SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

26 de set. de 2015

Água, sabor que refresca e faz bem!

Água, sabor que refresca e faz bem!


Não sei na sua casa, mas aqui, em Brasília, está muito, muito quente. Beirando o insuportável! E com o clima assim não tem jeito: tudo o que você quer é um refrigerante bem gelado, num copo suado, com gelo e limão, não é mesmo? Sim, caro leitor. Minha mente também comunga desse delírio coletivo.

Mesmo sem tomar qualquer tipo de refrigerante desde 2010, ainda tenho bem clara essa imagem na cabeça. Fazer o quê, né? Cresci vendo comerciais mirabolantes que tentam te convencer a matar a sede com uma bebida que tem muito de tudo, menos água.

De acordo com as informações do site da Coca-Cola, o refrigerante mais consumido no mundo, os ingredientes da bebida padrão são: água gaseificada, açúcar, extrato de noz de cola, cafeína, corante caramelo IV, acidulante INS 338 e aroma natural.

Mas, sempre que o pensamento vem, eu penso: "sai desse corpo que não te pertence!" e bebo um copo d'água! Porque sim, o que mata a sede é água!

Até em dias frios beber água é algo essencial!
Aliás, por falar nisso, você sabia que sentir sede já é um problema grave? Quanto começamos a ficar com a boca seca, desesperados por um copo de água, significa que a coisa já está preta, meu amigo!

Não é novidade pra ninguém (pelo menos não devia ser) que as moléculas de água representam 70% do peso de um adulto. Nomeada solvente universal pelos químicos, no organismo humano, a água carrega sais, proteínas, hormônios, gorduras e açúcares.

Água, uma bebida completa!
E se engana quem pensa que toda essa água fica diluída no sangue. Só um décimo desse líquido se encontra na corrente sanguínea. A maior parte dele, cerca de 60%, se acomoda dentro das células.

E é lá que a água cumpre sua função mais importante: a de regular essa concentração entre o líquido interno e o externo. Isso, a boa e velha osmose que aprendemos na escola. E, dessa forma, transportar o lixo do organismo para fora da célula.

Feito isso, de volta ao sistema circulatório, o principal volume de água vai para os rins e, no xixi, saem as impurezas do sangue, como as moléculas de uréia, e eventuais excessos de sais.

Água também é a responsável pela "faxina" e limpeza do nosso organismo.
Ah, a água também ajuda a regular a temperatura corporal. Ao umedecer a pele, o líquido evapora, "roubando" o calor do corpo. Por isso, o simples fato de sentir sede já é um alerta importante! É um sinal que você precisa de reposição de água!

E isso pode acontecer depois da atividade física, por conta da ingestão de uma comida excessivamente doce ou salgada, pelo uso de medicamentos diuréticos, por conta da ressaca ou, simplesmente, pelo motivo explicitado neste post: o calor, que desencadeia o aumento da sudorese!

Mas, mesmo em condições normais de temperatura e pressão (rsrs), qualquer um, sem praticar exercício intenso, perde em torno de 2,5 litros de água em 24h.

Nas nossas viagens, mesmo no frio, fazemos questão de ingerir muita água! Afinal, são 20 Km de caminhada por dia!
São perdidos, em média: 800 ml pela transpiração / 1,5l a 3l pela urina / 0,5 l na respiração / 200 ml nas fezes. Sendo que, para o ser humano (e todo ser vivo), o processo de desidratação pode ser fatal. Segundo especialistas, sem água, nenhuma substância entra ou sai das células e o corpo fica, literalmente, travado.

Por sorte, existem receptores no cérebro (na região denominada hipotálamo) que não param de analisar o sangue, medindo a concentração ou osmolaridade das moléculas diluídas.

Água, sempre a mais saudável das bebidas!
Quando a taxa de osmolaridade (que deve ficar entre 275 e 290 milimóis - unidade de concentração das moléculas dissolvidas) cai é necessário ingerir água.

A quantidade? O ideal é beber de 2 a 3 litros de água por dia (cerca de 10 copos) para evitar esse descontrole. E é aí que você vai dizer: sério? Dá enjoo só de pensar.

Minha água saborizada de pera é uma ótima alternativa para ajudar a matar a sede de um jeito diferente!
Tá, eu sei, beber água o tempo todo não é tão fácil assim e é por isso que aqui em casa eu sempre faço a minha água saborizada de pera. Saúde!

Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo!

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Escreva a palavra que deseja buscar, clique na lupa ou aperte "enter". Não se esqueça de acentuar corretamente as palavras para obter o melhor resultado.