Essa semana, na segunda parte da nossa reportagem (leia a matéria "Frutas no freezer: congelando a crise!") a gente ensina o processo de congelamento de legume. A ideia é continuar fazendo as pazes com o seu freezer e economizar cada vez mais!
![]() |
Congele e economize! Foto: Drtaylorwallace.com |
![]() |
Os legumes amolecem depois de descongelados. Foto: Dietsciencenews.com |
![]() |
O congelamento inibi ação de enzimas que podem mudar a estrutura do alimento. Foto: Sobeys.com |
Claro, todo alimento depois de passar por um processo de congelamento vai ter sua consistência um pouco alterada, mas o branqueamento minimiza essa mudança.
E esse branqueamento pode ser realizado tanto em água fervente quanto no microondas. Vou explicar as duas técnicas e você decide qual a melhor, ok?
BRANQUEANDO EM ÁGUA FERVENTE
. Em uma panela grande coloque um litro de água para ferver.
. Enquanto a água esquenta, prepare o alimento que será branqueado, lavando-o, picando-o e, se necessário, tirando a casca (por conta dessa neura de agrotóxicos eu tiro a casca de quase tudo que como).
![]() |
Esquente a água. Foto: Mashew.com |
- Detalhe: caso você precise aproveitar essa água para branquear outros alimentos ou até mesmo uma outra porção do produto em questão, o ideal é, na hora de colocar o alimento picado na panela, acondicioná-lo dentro de um cesto ou uma peneira própria para esse fim (existem panelas, como a espagueteira, que são pra isso). Assim, fica mais fácil retirar os pedacinhos de legumes da água.
. Quando a água entrar em ebulição (não estou falando daquelas pequenas bolhas não. É fervura mesmo!) coloque os pedaços dos legumes.
![]() |
Se você não tiver uma panela própria, use uma peneira. Foto: Leftyyang.com |
![]() |
Isso sim é água em ebulição!!! Foto: Wholeheartedplumbing.com |
- Dica 2: outra maneira de fazer com que o cozimento do legume ocorra por igual é corta-lo em partes iguais. Tá, eu sei, isso aqui não é curso de culinária e nem prova de gastronomia. Não precisa medir com a régua os pedaços. Só evite tamanhos muito desproporcionais para que todos cozinhem por igual no mesmo tempo, ok?
. Você vai perceber que, ao colocar os alimentos, imediatamente a água vai parar de ferver. Normal. Isso ocorre porque o alimento está a uma temperatura mais baixa que a da água o que, no caso, consequentemente reduz a temperatura do líquido. Sem problema. Não se desespere. Em pouco tempo a água vai voltar a ferver.
![]() |
Quando você coloca o alimento a água pára de ferver... Foto: Hollylarsonrd.com |
![]() |
Quando a água voltar a ferver, fique atento! Foto Björn Appel / Wikimedia Commons |
![]() |
No gelo, dando o choque térmico! Foto: Seriouseats.com |
No microondas o processo é ainda mais simples. Depois de preparado o alimento (como já expliquei: lavando, picando e tirando a casca) é só colocá-lo dentro de um recipiente específico para cozimento em microondas.
![]() |
Vasilha usada para cozinhar usando o microondas. |
![]() |
Se você não tiver o recipiente específico para microondas a dica é usar uma panela de vidro. |
![]() |
Foto: Mykindofcooking.blogspot.com.br |
- Abóbora: corte em pedaços e cozinhe por 2 minutos. Escorra bem a água e congele por até 6 meses. Se a ideia é usá-la posteriormente para fazer um caldo você já pode congelá-la em forma de purê.
- Abobrinha: corte em cubos e congele-a crua por até 6 meses.
- Alho: descasque, separe os dentes e congele-o cru besuntado com óleo de cozinha por até 6 meses.
- Alcachofra: faça o branqueamento, colocando na água fervente algumas gotas de limão para evitar que o alimento escureça. Escorra bem a água e congele por até 8 meses.
- Aspargos: faça o branqueamento com o legume inteiro. Escorra bem a água e congele por até 8 meses.
- Batata: como a textura desse legume é a que mais muda depois do congelamento, congele-a sempre pronta, na forma de purê. Dica: faça o purê normalmente, mas não acrescente o sal. Deixe para finalizar a preparação, com os temperos de sua preferência, na hora de servir o purê, ok?
- Batata-doce: corte em pedaços pequenos, descasque e faça o branqueamento. Escorra bem a água e congele por até 3 meses.
![]() |
A beterraba está bonita e com preço bom? Aproveite! Compre um pouco mais e congele! |
- Berinjela: corte em cubos e faça o branqueamento colocando na água fervente algumas gotas de limão para evitar que o alimento escureça. Escorra bem a água e congele por até 8 meses.
- Brócolis: separe os talos em pequenas porções e faça o branqueamento. Escorra bem a água e congele por até 12 meses.
- Cebola: pique em pedaços pequenos e congele-a crua por até 6 meses.
- Chuchu: corte em cubos e faça o branqueamento. Escorra bem a água e congele por até 8 meses.
![]() |
O chuchu depois de congelado fica mole, mas pode ser usado para fazer uma bela sopa! |
- Couve-flor: separe os talos em pequenas porções e faça o branqueamento, colocando na água fervente algumas gotas de limão para evitar que o alimento escureça. Escorra bem a água e congele por até 8 meses.
- Ervilha: faça o branqueamento. Escorra bem a água e congele por até 12 meses.
- Espinafre: separe as folhas dos talos e e faça o branqueamento dessas folhas. Escorra bem a água (pode espremer na mão para ajudar a retirar a água) e congele por até 12 meses.
![]() |
Espinafre: do freezer direto para o caldo! Ótima opção para fechar bem a noite!!! |
- Mandioquinha: descasque, corte em rodelas e faça o branqueamento. Escorra bem a água e congele por até 6 meses.
- Milho (espiga): cozinhe as espigas por 5 minutos e congele-as inteiras por até 8 meses.
- Pimentão: retire as sementes, corte em tiras ou cubos e congele-o cru por até 12 meses.
- Rabanete: despreze as folhas, corte em rodelas e faça o branqueamento. Escorra bem a água e congele por até 3 meses.
- Repolho (branco ou roxo): separe as folhas e faça o branqueamento. Escorra bem a água e congele por até 6 meses.
- Vagem: faça o branqueamento com o legume inteiro. Escorra bem a água e congele por até 12 meses.
- Tomate: corte em pedaços ou congele-o inteiro (cru) por até 12 meses. Depois de descongelado pode ser usado em molhos e sucos.
![]() |
Congelar não diminui os nutrientes dos alimentos! Foto: Reclaimingyesterday.com |
. Sanitize todos os alimentos antes de manipulá-los, ainda que você esteja comprando produtos orgânicos.
. Todos os legumes devem ser descongelados dentro da geladeira ou diretamente na panela da preparação à qual ele se destina. Ou seja: se você vai fazer um caldo de abóbora, por exemplo, é só refogar a cebola, tirar a abóbora do freezer e colocá-la congelada mesmo
. Congele sempre pequenas porções, em sacos plásticos (se preocupando em retirar a maior quantidade de ar possível da embalagem).
. Nunca use papel alumínio para embalar as porque ele irá grudar no alimento.
. Uma vez descongelado, o alimento não pode voltar ao freezer, ok? A não ser que você tenha tenha usado o ingrediente em alguma receita, como um caldo de abóbora, e agora queira congelar a preparação.
. O congelamento não interfere na quantidade de nutrientes do alimento mas muda estrutura dele, deixando-o bem mais mole. Portanto, se o legume for, posteriormente, utilizado nas preparações que levem calor (cozinhar ou assar), tudo bem, pode congelá-lo!
. O congelamento não melhora o estado, a aparência ou sabor do alimento. Portanto, na hora de ir às compras, escolha produtos de qualidade! Sempre!
P.S.: Com relação às frutas praticamente todas também podem ser congeladas. Acompanhe o passo-a-passo desse processo na matéria "Frutas no freezer: congelando a crise".
Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.
[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]
Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.
Excelente Mari... Obrigado pela parte 2 do Artigo. Vou postar na minha página "www.facebook.com/CasaEVida" no facebook, sempre preservando a origem e a tua autoria, claramente... Um grande abraço !
ResponderExcluirMuito obrigada, Elcio! Pode divulgar sim! Grande abraço!
Excluir