Batatas Ensopadas e a fome da madrugada!

Por domingo, 5 de outubro de 2014 , ,


Sabe aquela hora que, de repente, você se vê com a barriga roncando? Aí você olha no relógio e percebe que já está muito tarde para começar a fazer o jantar? Não tem arroz, nem feijão, nem legumes.

Na geladeira só um punhado de batatas ocupa o espaço da gaveta. No freezer, nenhuma carne. Só o pedaço de bacon que todo cozinheiro insiste em manter "em terras geladas"... O que fazer? Um belo ensopado de batata!

Receita rápida e bem simples de preparar pra você fechar o dia com chave de ouro! Sem falar que agrada, praticamente, a todos! Muito difícil encontrar alguém que não goste de batata, não é mesmo? Então vamos lá!
Lindo e saboroso!!!
Para servir 2 pessoas eu usei:

- três pedaços de bacon em tiras
- 200 gramas de lombinho de porco
- 4 batatas médias picadas (corte chips)
- 1 colher de sobremesa de colorífico
-1 colher de sobremesa de tempero (eu uso o meu tempero verde, que tem muito pouco sal)
- 1 colher de sopa de chimichurri
- 30 talos de cebolinha verde
- 1 litro e meio de mirepoix (caldo de legumes feito em casa - veja a receita)
- 1 colher de sobremesa de amido de milho (caso você prefira o caldo mais grosso... Eu prefiro!)

O bacon dá um gostinho todo especial!
Pra fazer não tem erro! Coloque o bacon na panela e deixe dourar. Se não render um pouco de gordura, acrescente um pouquinho de azeite. Coloque, em seguida, os pedaços de lombinho de porco picados e deixe dourar mais um pouco. 


Lombinho de porco é a estrela do prato!
Acrescente o colorífico, o tempero verde (ou sal) e o chimichurri (cuidado com esse tempero porque tem pimenta calabresa. Se vc errar a mão pode comprometer o sabor da sopa!). 


Este tempero eu não deixo faltar na minha cozinha!
Corte as batatas (eu usei o processador de alimentos que deixa todo o trabalho bem mais rápido!) e coloque para dourar junto com as carnes. Por fim, acrescente o caldo de legumes e cozinhe as batatas. 

Colocando as batatas.
O ponto vai do seu gosto. Eu prefiro as batatas mais firmes, mas se cozinhar bastante e deixar amolecer as batatas, fica bom também! Acrescente, por último, a cebolinha picada.

Verdinho que deixa o prato ainda mais belo!
Pra finalizar, se você preferir o caldo mais grossinho, acrescente um pouco de amido de milho dissolvido em água e deixe ferver!

Preparação pronta! Bom demais!!!
As batatas ensopadas podem, além de matar a sua fome de fim de noite, servir como acompanhamento de receitas simples e tão saborosas quanto! Eu deixo aqui registradas as minhas preferências: peixe assado na crosta de sal e rabada deliciosa!

LEIA TAMBÉM:
. Salada de batata da tia Wandinha!
. Banana com cara de batata!
. Sopa rápida: o seu fim de noite inda melhor!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo!

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Você também pode gostar!

0 comentários