SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

26 de out. de 2015

Biomassa no caldo de abóbora!

Biomassa no caldo de abóbora!


Essa semana resolvi fazer abóbora para o almoço. Como aqui em casa somos só eu e o Thiago e levamos uns 4 dias pra comer uma abóbora inteira eu me lembrei da biomassa de banana verde que estava no freezer e decidi fazer também um caldo.

Não sei se você já leu mas, no último post "Biomassa de Banana Verde", demos a receita da biomassa (que eu espero que você já esteja fazendo). Faltou dizer, e talvez seja a dúvida de muitos, se a polpa deixa gosto nas preparações.


Biomassa de Banana Verde congelada.
Não, não deixa. Pode colocá-la sem dó! Claro, pra tudo existe um limite! Mesmo porque, se você colocar biomassa demais para engrossar um caldo ele pode "desandar". Por isso que o congelamento da polpa processada de banana verde em pequenas porções é essencial. Assim, você só descongela o que for usar e não corre o risco de colocar biomassa demais. 

Pois é, eu fiz o seguinte: tirei a biomassa do freezer e deixei na pia, em temperatura ambiente (eu não sei aí, mas aqui está beirando os 40 graus) para perder um pouco do gelo.

Banana verde é o único ingrediente da nossa biomassa.
Enquanto a biomassa descongelava, eu cortei a abóbora em pedaços pequenos, coloquei em uma panela grande com um pouquinho de óleo (aqui em casa só uso o de amendoim) e sal e refoguei o legume.

Aí, acrescentei um pouquinho de água (cerca de 150 ml) e deixei a panela tampada por uns 5 minutos, em fogo baixo, para cozinhar.

Não pique a abóbora que você vai deixar para o almoço em pedaços muito pequenos porque senão ela desmancha.
Quando a abóbora estava no ponto (eu prefiro tudo mais "al dente") tirei metade dos pedaços e guardei na geladeira para servir no almoço do dia seguinte. O restante deixei na panela, em fogo baixo para cozinhar até desmanchar.

Acrescentei 250 ml de água, 1 colher de café de gengibre (eu uso a pasta, mas pode ser o ralado na hora),  1 colher de chá de cebola desidratada em flocos e a salsinha picada e dei mais uma refogadinha.

Gengibre em pedaços ralado na hora dá o mesmo gosto bom!
Pode ser coentro? Claro! E cebolinha? Também! Vai do gosto do freguês! Pode até não colocar nada mas eu uso um "verdinho" em tudo o que faço porque acho que deixa o prato ainda mais bonito. Mas isso vai do seu gosto, ok? Outra dica é colocar um tempero caseiro. O meu tempero verde é uma delícia!

Colocados todos os ingredientes, desliguei o fogo e, com a ajuda de um amassador de legumes (eu não fico sem o meu "ovinho"), fiz uma pasta, deixando alguns pedacinhos da abóbora aparentes.


Meu amassador de legumes é um charme, não é mesmo?
Detalhe: prefiro amassar usando este utensílio porque batendo no liquidificador o caldo fica muito "lisinho" e, pra mim, sem graça. Gosto de sentir os pedacinhos do legume. Mas se você preferir o caldo bem homogêneo , fique à vontade para usá-lo, ok? 

Aí é só acrescentar a biomassa que estava descongelando em cima da bancada, levar, novamente, a panela ao fogo baixo e ir mexendo até que a polpa se dissolva completamente. É bem rápido! Logo que você coloca a banana verde o caldo começa a engrossar.

Caldo de abóbora engrossado com biomassa de banana verde.
Se ficar muito grosso é só colocar mais um pouquinho de água. Se ficar ralo é só deixar ferver mais. Não tem mistério e nem é difícil. E, muito menos uma receita fechada!

Outra coisa, a abóbora que usei é conhecida como seca ou de pescoço. Mas existem vários tipos e todos são gostosos e saudáveis. Você só  deve ter cuidado ao comprá-los. As boas abóboras, em geral, precisam ter casca opaca, pois o brilho indica que ela foi colhida antes do tempo e, por tanto, têm qualidade inferior.


Se você optar por comprar a abóbora já descascada, fique atento aos detalhes: elas devem estar bem embaladas e mantidas sob refrigeração.

Se comprar abóbora demais e precisar congelá-las não se esqueça: fatie os legumes e faça um pré-cozimento por três minutos em água fervente e as congele imediatamente. E claro, nunca compre alimentos com furos, rachaduras e sinais de podridão.

Abóbora paulista usada para fazer o caldo.

Pra quem não sabe, a abóbora é rica em fibras e contém diversas substâncias que previnem o aparecimento de doenças, como potássio, magnésio e vitaminas C e E.

Sem falar que o vegetal possui quantidade expressiva carotenoides, compostos não sintetizados pelos animais, mas essenciais à vida. Os carotenoides são os pigmentos naturais encontrados nos alimentos das cores vermelha, laranja e amarela.

Abóbora é um alimento rico em nutrientes!
De acordo com especialistas, a ingestão de frutas e hortaliças ricas em carotenoides reduzem o risco da ocorrência de vários tipos de câncer, como de pulmão, de cólon, de bexiga, de mama e de pele. Há, ainda, uma relação entre a baixa concentração de carotenoides no sangue e a maior probabilidade de sofrer de doenças do coração.

Dentre os carotenoides presentes na abóbora, destacam-se o betacaroteno, associado à prevenção do câncer de pulmão, e o alfacaroteno, relacionado com a prevenção da formação de catarata e retardo do envelhecimento.

Na hora da compra, o cuidado na escolha do melhor alimento é fundamental!
Além de todos os benefícios nutricionais desse legume, a grande vantagem de se fazer um creme de abóbora, pra mim, é que você pode acrescentar à mistura tudo o que tiver vontade. Eu queria mesmo só um caldinho pra fechar a noite.

Mas se tivesse camarão no freezer teria colocado. Porque a dupla abóbora e camarão sempre agrada, não é mesmo? Aliás, o bom da abóbora é que ela combina com tudo! Você pode acrescentar ao caldo frango, carne moída, lombo de porco e até mexilhões. Tudo vai depender do seu gosto e da sua criatividade!

Eu preferi servir o caldo de abóbora frio porque aqui em Brasília já está quente demais!
Ah, como aqui em Brasília está muito quente, acabei servindo o caldo frio, com croutons. E ficou bem gostoso! E você, como gosta? Não tenha medo não! Invente a sua receita e depois me conte, tá? Precisando de ajuda é só entrar em contato!

Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Escreva a palavra que deseja buscar, clique na lupa ou aperte "enter". Não se esqueça de acentuar corretamente as palavras para obter o melhor resultado.