Suflê é uma das comidas mais práticas de se preparar! Principalmente porque pode ser o seu prato único de um almoço de domingo. Daquele fim de semana em que você está morrendo de preguiça de levantar até pra tomar água. Ou, ainda, o curinga do lanche com os amigos.
Sem falar que as possibilidades de recheio são inúmeras e eu nunca ouvi alguém dizer que não gosta de suflê. Bora fazer um então?
![]() |
Aqui em casa o favorito é o de milho! |
- INGREDIENTES:
. 1 lata de milho verde (escorrida, sem o caldo)
. 1 tira de bacon (daquele bacon em tiras que você encontra em qualquer supermercado)
. 2 xícaras de chá(480 ml)de leite (integral ou desnatado)
. ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado (cerca de 50g)
. ½ cebola cortada em cubos pequenos (brunoise)
. 4 ovos (claras e gemas separadas)
. 1/2 colher de sopa de manteiga (não vale margarina, ok?)
. 1 colher de sopa de farinha de trigo peneirada
. 1 colher de chá de sal (eu uso o meu Tempero Verde)
. noz-moscada ralada na hora
. azeite e farinha de trigo para untar e polvilhar o refratário
![]() |
Ovo Caipira! Sempre! |
Antes de qualquer coisa, pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Não se esqueça de fazer isso porque, para dar certo, assim que você preparar a receita o suflê precisa ir direto para o forno.
Com o forno ligado e os ingredientes separados, em fogo médio, coloque a manteiga na panela e frite o bacon (cortado em pedaços bem pequenos).
Com o forno ligado e os ingredientes separados, em fogo médio, coloque a manteiga na panela e frite o bacon (cortado em pedaços bem pequenos).
Em seguida, doure a cebola. Acrescente o sal e o conteúdo de uma lata de milho verde (eu gosto de sentir os grãos e acho que assim o suflê fica mais fofinho mas, se você preferir, pode processar o milho e acrescentar a pasta). Desligue o fogo e reserve a mistura.
![]() |
Cebola, pra mim, deixa tudo ainda mais gostoso! |
Na batedeira, bata as claras em neve. Atenção para o ponto: se as claras ficarem muito firmes, o suflê não vai ficar molhadinho. Comece batendo em velocidade baixa e, quando espumar, aumente para média.
Assim que as claras ficarem marcadas pelo batedor formando aquela pontinha igual ao topo do suspiro estará pronto. Todo esse processo é bem rápido, ok? Não dura nem 2 minutos.
![]() |
O melhor mesmo é fazer o suflê com o milho em espiga porque o sabor é infinitamente melhor que o do milho de lata! |
Mexa até que o creme engrosse e fique com aparência de mingau. Experimente e, se necessário, coloque mais sal. Eu costumo colocar também um pouco de pimenta do reino moída na hora.
![]() |
Use a farinha de trigo peneirada para o seu suflê não grudar no refratário... |
O que vai fazer o seu suflê crescer e ficar fofinho não é o fermento (tanto que a gente nem usa fermento nessa receita) e sim o ar das claras em neve. Por causa disso você deve acrescentá-las de forma bem suave.
Pronto! Agora é só colocar a massa em um refratário (untado com óleo ou azeite e polvinhado com farinha de trigo) de tamanho médio (cerca de 20 cm de diâmetro) e levar para assar em forno pré-aquecido por, aproximadamente, 30 minutos, ou até assar e dourar levemente.
Dica: assim que tirar o suflê do forno sirva-o imediatamente porque, em pouco tempo (e isso é normal), o suflê começa a murchar.
E se você não gosta de milho ou está afim de variar é só substituí-lo por um ingrediente de sua preferência. Pode ser frango, espinafre, cenoura, carne de sol, abobrinha. Opção é o que não falta pra você criar coragem e fazer um suflê delicioso!
Os temperos também não precisam ser só sal, pimenta do reino e noz moscada. Misturar ervas e especiarias pode deixar seu prato ainda mais saboroso!
Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo!
[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]
Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.
Postar um comentário