Chef, um road movie sobre food truck!

Por sábado, 6 de dezembro de 2014 , ,


Sim, eu amo cozinhar! Ontem à noite, assistindo ao delicioso filme "Chef", do diretor Jon Favreau (Iron Man 1 e 2) esse sentimento ficou ainda mais evidente em mim. Quem me conhece sabe da minha eterna indecisão entre TV e fogão.

Aliás, muito por conta desses dois amores (jornalismo e comida) que esse blog existe. Leve, despretensioso e com fotografia impecável, o longa é quase um documentário sobre a vida em um food truck.


Nesta apetitosa comédia de  baixo orçamento e simpatia contagiante, Favreau ataca em quatro frentes e se mostra muito talentoso. Além de produzir e dirigir, ele escreveu e estrelou uma cativante história de superação pessoal e profissional.

O filme é mais que uma aula de gastronomia ou um "case" de sucesso. Na verdade, o longa personifica o desejo de muitos cozinheiros: "mandar às favas" as convenções e seguir o próprio instinto.


"Chef" é a prova de que a materialização de um sonho pode ser real e que não existe "vida" na cozinha sem amor. Eu, particularmente, acredito muito nisso. Amo cozinhar e o faço quase todos os dias.

Quase, porque quando não estou bem deixo as panela de lado e me afasto do fogão. Porque sim, acredito na ideia de que passamos o que sentimos para o alimento! E esse também é pensamento do protagonista Carl Casper, um renomado chef de um estrelado restaurante de Los Angeles.

O personagem ama o que faz e, ao contrário do dono da casa (interpretado por Dustin Hoffman), quer inovar nas receitas e surpreender os comensais. Por não conseguir autonomia em sua própria cozinha ele continua reproduzindo o insosso menu definido pelo dono do restaurante e acaba sendo criticado por um blogueiro de gastronomia (interpretado por Oliver Platt).

Aí ele surta na frente dos clientes, quase enfia a comida da cara do blogueiro (o que me fez lembrar a cena de Catherine Zeta-Jones em "Sem Reservas") e, claro, vai para o olho da rua. A volta por cima ocorre do outro lado do país.


Em Miami, o cozinheiro decide abrir um food truck, o El Jefe, especializado em sanduíches cubanos, podendo, finalmente, usar sua criatividade e se divertir cozinhando.

Nessa empreitada, o chef conta com a participação de dois personagens importantes: o seu antigo ajudante de cozinha (interpretado por John Leguizamo), que recusa o cargo de sous chef depois da saída de Casper do restaurante, e do seu filho Percy (interpretado por Emjay Anthony), que dá um toque todo especial ao road movie!


Difícil não se apaixonar por esse garoto! O filme conta ainda com as atuações de Scarlett Johansson, Robert Downey Jr. e Sofía Vergara.

Exalando cheiro de comida boa (eu senti!), através das belíssimas imagens e de uma cuidadosa captação do "som da cozinha", o food truck do trio passa (bombando!) por Miami, New Orleans e Austin, cidades com um rico histórico de culinária e música.


Ah, uma curiosidade: os belos sanduíches mostrados são, de fato, obras de um renomado chef. O filme contou com a consultoria, que acabou virando co-produção de Roy Choi, dono do bem sucedido food truck Kogi Korean BBQ e conhecido como um dos fundadores do movimento de gastronomia de rua nos Estados Unidos.

Recomendo demais! E só pra te deixar com gostinho de quero mais, olha o trailer aí:


E se você também é um cozinheiro cinéfilo, não deixe de ler as outras resenhas de filmes gastronômicos dessa minha Vida de Cozinheiro. Tenho certeza que você vai adorar. Uma ótima "sessão pipoca" pra todos nós!

LEIA TAMBÉM:
. Hambúrguer artesanal do maridão!
. Boas surpresas da vida!
. A Sopa Paraguaya!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo!

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Você também pode gostar!

2 comentários

  1. Otima pedida!! vou dar um jeito de assistir , bjs . sds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista mesmo, Leh! Sei que você vai adorar! Abraços!

      Excluir