Hoje você vai aprender a fazer a famosa "Sopa Paraguaya", que de sopa não tem nada! Na verdade, o tradicional prato é um bolo de milho salgado muito saboroso! A receita vem direto da fonte: da cozinha de um restaurante da terra hermana!
Como disse na semana passada (no post Made in Partaguay), nesse último feriado tive o prazer de ver de perto a confecção do bolo e provar a iguaria. Nada muito difícil ou complicado.
Mesmo porque, uma das lendas sobre a origem do prato reside aí, na simplicidade da "sopa". De acordo com essa versão, durante a Guerra do Paraguai os soldados paraguaios tiveram que acrescentar farinha ao caldo de carne para evitar que este derramasse durante o transporte.
E, no campo de batalha, a sopa acabou virando uma bela torta salgada. Aliás, quem conhece a história sabe que é por conta dessa guerra, o mais importante conflito armado das Américas no século XIX, que podemos presenciar traços da cultura paraguaia aqui mesmo, no Brasil.
![]() |
Sopa para comer com garfo e faca... |
Afinal, parte do Mato Grosso (que atualmente conhecemos como Mato Grosso do Sul), até antes da guerra, era um território paraguaio. Isso explica a grande quantidade desses imigrantes residentes neste Estado e a forte influência cultural do Paraguai na região.
![]() |
Sopa de partir? No Paraguai é assim! |
Mas o estado sólido não altera essa delícia, consumida pelos nossos hermanos desde antes da colonização espanhola e, enquanto líquida, conhecida como Tykuetï ou "sopa branca". Tanto que a sopa de comer com garfo e faca é complemento perfeito para o também famoso Tereré, o chá gelado paraguaio.
![]() |
Morador da Ciudad del Este saboreando seu Tereré. O famoso chá gelado é acompanhamento perfeito para a Sopa Paraguaya! |
O "lanchinho", normalmente, é feito no meio da manhã, por volta das 10 horas, e tem até nome: em Guarani a pausa se chama Tereré Rupá. Mas não é só para "forrar o estômago" que a Sopa Paraguaya serve.
O bolo, tradicionalmente assado no Tatakuá (forno feito com barro e tijolos) é entrada, prato principal e sobremesa. Tudo depende da vontade do freguês! Muitas famílias ainda fazem a Sopa em casa, mas de tão apreciada, a torta é a receita de muitos restaurantes.
![]() |
A Sopa Paraguaya é o carro chefe do Restaurante Las Delicias, na Ciudade del Este. |
![]() |
Não dá para substituir pelo fubá, ok? A autêntica Sopa Paraguaya é feita com o flocão de milho pré-cozido. |
- INGREDIENTES DA MASSA:
. 500 gramas de farinha de milho (flocos de milho ou flocão)
. 1 litro de leite (eu só uso o sem lactose, mas pode ser de qualquer tipo)
. 4 ovos inteiros crus
. 1 colher de sopa de fermento químico em pó
. 350 gramas de queijo minas meia cura grosseiramente ralado (a receita original é com o queijo Paraguay)
. 500 gramas de carne moída (frita e sequinha)
. 3 ovos cozidos picados
. 3 cebolas grandes picadas
. 2 colheres de sopa de óleo
FAZENDO A MASSA
Primeiro, vamos fazer a massa: em uma vasilha (de preferência que tenha tampa), misture todo o leite e hidrate os flocos de milho. Para a massa ficar na consistência correta, o ideal é deixar essa mistura na geladeira de um dia para o outro ou, pelo menos, por umas 4 horas. Enquanto isso, faça o recheio.
FAZENDO O RECHEIO
Em uma panela coloque um pouquinho de óleo (eu só uso de amendoim), o tempero (eu só uso o meu Tempero Verde) e frite a carne moída. O corte que eu costumo usar aqui em casa paleta porque é super saborosa e bem mais mais barata que o patinho.
Detalhe: você pode, ainda, acrescentar outros condimentos à essa carne, como hortelã, cardamomo, garam massala ou páprica. Mas, originalmente, a carne dessa receita paraguaia só leva sal, tá?
Em outra panela coloque os três ovos para cozinhar (esse ovo será usado no recheio. É opcional, tá?).
![]() |
Nunca tinha visto ovo na Sopa Paraguaya, mas as cozinheiras do Las Delicias me garantiram que a receita da terra é feita assim! Foto: Marthastewart.com |
Enquanto o recheio de carne e cebola esfria, aproveite para pré-aquecer o seu forno, principalmente se não for elétrico (porque demora mais para esquentar). Use esse tempo também para terminar a massa.
TRABALHANDO A MASSA "DESCANSADA"
Com a massa hidratada (consistência de um purê mole) tempere-a somente com sal (cuidado para não exagerar, ok? Vá provando a mistura!), acrescente os ovos crus (levemente batidos), o queijo ralado e o fermento.
Despeje metade desse purê em um tabuleiro ou refratário grande previamente untado (o ideal mesmo é um pirex mais alto, já que este prato é em camadas).
Despeje metade desse purê em um tabuleiro ou refratário grande previamente untado (o ideal mesmo é um pirex mais alto, já que este prato é em camadas).
![]() |
Colocando a primeira camada de massa no pirex. |
![]() |
Montando a Sopa Paraguaya: massa, carne moída e ovo cozido. |
![]() |
O caminho do pirex montado é um só: o forno! |
![]() |
Quando estiver assim, douradinha, a Sopa Paraguaya estará pronta! Servidos? |
![]() |
A famosa Sopa Paraguaya! Servidos??? |
O ponto certo é até a sopa dourar e ficar firme. Retire-a do forno e sirva como quiser (eu prefiro comer a Sopa Paraguaya quente, mas gosto não se discute, né?)
Gostou desta postagem?
Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.
[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]
Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.
Gostei, naturalmente eu vou provar a tua receita da Sopa Paraguaia... Acho que até poderíamos chamar de "Carne Escondida Paraguaia"... Ciao Mari e buon Fine Settimana, un abbraccio !!...
ResponderExcluirVerdade! Escondidinho de carne também seria bem apropriado... Tomara que você goste, Elcio! Eu adoro tudo que é feito de milho! Um ótimo fim de semana para você também! Grande abraço!!!
ExcluirMinha avó que é filha de um paraguaio e nasceu no Mato Grosso costumava sempre fazer essa receita pra gente. A receita dela é um tanto diferente dessa original, mas é interessante ver que, mesmo com adaptações, as receitas se difundem no tempo e espaço. Eu aprendi a versão dela, e faço até hoje. É sucesso garantido!
ResponderExcluirEi, Marilia! Tudo bem? Receita de família é algo muito bacana mesmo. Fazer uma comida e lembrar de quem se ama faz bem pra alma, né? Imagino que a sua receita deva ser incrível! Você poderia compartilhá-la com a gente? Fiquei curiosa... Muito obrigada por seu relato e pela sua audiência. Grande abraço!
ExcluirPode me passar sua receita Marília Sá
ExcluirPor favor, Marília Sá, passe a receita da sua mãe pra gente! Muito obrigada! Grande abraço!
Excluir