Sabe aquele tipo de alimento que só faz bem? Pois é, o shitake é um deles! Pra quem não conhece, estamos falando de um cogumelo comestível, de origem japonesa, cultivado há 800 anos pelos povos orientais.
Rico em proteínas, ácido fólico (fundamental, principalmente, na dieta da gestante), vitaminas e fibras, este cogumelo possui, ainda, uma substância chamada Lentinula Edodes (um polissacarídeo anti-tumoral) que contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico.
![]() |
Cogumelo Shitake. Foto: USDA / Flickr. |
Com sabor característico e muito usado na culinária chinesa e japonesa, o shitake pode ser acrescentado em diferentes preparações: risotos, saladas, pizzas, molhos, grelhados e até strogonoff.
Uma das possibilidades de preparo com o cogumelo eu mais gosto é o creme de shitake . Um curinga da minha cozinha! Essa receita vai bem com tudo: pão, macarrão, arroz e até puro como se fosse um consommé.
É bom de qualquer jeito e harmoniza muito bem com cerveja artesanal e com vinho (sempre fui fã dos brancos, mas agora, vira e mexe, eu experimento um tinto que me agrada).
![]() |
Ciabatta e Shitake é sempre uma ótima combinação! Foto: Christine Wisnieski / Flickr. |
Anote a receita de um molho para duas pessoas:
- INGREDIENTES:
. 1 fio de azeite (dê preferência aos azeites de prensagem a frio, com acidez máxima de 0,2%)
. 100 gramas de cogumelo shitake fresco cortado em tiras
. um punhado de cebolinha
. 100 ml de vinho branco seco
. 1 pitada de sal (eu uso o meu Tempero Verde)
. pimenta do reino moída na hora
. 2 colheres de chá de amido de milho dissolvido em 50 ml de água
![]() |
Além de saboroso, Shitake é uma ótima fonte proteica! Foto: FotoosVanRobin / Flickr. |
Primeiro corte o cogumelo em tirar não muito finas para evitar que ele desmanche. Reserve. Regue com um fio de azeite a panela e leve-a ao fogo. Coloque o sal (eu uso Tempero Verde) e o shitake.
Doure, rapidamente (bem rápido mesmo, cerca de 30 segundos) o cogumelo. Retire o shitake da panela e reserve. Acrescente o vinho branco e deixe o caldo reduzir.
A ideia é fazer com que o álcool evapore e fique apenas aquele gostinho incrível do vinho. Uns dois minutinhos são suficientes. Volte com os cogumelos pra panela, acrescente o amido de milho dissolvido em água e a salsinha picada.
Tempere com pimenta do reino e, se precisar, coloque mais de sal. Assim que o molho engrossar um pouco e ganhar a consistência de creme é só desligar o fogo e servir!
Doure, rapidamente (bem rápido mesmo, cerca de 30 segundos) o cogumelo. Retire o shitake da panela e reserve. Acrescente o vinho branco e deixe o caldo reduzir.
![]() |
As tiras de cogumelo devem ser de espessura média. Foto: TheBorekaDiary / Flickr. |
Tempere com pimenta do reino e, se precisar, coloque mais de sal. Assim que o molho engrossar um pouco e ganhar a consistência de creme é só desligar o fogo e servir!
Detalhe: eu só usei sal, pimenta do reino moída na hora e salsinha. Mas você pode incrementar os seu molho com as ervas e especiarias da sua preferência. Outras dicas de aperitivo que também combinam bem com os pães e esse molho são o meu patê de alho poró e minha conserva de jiló.
Lembrando só que cogumelo é um alimento muito delicado. E que absorve bem o gosto do líquido, como se fosse uma esponja. Então cuidado com as misturas e com a quantidade dos temperos, ok? Um pouquinho a mais pode "desandar" toda a preparação.
Gostou desta postagem?
Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.
[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]
Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.
Tem que ser consumido na hora, ou dá para guardar num pote fechado na geladeira?
ResponderExcluirEi, Fernanda! Tudo bem? Cogumelo é um ingrediente bastante perecível. O ideal é consumi-lo no dia em que foi cozido. Mas se você precisar guardá-lo, coloque o molho num pote bem fechado e conserve-o em geladeira por, no máximo, 72 horas, ok? Muito obrigada por sua audiência. Conte sempre com a gente. Abraço!
ExcluirAcabei de fazer o molho servirei como tempero pra salada verde,fica muito bom .abrigado pelas dicas mari
ResponderExcluirQue ótimo! Adorei a ideia. Vou usar o molho assim aqui em casa também. Eu que agradeço pela audiência e por compartilhar sua dica com a gente. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço!
ResponderExcluir