Estar em Praga e não experimentar a deliciosa culinária local é um contrassenso. E usar como desculpa o fato de você não comer coisas gordurosas, pior ainda! Afinal, que graça teria pedir uma pizza na capital da República Tcheca? Nenhuma.
Com o maridão em Viena, feliz da vida, esperando o trem pra capital da República Tcheca!
E tínhamos que, literalmente, engolir a comida para não perdermos o passeio de barco pelo rio Moldava. Aí vá lá, qualquer sanduíche serve. E valeu mesmo porque a Ponte Carlos é linda e o tour foi ótimo!
Passeio pelo Rio Moldava. A famosa Ponte Charles vista de dentro do barco.
Mas o "sacrilégio" foi devidamente compensado no jantar! Seguindo a indicação do Márcio, o simpático e atencioso recepcionista brasileiro do Fusion Hotel (que, aliás, eu recomendo), fomos conhecer um autêntico restaurante local.
E que dica! Adoramos por vários motivos. Pra começar o Kolkovna Savarin fica no final de um beco, bem escondidinho, sendo, de fato, frequentado por moradores locais. Isso, pra mim, é sempre um dado relevante. Se é frequentado pela gente de lá é porque é bom!
Essa é a entrada do beco. O restaurante fica lá no final do corredor.
Outra vantagem do Kolkovna Savarin é que a casa serve deliciosos chops artesanais. Nós, inclusive, nem pagamos pela bebida. Apresentamos o cartão que o Márcio nos deu, uma cortesia para duas cervejas grátis. Simplesmente fantásticas!
Uma gastronomia marcante, bem parecida com a alemã e com a austríaca, composta de pratos de sabores fortes e um pouco amargos, que me conquistou a primeira garfada!
Eu pedi um assado de carne de porco temperado com alho e servido com crispy de cebola e repolho roxo refogado. Pra acompanhar, um pão esquisito, meio cru. Uma perfeita combinação de acidez e amargor. Perfeito e muito barato: 159 coroas tchecas ou, convertendo, 5 euros.
Provando o tradicional Moravian Sparrow!
Já o Thiago resolveu comer o clássico rosbife com molho de creme de leite azedo e uma outra versão do pão mal assado, que faz lembrar o gosto do disco árabe. Uma delícia também! E outra pechincha: 179 coroas tchecas ou 6 euros.
Svíčková, o mais famoso prato da gastronomia tcheca!
De sobremesa, como já tínhamos chutado o balde, dividimos um brownie. Talvez esse tenha sido a única decepção. Mas também, quem pede brownies num restaurante tcheco? Como o maridão é viciado em chocolate, não tive opção.
De sobremesa, brownie. Tudo porque o maridão não dispensa um chocolate...
Se pudesse teria escolhido o Homemade Apple Strudel, que estava com uma cara ótima. Mas, enfim, casamento é isso, né? Ainda sim o saldo foi positivo e o jantar inteiro saiu por, menos de 17 euros. E nós saímos de lá "tristes de tanto comer".
Sério, saí do Kolkovna Savarin apaixonada pela cozinha tcheca! Tanto que fizemos algo que nunca fazemos: voltamos no dia seguinte para provar o que não conseguimos experimentar. Aliás, esse é outro detalhe. Além do preço convidativo, as porções do Kolkovna Savarin são extremamente fartas!
Brindando ao amor, à vida e à essa incrível viagem!
É muita comida! Só consegui raspar o prato porque já tinha andado demais e precisava, urgentemente, de proteína e carboidrato.
Exagero? Nada disso, caro cozinheiro! Mesmo no frio (pegamos 2 graus Celsius) e com chuva é impossível você não ganhar as ruas de Praga e se apaixonar pela história do lugar. Admito: à primeira vista a cidade pode até parecer sombria e sem vida, mas essa é só uma impressão.
Praga pode até ser cinzenta vista do alto. Mas a capital da República Tcheca é muito mais que isso!
Estávamos apreciando o show do engraçado relógio astronômico de Praga, na Praça da Cidade Velha, quando vimos no GPS que o cemitério ficava bem perto de lá. E aí a mágica aconteceu. Alguns passos depois já estávamos em outro mundo!
Na Praça da Cidade Velha!
Alguns passos depois: no bairro judeu de Praga.
Nada legal, nem divertido. Mas importante conhecer. Confesso que dá até peso na alma ver, na Sinagoga Pinkas, os nomes dos judeus mortos durante a Segunda Guerra. E o cemitério então? Tenho verdadeira aversão a esses lugares. Mas fui. Faz parte.
Conhecimento é o que nos faz pensar melhor sobre tudo. Você até acha que aquilo nunca vai servir, mas um dia aquela imagem brota na sua mente, no momento mais inusitado e perfeito para aquela recordação.
Conhecendo o Cemitério Judeu de Praga, um dos mais antigos da Europa.
Esse,
pra mim, é o grande barato de viajar. E quando o lugar é nada menos que Praga , melhor ainda! Já tinha até escrito no nosso portal de viagem PróximoEmbarque.com sobre a cidade, dizendo que Praga é um museu a céu aberto. E é mesmo.
A cidade milenar, de características arquitetônicas, na maioria, góticas, encanta. Lá eu visitei a igreja mais linda da minha vida! Quem me conhece sabe que sou "Maria Igrejinha". Não posso ver um altar que eu entro e rezo.
Fiquei apaixonada pela Catedral de São Vito! Magnífica!
E foi assim na Catedral de São Vito, que fica dentro do Castelo de Praga. Passeio imperdível e, o melhor, gratuito!
A fortaleza é uma das construções mais antigas e mais parece uma cidade murada. A sensação é a de ter voltado no tempo e estar visitando um feudo medieval.
O Castelo de Praga é uma enorme cidade murada. Visita imperdível!
Ah, já estava esquecendo: não deixe de provar as deliciosas comidas de rua! Existem algumas feirinhas espalhadas pela cidade. A mais famosa é a da Praça da Cidade Velha. Lá, bem pertinho do relógio astronômico, ficam barraquinhas vendendo iguarias locais.
As barraquinhas e as carruagens (para turistas) na Praça da Cidade Velha de Praga.
Difícil conhecer Praga e não provar um belo pedaço de carne!
Você poderá provar o famoso porco no rolete (churrasco de porco assado na brasa) e o Trdelník, tradicional doce tcheco!
A típica sobremesa nada mais é que um tubo polvilhado com açúcar e canela de gosto bem parecido com a da massa do pretzel.
As barraquinhas vendendo Trdelník estão espalhadas por toda a cidade!
Vai um Trdelník aí? Adoramos o tradicional doce de Praga!
O Trdelník é servido quente e pode ser recheado de sorvete, Nutella, geléia. Vai do gosto do freguês. O doce, que originalmente, começou a ser fabricado na Transilvânia (Romênia) é hoje a cara de Praga! Impossível não provar um desses.
Veja como outros detalhes do nosso tour pela capital da República Tcheca no clipe do Próximo Embarque sobre Praga:
Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.
Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.
Nenhum comentário
Postar um comentário
SIGA A GENTE!
SEJA BEM-VINDO!
Sou mineira, jornalista e trabalho há 27 anos em TV, mas gastronomia sempre foi minha grande paixão! Desde 2011, quando me formei pelo Senac Minas, passei a cozinhar a maioria dos produtos que como. Criei esse blog para mostrar ao mundo que comer bem é barato, fácil, divertido e necessário! Espero transformar você em um curioso pesquisador de aromas e sabores. Seja bem-vindo à minha Vida de Cozinheiro e sinta-se em casa!
Escreva a palavra que deseja buscar, clique na lupa ou aperte "enter". Não se esqueça de acentuar corretamente as palavras para obter o melhor resultado.
Postar um comentário