Patê de alho-poró!

Por quinta-feira, 9 de outubro de 2014 , ,


Patê é sempre uma boa pedida para um lanche de fim de semana ou uma entrada rápida para um jantar de última hora. O de alho-poró, então, é curinga! Chique, leve e fácil de combinar com qualquer tipo de torrada ou biscoito.

Não tem segredo: é muuuuitoooo fácil de fazer! Sempre o faço quando estou reabastecendo minhas forminhas de gelo com o "Mirepoix" (caldo base de legumes) porque para o caldo só uso as folhas do alho.

Na minha geladeira não pode faltar!
Vamos, então, aos ingredientes:

- 1 talo de alho-poró tamanho grande
- 150 gramas de cream cheese
- um punhado de gergelim preto (Nunca pesei o gergelim. Sempre coloquei no "olhômetro"... A ideia do gergelim nem é dar gosto não. É só para deixar mais bonito mesmo...)
- azeite (só uso acidez máxima 0,2%) para refogar o alho-poró
- sal e pimenta do reino moída (na hora!) para temperar

Corte o alho-poró em pedaços bem pequenos.
Em uma panela, coloque o azeite e o talo do alho-poró picado. Você pode picar igual couve, bem fininho, dividindo o talo ao meio para os "fios" do alho-poró não ficarem tão compridos. Mas se você quiser picar igual cebola (corte brunoise) fica bom também. 

Refogando o alho-poró...
Uns 5 minutos são necessários para refogá-lo. Você vai perceber que a consistência muda. Deixa de ser crocante e vai murchando... Esse é o ponto! Não acrescente água para refogá-lo, viu? É só azeite e o caldo que vai soltando do próprio alho-poró. 

Feito isso, desligue o fogo. Hora de acrescentar o cream cheese, o gergelim, o sal e a pimenta do reino. Tudo ao seu gosto, bem no "olhômetro" mesmo. Sugiro na receita 150 gramas de cream cheese, mas se você gostar com mais queijo, fique a vontade para acrescentar mais. 

Acrescentando o cream cheese...
Se quiser substituí-lo por requeijão (cuidado com a marca porque tem requeijão que é muito ralo) ou por ricota, bom também! Aliás, cozinha é isso mesmo: não tem essa de errar! Misturando um tanto de coisa boa só pode ficar bom. Rsrs...

É isso. Depois de misturado todos os ingredientes é só colocar o patê para gelar. Você pode mantê-lo na geladeira, em um pote hermeticamente fechado, por até cinco dias.

Combina muito bem com esse tipo de torrada!
Sirva-o como entrada de um belo jantar (recomendo risoto de arroz negro ou risoto de camarão), acompanhado de torradinhas ou pães caseiros. Outras opções de petisco similares que eu adoro são o molho de cogumelo Shitake e a minha banana com cara de batata

De sobremesa, se a ideia é impressionar, faça um belo Petit Gâteau de chocolate ou uma tortinha de morango desconstruída ou, ainda, um pudim cor-de-rosa. Tenho certeza que será um sucesso!

Se preferir, você também pode fazer o patê de alho-poró como petisco para um dia de sol, piscina e churrasco. Receitas bacanas que combinam bem com essa "viber", pra mim, são o peixe assado na crosta de sal, a moqueca de Surubim e a minha mousse de limão

E não esqueça de se hidratar bem, ok? Como sugestão as dicas são os sucos de couve e de abóbora e a minha água saborizada de pera!

LEIA TAMBÉM:
. Mirepoix, o Fundo de Legumes Tradicional!
. Conserva de jiló!
. Boas práticas para a vida!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo!

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Você também pode gostar!

8 comentários

  1. Respostas
    1. Que bacana, Virgínia! Fico feliz que tenha dado certo! É tão simples, né? E eu acho que fica chique e que demonstra um carinho a mais com os nossos convidados... Muito obrigada por sua audiência e pelo retorno! Precisando, conte sempre com a gente! Grande abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Eeeeee!!! Que ótimo, Ana Júlia! Fico feliz em ter ajudado! Muito obrigada pelo comentário e por sua audiência! Precisando, conte sempre com a gente! Grande abraço!

      Excluir
  3. Foi um sucesso aqui em casa, tive que ensinar para a esposa de um de meus convidados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Charles! Tudo bem? Fico feliz por vocês terem gostado da receita e, principalmente, por terem comido um patê bem mais saudável! Muito obrigada pela audiência e pelo elogio! Sinta-se sempre à vontade para participar dessa Vida de Cozinheiro! Grande abraço!

      Excluir
  4. Oi, será que fica bom se bater com mix para ficar homogêneo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Célia! Boa noite! Tudo bem? Acho que pode ficar bom sim! Nunca tentei bater o patê porque adoro mastigar esses pedacinhos de alho-poró. Mas acredito que a sua ideia pode deixar a pastinha bem interessante também. Só não esqueça de bater antes de acrescentar o gergelim. Penso que triturar o gergelim junto pode deixar a preparação escura. Sem falar que aí você perde o charme do gergelim como enfeite, né? Depois você me conta como ficou, por favor? Muito obrigada pela sua participação e por sua audiência. Conte sempre com a gente. Grande abraço!

      Excluir