SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

3 de out. de 2014

Tortinha de Morango descontruída!

Tortinha de Morango descontruída!


Tortinha de morango desconstruída é o mais perto que eu vou chegar de uma sobremesa "chique". Sério. Para começar, não gosto de nada doce demais. Depois, eu tenho uma dificuldade imensa em seguir receita.

Acho que é por isso que sou fascinada nessa Vida de Cozinheiro "salgada". Você tem uma margem gigantesca pra criar. E, se no fim, dá tudo errado ainda tem como consertar e criar algo novo, batizando o experimento com um nome super descolado e fazendo história. Com doces é meio difícil criar a partir do erro. Errou? Comece do zero. Dá menos trabalho e você perde menos tempo e dinheiro. 

Doce em camadas é bem mais fácil de fazer. E fica lindo.
Mas tem algumas sobremesas que, contrariando minha natureza, me fascinam. Nunca vou me cansar de fazer (e nem de comer) meu rocambole de nozes. Ou minha mousse de limão. Ou meu cheesecake de Nutella. Ou meu pudim cor-de-rosa. Ou meu Petit Gâteau de chocolate. Ou meu sorvete de abacaxi. Ou minhas trufas de chocolate. Ou, ainda, minhas casquinhas de laranja. Até que sei fazer muita receita doce, né?

Uma delas, que inclusive inspirou esse post, é a tortinha de frutas vermelhas do restaurante Feliz, em Belo Horizonte. A casa, do chef Zoroastro Passos, infelizmente não existe mais desde 2011. Mas aquela torta permanece bem viva na minha memória gustativa. Não sei se já contei isso aqui, mas o Zorô, além de excelente Chef, é um dos responsáveis por essa minha Vida de Cozinheiro. 

Eu, com 25 anos, na cozinha do restaurante Feliz, abraçada com o grande cozinheiro e Chef Anderson Valentino. Ao fundo, o meu amigo, e então dono do Feliz, o Chef Zoroastro Passos.
Foi ele quem me deu, em 2003, a primeira oportunidade numa cozinha profissional. Gratidão eterna por esse amigo querido que virou meu "chefe" e me ensinou grande parte do que eu sei de administração e de trabalho em  restaurante. 

Foi com o Zorô e com o Chef Anderson Valentino Alves, o braço direito dele, que tomei gosto pela arte de encantar através de aromas e sabores. E o clima desse restaurante verdadeiramente FELIZ acabou sendo registrado aí, nesse despretensioso vídeo que gravei em 2003. Na época, ainda nem existia o Vida de Cozinheiro. Mas eu já adorava cozinhar. Valeu demais!
        
Obrigada, Zorô! Obrigada, Anderson! Sei que já agradeci infinitas vezes, mas sempre é bom dizer: valeu, amigos queridos.

Saibam que dessa jornada incrível no Restaurante Feliz, onde eu montava saladas e sobremesas, ficou, além dos amigos, o gosto por fazer preparações simples, saborosas e delicadas. E a principal delas é, sem dúvida, a tal tortinha de frutas vermelhas. 

Não tinha frutas vermelhas e não podia deixar perder esses morangos lindos que estavam na minha geladeira.
Como não tinha geleia dessas frutas em casa e estava com um caixa de morangos "perdendo" na geladeira, resolvi adaptar a famosa receita do Zorô. E ficou ótimo.

Aí, aproveitando minha falta de habilidade com doces, decidi fazer uma “Verrine”. O termo não se refere a uma receita específica. “Verrine” é uma maneira de servir preparações doces ou salgadas em pequenas porções, num copo ou numa taça. 

Essa taça, além de linda, é super prática para servir de forma individual. Sem falar que deixa a receita ainda mais atraente.
A “Verrine”, além de linda, é fácil e rápida de montar. E a apresentação fica ainda mais bonita quando as camadas são bem diferenciadas. Por isso, abuse de cores e texturas contrastantes pra deixar sua “Verrine” ainda mais charmosa. Sem falar que "Verrine" é um coringa na vida de todo cozinheiro. Com criatividade você monta sobremesas e entradas super rápidas de fazer e que sempre agradam. 

Para fazer 8 taças da minha tortinha de morango desconstruída você vai precisar de:

- INGREDIENTES:
. 32 biscoitos tipo Maria ou Maizena
. 80 gramas de leite condensado
. 4 potes de iogurte Grego
. 2 caixas de morango picados
. 200 gramas de farinha de amêndoa

E fazer a torta é ainda mais simples. Basta lavar os morangos, picá-los em pedaços pequenos e reservar.

Não esqueça de lavar os morangos.
Misturar o iogurte, do tipo grego, com o leite condensado. E, no caso, estou usando o da marca Itambé. Não é propaganda não, mas, de todos os gregos que eu já provei, gostei mais do gosto desse. 

E o bom de usar o iogurte, em vez do creme de leite, é que o iogurte é bem menos gorduroso e tão saboroso quanto. 

Iogurte grego é um ótimo substituto para o creme de leite.
O leite condensado, pra mim, tem que ser da marca Moça. Não é frescura. O gosto e a textura, ao meu ver, é infinitamente superior aos concorrentes. 

Misturando o iogurte ao leite condensado o creme da torta não fica tão doce.
Reserve essa mistura e pique, em pedaços pequenos, o biscoito Maria. Quatro biscoitos por taça. Eu, no caso, usei o tradicional biscoito japonês chamado Sembei. Tudo porque, além de adora esses cookies, a tortinha de frutas vermelhas do restaurante Feliz era feita assim.

Sembei, o tradicional biscoito japonês.
Mas você pode usar o biscoito Maizena ou o Maria, sem problema algum. Vai ficar ótimo. A farinha de amêndoas, que custa bem caro, eu sei, também é dispensável. Mas eu recomendo usá-la porque dá um toque de requinte à sobremesa.

Farinha de amêndoa deixa essa tortinha ainda mais saborosa.
Separado todos os ingredientes, processo que você faz em cinco minutos, é só montar a torta. Mais fácil, impossível.

Coloque, por baixo de tudo, um pouco da farinha de amêndoa.
Depois acrescente uma colherada do creme de iogurte com leite condensado.
Por cima dessa mistura coloque três biscoitos picados.
E uma quantidade equivalente à duas colheres de sopa de morangos picados.
Cubra parte dos morangos com mais um pouco da mistura de iogurte e leite condensado.
Para deixar sua torta desconstruída ainda mais charmosa, finalize com a farinha de amêndoas.
Com a sobremesa montada (e linda) é só levar as taças pra geladeira por, aproximadamente, duas horas. Detalhe importante: não esqueça de cobrir cada taça com papel filme. Senão corre o risco da sua tortinha desconstruída pegar "gosto de geladeira".

Aproveite você também a praticidade da “Verrine” para encantar os seus convidados e não ter que passar a festa inteira na cozinha montando pratos. Porque o melhor mesmo dessa nossa Vida de Cozinheiro é saborear as belas receitas ao lado dos bons amigos, né?

Quer ver como é rápido montar a minha tortinha de morango desconstruída? Tem vídeo dessa receita lá no nosso canal no YouTube. Acessa e aproveite para se inscrever, por favor. O Vida de Cozinheiro agradece.
            
Ah, já ia me esquecendo: essa tortinha de morango desconstruída pode ser um ótimo "gran finale" para um almoço ou jantar especiais.

Por isso deixo aqui dicas de preparações que casam muito bem com a sobremesa. Um deles é o risoto de camarão.  belo prato feito com arroz negro. Seguindo essa linha, outra ótima opção seria, ainda, uma colorida moqueca de surubim. Pratos únicos e fáceis de fazer.

Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo!

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Escreva a palavra que deseja buscar, clique na lupa ou aperte "enter". Não se esqueça de acentuar corretamente as palavras para obter o melhor resultado.