sábado, 19 de setembro de 2015

Mousse de Abacate!

Mousse de Abacate!


Sei que não é época e que o quilo do abacate está caro (perto da minha casa está custando R$ 8,00), mas para fazer uma mousse pra duas pessoas utiliza-se somente um fruto, o que reduz, bastante, o preço da sobremesa.

Sem falar que o abacate, embora tenha um valor calórico considerável (um pequeno possui, em média, 360 calorias), é fonte de vitaminas A, C e E. O fruto possui também a gordura boa que combate o colesterol ruim (LDL), ajuda a reduzir os níveis de glicose no organismo e tem função anti-inflamatória.

Adoro! Alimento perfeito para o lanche da tarde!
Ou seja, é um alimento super completo. E, ao contrário do que se pensa, a fruta ainda pode ser uma aliada das dietas. Segundo especialistas, o abacate auxilia no processo de queima de gordura corporal, inibe o apetite e a compulsão por doces.

Por isso que ele é um produto que nunca falta na minha geladeira. E aqui em casa eu o preparo de diferentes formas. Num happy hour ele vira guacamole. No café da manhã é a vitamina preferida do meu marido.

Dois ingredientes e uma incrível sobremesa!
E no almoço de sábado, principalmente quando faço peixe ou camarão, ele é a sobremesa perfeita! Hoje estou fazendo moqueca e deixo, então, a receita da minha mousse de abacate. Ah, a receita da moqueca você também encontra aqui, ok? 

Mousse de abacate para duas pessoas:

- INGREDIENTES:
. 1 abacate pequeno
. 250 ml de leite 
. 4 colheres de sopa de açúcar 

Muito fácil de fazer!
É isso. Simples assim. Só bater no liquidificador a polpa do abacate, o leite (eu uso o sem lactose, mas pode ser o que você tiver na geladeira) e o açúcar (eu só uso o cristal, mas pode ser o refinado também.

Com o mascavo eu nunca tentei fazer, mas acredito que possa alterar o sabor da mousse.

Você também pode usar mel para adoçar a mistura!
A única dica é ir colocando o leite aos poucos porque se você colocar demais perde a consistência cremosa da mousse e acaba virando uma vitamina.

A medida de açúcar também é algo variável. Depende muito da doçura do abacate e do tanto que você gosta de doce. Aqui em casa não fazemos nada nem muito doce e nem muito salgado.

Linda e saborosa!
Dica: antes de servir é bom deixar na geladeira por umas três horas. Só não esqueça de tampá-la, ok? Se você já tiver servido as taças é só passar um papel filme por cima. Assim você evita que a sua sobremesa fique com gosto de geladeira.

Você também pode servi-la à temperatura ambiente. Pra mim, quanto mais geladinha melhor! E eu prefiro também colocá-la em taças individuais, como a da foto, porque eu acho que valoriza ainda mais a sobremesa.

Mousse pra mim e batida para o maridão!
Com essa receita, usando apenas um abacate, você vai servir duas taças, ok? Tendo mais gente para o almoço é só aumentar, proporcionalmente, os ingredientes.

Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo!

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.
  1. Boa ideia começar pela sobremesa que precisa gelar, e a moqueca foi uma agradável surpresa !!... Uma dúvida; o couro seria removido no momento de consumir o peixe, ou ele é comestível também ?... Obrigado e um grande abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Elcio, tudo bem? Que bom que você gostou de mais essa dica! Bem, lá em Minas, a gente come o surubim com a pele. E é por isso que eu não retiro o couro do peixe. Sem falar que deixa a apresentação do prato ainda mais bonita! Andei pesquisando e não encontrei nenhum site confiável onde esteja escrito que comer essa pele faz mal para a saúde... Tem gente que não gosta porque ela é gordurosa e rançosa. Eu, particularmente, não gosto do gosto da pele e sempre a retiro da posta que vou comer. Se você conseguir mais informações sobre isso agradeço, ok? Espero ter ajudado. Grande abraço!!!

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search