tomei o Polaramine) pode não ser o mais indicado pra todo mundo. Por isso, Maura, eu tenho muito medo de indicar métodos para as pessoas aqui no Vida de Cozinheiro. A comunicação é uma ferramenta muito importante e eu sei disso porque sou jornalista. E eu me esforço para tratar os assuntos da maneira mais correta possível. Por isso, o melhor conselho que eu posso te dar é procurar um clínico geral ou, de preferência, um alergista. Só o médico pode dizer se podemos fazer uso de certos medicamentos alopáticos ou não. Porque até chá, dependendo da pessoa e da quantidade, pode causar danos sérios ao organismo, né? Espero que você nunca mais passe por isso. Mas se passar e testar algo me conte por favor, tá? Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a gente e por sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Grande abraço!

      Excluir
    2. Ola, acabei de sair de uma reação alergica, ao descascar inhame no meu deu picadas e muita cosseira. Junto um nervossisn inexplicável e no meu xasc também foi Deus tomei polaraPola s nemsaber o que estava acontecendo s Oi me veio no vou Tom ar antialérgico, depois de pois de alguns minutos começou a melhorar passou tanto a coceira quanto a irritação. Aí é que fui pesquisar vc a respeito do inhamee encontrei seu relato que exclareceu o ocorrido. Senti muito sono mas tambem já passou.

      Excluir
    3. Ei! Que bom que agora você está melhor. Obrigada por compartilhar sua experiência. Conte sempre com a gente. Abraço.

      Excluir
  26. Salva na hora! Muito grata! Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Maria Martha! Graças a Deus você está bem! Fico feliz que eu pude ajudar. Muito obrigada por sua audiência. Conte sempre com a gente. Grande abraço!

      Excluir
  27. Fui fazer um Danone caseiro com inhame e acabei de ter uma reação alérgica, estava e desesperada quando resolvi pesquisar na internet, e para Glória de Deus achei o seu. Tomei o polarmine da minha filha e em questão de poucos minutos tudo passou. Obrigada.
    Ana - Fortaleza - CE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Ana! Não precisa agradecer não. Fico feliz em saber que deu tudo certo. Graças a Deus que você está bem! É desesperador mesmo, né? Muito obrigada por sua audiência e por compartilhar sua experiência com a gente. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Grande abraço!

      Excluir
  28. Também passo por isso, é horrível...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Ieda! Espero que agora esteja tudo bem. É horrível mesmo, né? Muito obrigada por sua audiência e por compartilhar sua experiência com a gente. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço!

      Excluir
  29. Acabei de passar por isso, fiquei desesperada, e como tô amamentando não tomei o antialérgico que tem em casa, mas passei babosa nas maos, ajudou bastante com um alívio danado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz em saber que você está bem agora. Não sabia que a babosa ajudava a diminuir a dor. Muito obrigada por sua audiência e por compartilhar sua experiência com a gente. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço!

      Excluir
  30. Muito obrigado minha esposa, acabou de sofrer este ataque alérgico ao descascar inhame, corri na farmácia comprei polaramine e resolveu, obrigado pelo seu blog, noa ajudou muito, Múcio Brêttas, Vitoria, Es.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Múcio. Boa tarde! Graças a Deus deu tudo certo. Fico feliz em ter ajudado. Muito obrigada por compartilhar a experiência de vocês e pela audiência. Grande abraço para você e para a sua esposa.

      Excluir
  31. Nunca tive a reação ao inhame... Mas ontem comecei a descascar e onde a casca encostava nos braços, e minha mão coçava achei que eu estava ficando doida... Quando acordei no dia seguinte minha alergia voltou... Fiquei na dúvida se seria o detergente... Mas o detergente não caia dos bracos... Iguala a casca... Entrei aqui e entendi tudo que aconteceu ! O problema e que estou grávida vou ficar só com a agua gelada mesmo para aliviar! Obrigada pela matéria!!

    ResponderExcluir
  32. Ei! Fico feliz em ter ajudado. Por conta da gravidez é melhor mesmo você só tomar medicamento ou chá com indicação médica. Espero que esse incômodo passe logo. Muito obrigada pela sua participação e por sua audiência. Felicidades nessa sua nova vida! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  33. Eu tive essa reação ao Cará, nunca havia passado por isso antes com o cará, mas hoje aconteceu e larguei até a cozinha porque não aguentava a ardência e coceira.. está aliviando depois de muito álcool e ventilador em cima rsrs

    ResponderExcluir
  34. Acabou de acontecer comigo que sensação horrível nesse caso foi na barriga Já que estava descascando Na pia e sem camiseta meu Deus passei muita água não adiantava foi parando aos poucos de cocar graças a deus !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que agora você esteja bem. Realmente é desesperador. Muito obrigada por sua audiência e por compartilhar sua experiência com a gente. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço.

      Excluir
  35. Nossa acabei de passarpor isso minha mãe tem Alzheimer e faço sopa sempre com inhame para ela nunca tive problema agora estou preparando uma sopa e passei por esse desespero correr na internet para procurar algo sobre alergia de inhame e me deparei com a sua história muito obrigado por compartilhar vou tomar muito cuidado de agora em diante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus que você está bem, Sandra. Fico feliz em poder ajudar. Muito obrigada por sua audiência e por compartilhar sua experiência com a gente. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Grande abraço!

      Excluir
  36. Comigo foi o seguinte, como já estava acostumada a fazer suco com inhame e nunca tinha acontecido nada, mas dessa vez fiz e senti coceira na garganta, minha mãe falou p chupar sal p passar, fiz isso e tomei leite, após alguns minutos passou, ñ sei se é reação alérgica ou irritação própria do uso do inhame cru, mas agora ñ sei nem se consumo cozido, ai que medaaa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei! Fico feliz em saber que agora você está bem. Eu nunca tive reação alérgica ao comer inhame cozido mas confesso que, depois desse susto, reduzi bastante o consumo de inhame lá de casa. Acho que por medo de passar mal novamente. Mas, por tudo que li a respeito, é praticamente impossível você ter uma reação alérgica desse tipo ingerindo inhame cozido. Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Agradeço também por sua audiência. Abraço.

      Excluir
  37. Minha nutricionista havia sugerido que eu tomasse sopa de inhame para controlar a glicose. Assim que comecei a descarcar, foi surgindo uma coceira insuportável. Não costumo ter alergia nas mãos, somente com produtos de limpeza muito fortes, como detergente Ypê e Vanish. Mas, essa casca de inhame foi desesperador. Lavei bastante as mãos com sabão de côco líquido e depois passei bastante soro fisiológico. Foi o que aliviou um pouco. Amanhã, se não melhorar, vou a uma dermatologista. Mas, sua orientação me tirou do desespero. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  38. Ei, Rosângela! Espero que agora você esteja melhor. Se não passar vá ao médico sim. Procurar um especialista é sempre o melhor conselho, né? Mas, graças a Deus, o pior momento já passou. Muito obrigada por sua audiência e por compartilhar sua história com a gente. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  39. Nossa! Muito obrigado pela sua postagem. Estava desesperado me coçando todo, entrei na internet pra pesquisar e achei esse POST. Valeu, mesmo. À partir de amanhã, só com luvas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Mas não tem que agradecer. Eu fico feliz por ter ajudado! Aqui em casa agora só com luvas também. Que bom que agora está tudo bem. Muito obrigada por sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço!

      Excluir
  40. Respostas
    1. De nada, Adriano! Mas não tem que agradecer não. Fico feliz por ter te ajudado e por saber que você está bem. Eu que agradeço por sua audiência. Conte sempre com a gente. Grande abraço!

      Excluir
  41. Nossa tive essa reação terrível,
    Amei sua postagem me ajudou muito .Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei! Não precisa agradecer não. Fico feliz em saber que a minha matéria te ajudou. Graças a Deus está tudo bem com você. Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a gente e por sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Grande abraço!

      Excluir
  42. Oi, Mari! Descobri ontem que tinha tido essa reação por causa do inhame. No dia que aconteceu comigo, estava descascando vários legumes então não sabia o que era, até que minha mãe me falou que algumas pessoas tem isso, ou seja, é bem comum, né?! Além dessa reação, minha mão ficou manchada. A reação (realmente desesperadora!) passou sozinha depois de uns 30min, e a mancha saiu com uns 2 dias. Vim pesquisar a causa específica e sua explicação foi ótima! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Samara. Graças a Deus você está bem! Pois é, parece que é bem comum ter alergia ao inhame. Minha mão não ficou manchada, mas a alergia quase me enlouqueceu. Fico feliz em ter ajudado. Muito obrigada pelo elogio, por sua audiência e por compartilhar sua experiência com a gente. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Grande abraço!

      Excluir
  43. Muito obrigada pela publicação, aconteceu hoje comigo e entrei em pânico até encontrar seu depoimento,rs!

    ResponderExcluir
  44. Ei! Fico feliz em saber que meu depoimento te ajudou. Muito obrigada por sua audiência e por compartilhar sua experiência com a gente. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço.

    ResponderExcluir
  45. Oi, aconteceu comigo hoje. Fui descascar o inhame coco e tive estas reações fortes, nas mãos, braços e e alguns pontos do corpo. Isto significa que o ácido penetra a pele e pode atingir partes do corpo que não tiveram contato direto com o inhame. Há duas semanas tb tive esta reação com o cará raiz. Tomei um banho com bucha vegetal e bastante sabão e a alergia melhorou. Não precisei de medicação. A alergia ao cará foi tão forte que provocou uma espécie de queimadura momentânea, só desapareceu após alguns dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado, né? E bem desesperador. Fico feliz em saber que você não precisou tomar remédio porque medicamento para alergia é forte e pode provocar reações adversas. Ficar bem sem precisar de remédio é sempre melhor. Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a gente e por sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço!

      Excluir
    2. Eu quase morri de dor parece que tinha soda.cáustica esse alimento chamado inhame deveria ser proibido a venda. O assido queimou as minhas mão e braços SÓ melhorei quando passei basebol.sofri muito queimava e formigava e doeu muito fiquei traumática esse inhame tem qui ser proibida a comercialização meu Deus.fiquei com muito medo de comer e joguei fora

      Excluir
  46. que sensação pavorosa meu Deus estou em tempo de ficar louca, e o pior que não tem nenhum farmacia proximo a minha casa meu Deus..........que coisa horrivel Jesus, espero que passe logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Thalita. Tudo bem? Desculpe-me pela demora em responder. Estava de férias. Espero que tudo tenha dado certo. Muito obrigada por sua audiência. Abraço!

      Excluir
  47. Boa noite! Também aconteceu comigo hoje. Eu estava descascando o inhame para fazer refogado, e de repente começou a pinicar minhas mãos em pontos diferentes, no meu dedão tinha uma espécie de micro corte com um pontinho preto, olhei e pensei: Meu Deus onde eu fiz isso, não conseguia lembrar, e aí começou a pinicar, coçar, ficar vermelho em outros pontos das minhas mãos, então larguei os inhames correndo, lavei as mãos e vim até o meu computador e graças a Deus achei você, li o seu relato que se parecia com o meu, a esta altura parecia que meu rosto, couro cabeludo e braço também estavam coçando. Larguei tudo e fui na farmácia comprei Polaramine e já tomei. Me sinto melhor. Agora só descasco inhame de luvas. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei. Tudo bem? Eu que agradeço por sua audiência e por compartilhar sua experiência com a gente. Fico feliz em saber que agora está tudo bem e que eu pude ajudar. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço!

      Excluir
  48. Aconteu comigo agorinha! Ja tinha lido sobre o taro. Descascando o inhame taro p fazer cha da casca, minhas maos começaram a coçar do nada...a coceira fui subindo p braço e no pé. Joguei o inhame fora e lavei com sabao de coco e fui tomar banho. Lavei com muito sabao e agua e foi melhorando. Mesmo assim quiz tomar polaramine. Como tinha cara, descasquei ele, fiz o cha e tomei com hortela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Michelle. Fico feliz em saber que você está melhor. Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço!

      Excluir
    2. Acometeu igualzinho comigo...Até coloquei as mãos no congelador...Logo percebi que tinha alguma substância que causava alergia...Lavei bastante,Passei muita pomada dedexametasona,tomei antialérgico e mãos no congelador...Depois de tudo pude saborear minha gostosa sopa de cará...Rsrs...Mas antes tomei um baita susto...Não era alérgica a nada!...Excelente a pesquisa apresentada...Parabéns

      Excluir
  49. obrigada!!! tive a mesma reação ma pele e li seu post!! me enchi de bepantol nas mãos e tomei hixine, pq já tinha aqui em casa. Obrigada! bjs

    ResponderExcluir
  50. Fiz suco de inhame não sabia que era taro pra mim que só tinha inhame e cará pois bem fiz pra imunidade com laranja,maçã,morango,limão e água dei pras minhas filhas a de 13 anos acordou com falta de ar e a de 15 com mal estar fui procurar hj vi que poderia ter matado minhas filhas será que posso dar antialérgico por conta eis a questão aqui ta critico upa,hospitais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me pela demora em responder. Por conta da quarentena estou trabalhando de casa e ainda não consegui me organizar direito para responder todas as mensagens do Vida de Cozinheiro em dia. Estou preocupada com as suas filhas? Elas melhoraram? Espero que sim. Sou jornalista e, nem se quisesse, poderia recomendar o uso de remédio. Mesmo porque antialérgico é forte. Mas entendo essa impossibilidade de recorrer ao hospital nesse momento. Espero que você tenha conseguido se orientar, ainda que com um farmacêutico, e que suas filhas estejam bem. Se você puder, me dê notícia sobre o estado de saúde delas, por favor. Muito obrigada. Abraço.

      Excluir
  51. Minha mão está pegando fogo. 🤔eu nunca tive isso meu Deus!!casquei o inhame e começou a pinicar passei uma pomada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Espero que agora você esteja bem. Realmente é uma sensação muito ruim. Espero ter ajudado de alguma forma. Muito obrigada por sua audiência e por compartilhar sua experiência com a gente. Conte com o Vida de Cozinheiro. Abraço!

      Excluir
  52. Obrigada pelo post! Tive essa mesma reação anos atrás, e hoje começou novamente, mas menos forte (só em um dos pulsos). Lavei com água e sabão e passei óleo essencial de lavanda, que tinha em casa, e resolveu. Se continuasse a coceira/queimação eu partiria pra um anti-alérgico, sem dúvidas. Mas vim pesquisar porque fiquei grilada de tomar a sopa, que bom saber que posso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Ana! Fico feliz em saber que você está bem e que eu pude ajudar de alguma forma. Que bom que não precisou do remédio porque esses antialérgicos são bem fortes, né? Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a gente! Obrigada também por sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Grande abraço!

      Excluir
  53. Ai q alívio , pensei ser a única a ter essa reação ao descascar inhame .Tenho o memo sintoma também ao descascar kiwi .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem? Não sabia que kiwi também pode provocar esse tipo de reação. Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Agradeço também por sua audiência. Fico feliz por ter ajudado. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço!

      Excluir
  54. Ótimo matéria aconteceu comigo hj nunca tinha acontecido minhas mãos coçando muito e pinicando vermelhas fui na internet e vi essa postagem, passei álcool, melhorou em 20 minutos, quase joguei o inhame fora, mas li que cozido não faz mal.obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz em saber que eu pude ajudar e que está tudo bem. Realmente o desespero é grande quando começa a coçar, né? Eu que agradeço por compartilhar a sua experiência com a gente e por sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Grande abraço!

      Excluir
  55. Tem 1 hora q acabei de tomar suco do taro com limão e ainda dei pro meu pai de 74, meu filho de 17 e meu esposo de 49. Ñ sentimos nada, mas fiquei com medo agora. Só encontrei vc pq fiquei curiosa sobre os nutrientes do inhame. Me indicaram pra imunidade, mas ñ falaram q existia tipos diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Espero que você esteja bem. E que seu pai, seu filho e seu marido também. Olha, esse negócio de indicação é complicado. Reforço sempre aqui no Vida de Cozinheiro que eu sou jornalista e cozinheira. Sou uma estudiosa da alimentação, mas evito recomendar ingredientes ou receitas. Isso porque não sou médica e nem nutricionista. Não sei se quem te indicou suco de taro com limão foi um médico. Te aconselho a seguir recomendações dos especialistas, principalmente em relação ao que você e seus familiares estão ingerindo. Até onde eu pesquisei, se você não apresentar a reação alérgica, mal essa bebida não faz. Mas eu não sou médica e nem nutricionista para poder te afirmar isso com certeza. Eu tenho restrição a alimentos crus, principalmente por questões de higiene. O que como cru aqui em casa é o que tiro diretamente da minha horta. Mas não posso de falar se faz mal ou não ingerir alimentos crus. Não tenho essa formação acadêmica. O que faço aqui no Vida de Cozinheiro é apresentar estudos sérios, produzidos por órgãos de credibilidade internacional, e contar as minhas experiências. Graças a Deus não aconteceu nada, mas a minha sugestão é você sempre consultar um especialista. Sei que durante essa pandemia sair de casa é praticamente impossível. Uma ideia até você poder sair de casa é pesquisar na internet informações sobre alimentação. Aqui no Vida de Cozinheiro, na coluna da direita do blog, tem uma foto com várias cartilhas produzidas pelo governo federal. Essas publicações oficiais também tem informações interessantes. Vale a pena clicar na foto e baixar as cartilhas. São livros digitais gratuitos. O que eu te aconselho sempre é buscar informações de fontes confiáveis, principalmente dos governos federal, estaduais e municipais e das universidades públicas. Na dúvida, não coma e nem beba nada em grande quantidade. Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma. Agradeço por compartilhar a sua experiência com a gente e por sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Grande abraço!

      Excluir
  56. Eu descasquei como pinicar , coloquei p cozinhar como e Passei mal vomitei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Caroline. Espero que agora você esteja bem. Você passou mal com o inhame cozido? Será que foi mesmo por conta do inhame ou será que você se desesperou com a reação alérgica e isso acabou embrulhando o seu estômago? Eu fiquei muito mal por conta da coceira, mas depois que tomei o antialérgico passou. Comi o inhame cozido e não senti nada errado. Cada corpo pode reagir de uma maneira, né? Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente e por sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço!

      Excluir
  57. Tive a mesma reação alérgica alguns dias atrás. Estava descascando os inhames e a coceira começou, nao importei. Mas quando terminei ja era tarde. Mãos vermelhas e muita coceira, lavava e nada, passava sabão e nada, passei hidratante e esfregava muito o pano de prato para aliviar a coceiara. Foi uns 30 minutos. Depois passou, mas minhas mãos ficaram manchadas partes esuras, como se estivesse usado limão e saido no sol. Essas manchas estão me incomodando. Alguém sabe como consigo remove-las!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tudo bem? Infelizmente não sei como tirar essas manchas não. Graças a Deus, depois que a reação alérgica passou eu não tive nada. Minhas mãos não ficaram manchadas. Te aconselho a procurar um especialista. Sempre digo aqui no Vida de Cozinheiro que eu sou jornalista. Não tenho formação em nutrição ou medicina. Sou bastante curiosa e leio muito, mas não posso indicar tratamento das manchas nas suas mãos. Espero que você consiga encontrar a resposta. Nessa pandemia, como não é indicado ir ao médico só para isso, a minha dica é você tentar entrar em contato com um médico da sua confiança, ainda que não seja um dermatologista. Talvez só com a foto das suas mãos ele possa te ajudar. Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente e por sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço!

      Excluir
  58. Acabei de ter tido a mesma experiência ao cortar inhame cru, e olha q eu já tinha cortado inhame outras vezes e não tinha acontecido nada. Bem, eu estava em prantos e já tinha tentado passar muitas coisas e nada resolvia, e foi ai que meu companheiro cortou uma babosa do quintal e me deu para passar na mão ... A coceira e ardência foi passando gradativamente e em frente ao meu altar fui me acalmando.

    Questão resolvida com babosa e uma dose de oração ;)

    Gratidão pela sua partilha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Fico feliz em saber que agora você está bem. Muito obrigada por compartilhar sua experiência aqui. Agora a gente já sabe que babosa também ajuda a amenizar a coceira. Obrigada também por sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Fique com Deus. Grande abraço!

      Excluir
  59. Gente,

    contando ninguém acredita.Estava descascando o inhame e de repente comecei a sentir o braço coçar como se estivesse sido picada por algo.A coceira aumentando, ardendo e me perguntei será que foi o inhame?Lavei com sabão neutro, passei alcool e tomei um polaramine, depois alguns minutos aliviou.Vim para internet pesquisar mesmo achando estranho ter sido o inhame e fiquei surpresa...Já havia descascado inhame antes, depois que li aqui os diferentes tipo percebi que o de hoje era um tipo com a casca mais lisa e melhor aparência.Que susto ter passado por isso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Juci! Fico feliz em saber que você está bem. Pois é. Eu também fiz o mesmo que você: fui na internet pesquisar. Nunca poderia imaginar que o inhame causaria esse tipo de alergia... Como encontrei pouca informação, resolvi escrever a minha história para ajudar a acalmar o coração de quem passasse pelo problema. Hoje, depois de tantos relatos aqui no Vida de Cozinheiro, eu sei que essa alergia é bem comum. Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Agradeço também a sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço!

      Excluir
  60. Passei pelo mesmo problema e, instintivamente, lavei bem as mãos e tudo passou. Em outra oportunidade, tornei a descascar e nada senti. Antes, também, da primeira reação, já havia descascado, sem qualquer reação. Por precaução, isto é, não brincar com a sorte, passei a usar luvas e nunca mais tive nada.

    ResponderExcluir
  61. Acabei de passar pelo mesmo desespero. Essa publicação sem dúvidas me salvou. A vontade que dá é de arrancar a mão, é tão bizarro que perdi até o raciocínio. Obrigada por compartilhar essa informação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Ana! Fico feliz em saber que agora você está bem. É desesperador mesmo, né? Que bom que nós te ajudamos a passar pelo problema. Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a gente e por sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Grande abraço!

      Excluir
  62. Nossa! Terrível. Eu tive a mesma reação mas foi com o inhame mesmo. Já havia passado por isso antes mas não tinha relacionado ao inhame, pensei que era um bichinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Leilyane. É terrível mesmo. Difícil imaginar que um simples inhame possa causar uma reação alérgica tão grande, né? Espero que agora esteja tudo bem. Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Agradeço também por sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço.

      Excluir
  63. Gente, pelo número de comentários nesse post chego a achar que deveria ser obrigatório um alerta junto com o produto. Toquei num inhame pela primeira vez hoje e a sensação foi DESESPERADORA. Tenho diagnóstico recente de alergia à proteína do leite, pesquisei por receitas de iogurte vegano e fui atrás de inhame para fazer. Resultado: descobri outra alergia. Hahaha. Por aqui depois de muito desespero, não sei pq mas esfreguei as mãos com vinagre. Cortou a reação na hora, graças a Deus. Agora tô cismado e não quero comer. Vou dar um tempo. Obrigado pelo post. Ajuda muita gente, há um bom tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, André! Fico feliz em saber que agora você está bem. Eu que agradeço por você compartilhar sua experiência com a gente e por avisar que vinagre pode ser a solução para cortar essa reação alérgica. É, realmente, uma situação desesperadora pela qual eu também espero nunca mais passar. Muito obrigada também por sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro.Grande abraço!

      Excluir
  64. Olha! Descobri o ácido oxálico da pior maneira- tendo reação alérgica !!! Colhi inhame do quintal e descasque em seguida. O inhame comprado não me dá alergia. Vou confirmar, mas ele precisa ficar "descansando" para depois ser descascado, daí o ácido evapora e tudo b
    Suponho que pra mim tenha sido esse o erro. Apenas lavei muito as mãos e passei soro fisiologico gelado. Também passei um creme hidratante. Mas o que resolveu foi lavar as mãos. Agora já está passando a "piniqueira". Obrigada pela postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu que agradeço por sua audiência. Fico feliz em saber que a sua reação alérgica passou ao lavar as mãos. Eu tive alergia com o inhame comprado no mercado. Infelizmente nunca tive a oportunidade de colher meu próprio inhame... Nunca pensei em deixar o inhame "descansando" antes de descascá-lo. Mas vou tentar da próxima vez. Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço.

      Excluir
  65. Acabei de descascar o cara e fiquei com muita coceira no antebraço. Não fiquei coçando, apenas lavei com água em abundância e sabão, aguardei sem coçar e está passando a sensação de urticária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei! Que ótimo que você não precisou tomar remédio. A automedicação é sempre o último recurso. Feliz em saber que agora você está bem. Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Obrigada também por sua audiência. Abraço.

      Excluir
  66. Seguindo orientações de alguns amigos, em função do Covid, eu vinha consumindo inhame cru no suco de laranja, não tive alergias ao descascá-lo, porém estou com uma alergia no corpo (coceira) que não descubro o que vem a ocasionando. Após ler esta reportagem, me ascendeu uma luz e comecei a buscar informações do inhame e percebi que estou fazendo errado, ingerindo um alimento que não é saudável qdo ingerido cru, podendo ocorrer alergias. A partir de hoje vou suspender o consumo e verificar se a minha alergia desapareça e se melhorar...BINGO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Mila. Tudo bem? Pois é, esse negócio de ingerir alimentos crus é complicado. Primeiramente por uma questão sanitária e depois porque não sabemos se as substâncias daquele alimento pode nos causar algum mal. Claro, existe uma infinidade de verduras e legumes que podem (e devem) ser ingeridas cruas. Isso porque o cozimento deixa a textura pouco agradável ao paladar e o valor nutricional do alimento é parcialmente "perdido" na água. Não sou nutricionista e nem nutróloga. Mas acredito, pela minha experiência, que sua alergia possa ser mesmo do inhame cru colocado no suco de laranja. Eu te aconselho a, sempre que tiver na dúvida se deve ou não consumir algum alimento, pesquisar antes de comê-lo. Com a internet é muito fácil descobrir uma informação. Só não esqueça de prestar bastante atenção na fonte desta informação. Eu consulto sempre os sites dos órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde, a OMS, a ONU e os portais das grandes universidades. A USP disponibiliza muita informação relacionada à alimentação saudável. Vale a pena conferir. Espero que essa alergia desapareça logo e não volte nunca mais. Muito obrigada por sua audiência e por compartilhar sua experiência com a gente. Abraço!

      Excluir
  67. Acabou de acontecer comigo. Passei pomada de acetato de dexametasona e, quando acalmou, passei um gel pós sol e aliviou. Agora tenho que ir para a cozinha terminar de prepara-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Espero que agora esteja tudo bem com você. Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Abraço.

      Excluir
  68. Acabei de ter a mesma reação, mas mesmo não sabendo suspeitei que fosse o inhame. Como não gosto de ficar tomando remédio, lavei com vinagre, e depois água e sabão. Aliviouuuu a coceira. Mas as mãos ainda está um pouco inchadas

    Fiquei curiosa e vim pesquisa se realmente era o inhame, e para minha surpresa a resposta foi sim vendo sua postagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Evelyn. Fico feliz em saber que você melhorou sem precisar tomar remédio. A automedicação, sem dúvida, nunca é a melhor saída. Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Espero que isso nunca mais aconteça comigo mas, se acontecer, agora já sei que vou lavar as mãos com vinagre. Muito obrigada também por sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Grande abraço.

      Excluir
  69. Bom dia! Tudo bem? Ganhei dois inhames grandes escuros deve ser o coco...hohe fui dezcascar e ao acabar de picar minhas mãos começaram a pinicar coçar todinha nos dedos lavei com ddtergente enxugei bem no pano e ja estava pegando quase as maos toda....corri no celular no Google e vi essas reações esses comentários aqui coloquei agua no fogo e quando morna coloquei as mãos dentro e fiquei um pouco depois agua fria...depois passei hudratante Neutrogena e foi passando e parou de coçar! Mas ja estava pronta para ir no posto de saude aqui pertinho de casa. Meu inhame esta de molho depois vou cozinhar....ah lembrei ja descasquei o inhame dafeira aquele pequenoe nunca tinha acontecido isso! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Helena. Que ótimo que agora está tudo bem. Fico feliz por ter ajudado. Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Usar luvas pode ser uma boa solução na hora de descascar o inhame. Depois do susto, aqui em casa eu só faço desta forma. Agradeço também por sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Grande abraço!

      Excluir
  70. Enquanto eu descascava até 4 inhames nao dava reação mas o dia que descasquei 10 deu grande coceira e vermelhidão nas maos e braços. Busque no google e vi que realmente a casca dá alergia em varias pessoas. Então tomei o antialergico hixizine e com 1 comprimido resolveu o problema. Agora só descasco com luvas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei. Que ótimo que deu certo. Realmente sentir essa alergia é algo desesperador. Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Agradeço também pela sua audiência. Abraço.

      Excluir
  71. Tive alergia ao descascar 8 inhames.Tive coceira vermelhidão nas maos e braços. Tomei 1 comprimido do antialergico Hixizine e resolveu.Agora uso luvas pra descascar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei. Que ótimo que agora você está bem. Usar luvas, realmente, é uma ótima ideia. Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Agradeço também pela sua audiência. Abraço.

      Excluir
  72. Acabei de ter essa alergia. Terrível a mão toda pinicando. Já estava pensando em ir para o hospital. Passei a pomada Nebacetin e melhorou graças a Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Cintia. Tudo bem? Fico feliz em saber que agora você está bem. Sentir essa alergia é algo desesperador, né? Que ótimo que a pomada resolveu o seu problema. Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Agradeço também pela sua audiência. Abraço.

      Excluir
  73. Que estranho... eu nunca tinha tido alergia ao inhame mas, hoje, descancando um bem grandão, senti a alergia na hora em que um pedaço daquela "casca cabeluda" bateu na minha mão... o mais estranho é que foi só em uma das mãos... fibou pinicando como uma picada de mosquito ! Tenho sempre Polaramine aqui em casa e rapidamente tomei um. Melhorou apos alguns minutos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tandhera. Fico feliz em saber que você está bem agora. Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Agradeço também pela sua audiência. Abraço.

      Excluir
  74. Também tenho alergia de inhame, resolvi o meu problema descascando o inhame em baixo de água corrente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Margarida! Tudo bem? Fico feliz em saber que deu certo descascar desse jeito. Essa coceira é, sem dúvida, uma sensação muito ruim, né? Muito obrigada por compartilhar a sua experiência com a gente. Agradeço também pela sua audiência. Abraço.

      Excluir
  75. Eu tenho alergia até mesmo a ele cozido. Nunca suportei a aparência e o cheiro, por isso nunca comia. Um dia fui provar o sal de um purê de inhame servido a meu pai que era acamado e recomendaram por ser muito nutritivo. Provei uma pitada, foi o suficiente para começar a coceira na garganta e uma sensação horrível. Fui salva por um comprimido de Fenergan.

    ResponderExcluir
  76. Acabei de passar por essa situação. Uma coisa irreal. Pensei que ia morrer. Tomei um Allegra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana. Espero que agora esteja tudo bem. Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço.

      Excluir
  77. Que legal ler essa postagem leve e divertida depois do "sustão" que tomei com a coceira desesperadora na mão e nos braços..ufa...valeu gente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Nanci! Fico feliz em saber que agora você está bem. Muito obrigada pelos elogios, por sua audiência e por compartilhar sua experiência com a gente. Sinta-se sempre bem-vinda! Grande Abraço!

      Excluir
  78. Caramba! Acabei de ter essa reação alérgica com Cará acabei de descascar, de repente começou uma coceira leve em um ponto da barriga (eu bem a vontade sem camisa) daqui a pouco minha barriga e meu peitoral estava todo vermelho, lavei com sabonete e agr que tá aliviando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Pedro! Que ótimo que agora você está bem. Muito obrigada por sua audiência e por compartilhar sua experiência com a gente. Abraço!

      Excluir
  79. Acabei de ter essa experiência, colhi e fui lavar e descascar! Que horror! Passei Polaramine creme, mas pinicou demais, um desespero! Melhorou, mas aínda incomoda. Acho que foi assim, pq foi recém colhido. Já tive essa experiência, mas nem tanto assim. Também tenho com quiabo. Mas hoje, foi complicado demais. Bate mesmo um desespero. Também passei a mão no cabelo, que dizem aliviar. Obrigada pela orientação. Mas se tomar Polaramine, apago por uns dois dias. Costumo tomar Loratadina, xarope.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Escreva a palavra que deseja buscar, clique na lupa ou aperte "enter". Não se esqueça de acentuar corretamente as palavras para obter o melhor resultado.