Sempre que entrava em uma loja de produtos naturais ficava admirando a cor do feijão Azuki. Aí fui pesquisar pra saber qual a diferença dele para os outros tipo de feijão. Pra quem ainda não o conhece, o Azuki é originário do Japão.
A leguminosa, pequena e vermelha, é um alimento rico em proteínas, fósforo, cálcio, ferro, potássio, zinco, fibras solúveis e vitaminas do complexo B. Na culinária japonesa, inclusive, o feijão Azuki é muito utilizado na preparação de doces com sabor suave.
Confesso que eu não gostei muito de doce feito de feijão. Passei um mês no Japão e provei várias iguarias desse tipo. Não é bom, mas é super popular. Na alimentação vegana e vegetariana (que, definitivamente, não é o meu caso) o Azuki é o ingrediente coringa de feijoadas por se tratar de um alimento leve e saudável.
![]() |
O Feijão Azuki é caro mas vale o preço. |
Como os grãos são muito pequenos, bateu aquela dúvida: cozinhar ou não na panela de pressão? Resolvi seguir minha intuição e não os coloquei na pressão.
![]() |
Deixando o feijão de molho. |
Passadas as oito horas, a mágica: o Azuki já estava bem macio, quase no ponto. Vantagem em relação aos outros grãos, principalmente para quem tem medo de usar a panela de pressão (minha irmã, que cozinha melhor que eu, tem esse medo). Agora não tem mais desculpa, viu Fabi? Já dá pra fazer feijão em casa sem utilizar a panela de pressão.
![]() |
Água filtrada para deixá-lo de molho. |
O preparo é super fácil: despeje 1 saco (1Kg) de feijão Azuki em água filtrada (em temperatura ambiente) suficiente para cobrir os grãos. Deixe o feijão de molho por oito horas. Detalhe: não precisa ficar trocando a água durante este período (do molho). Só o deixe lá (de preferência em uma tigela coberta com um pano de prato limpo).
![]() |
Eu cobri o bowl com papel filme, mas pode ser um pano de prato limpo. |
Oito horas depois, escorra a água do molho e lave bem o feijão (eu uso uma peneira). Você vai perceber que os grãos do feijão já estão bem moles (por isso não precisamos cozinhá-los depois na pressão).
Nessa hora eu divido os grãos em pequenas porções (normalmente em saquinhos plásticos) e os congelo (você pode armazenar estes saquinhos por até três meses no freezer). Uma parte do feijão eu reservo para fazer na hora (porção suficiente para ser consumida em, no máximo, 4 dias).
![]() |
Um pouquinho de óleo para refogar os grãos. |
Para continuar o cozimento (sem usar a panela de pressão) e deixá-lo no ponto é simples: em uma panela com um pouquinho de óleo (aqui em casa eu só uso óleo de amendoim) e refogue rapidamente os grãos.
Acrescente o tempero de sua preferência (eu só uso o meu Tempero Verde) e coloque água filtrada (na temperatura ambiente) até cobrir os grãos.
![]() |
Óleo de amendoim é o queridinho da minha casa. |
Eu acrescento, ainda, um pouco de alho, cebola e salsa desidratados. Tampe a panela e cozinhe, em fogo médio, até que o feijão fique totalmente macio (o suficiente para ser cortado com um garfo - o que vai demorar uns 10 minutinhos). Dica: remova, periodicamente, o excesso de espuma que fica sobre a água enquanto o feijão cozinha (esta espuma ainda é resultado da fermentação do grão e não faz mal para a saúde). Se necessário, adicione mais água.
Cozinho o feijão Azuki assim, sem colocá-lo na pressão porque, como os grãos do feijão Azuki são muito pequenos um descuido mínimo no tempo da pressão pode, facilmente, estourar os grãos.
Você pode servir o feijão Azuki em tortilhas, ensopados (o meu de batatas é uma delícia), sopas e, até mesmo, em saladas. Sem falar, é claro, na bela dupla arroz e feijão. E aí eu deixo registradas as minhas duas receitas: a de arroz integral e a de arroz branco. Bom apetite.
Gostou desta postagem?
Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo!
[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]
Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.
Olá
ResponderExcluirRealmente nunca provei, mas ontem comprei um pacotinho para provar e constatar a diferença do que as pessoas falam. Vou prepara- lo amanhã, e também não gosto da panela de pressão. -rsrs -
Obrigada pelas dicas.
Ei, Núbia! Tem que agradecer não... É um prazer poder ajudar! E aí, fez o feijão? Ficou bom? Abraços!
ExcluirKkkkk ainda bem que não só eu a ter medo desta panela! Quanto ao feijão é maravilhoso, até para os que como eu, não apreciam muito este grão, tão importante!
ExcluirPois é, Teresa. Muita gente tem medo dessa panela. A Fabi, minha irmã, até hoje não faz nada na cozinha que precise usar a pressão... Mas, realmente, nesse caso, não usar a pressão é importante para evitar que o grão desmanche. Também não gosto muito de feijão. Mas o sabor desse, pra mim, é ótimo. Muito obrigada pelo comentário e pela audiência. Precisando, conte com a gente. Abraços.
ExcluirVocê congela ele ainda cru? Fiquei com essa dúvida pela forma como está no texto.
ResponderExcluirEi, Cymadi, boa tarde! Você tem razão! Realmente o texto estava um pouco confuso... Muito obrigada por sua dúvida! Por sua causa corrigi o texto! Valeu mesmo! É isso. Esse feijão não precisa ser cozido na panela de pressão. O fato de deixá-lo de molho já amolece um pouco os grãos. Neste estágio, depois de deixar o feijão de molho, eu já o congelo, sem levá-lo antes ao fogo. Você vai ver que os grãos estão moles mas inda com aquele gosto de cru. Na hora de usar o feijão (que pode ser logo após deixá-lo de molho ou até três meses depois - no caso dos grãos congelados) é só refogar o feijão normalmente (usando os temperos de sua preferência), acrescentar água filtrada, tampar a panela e deixar o feijão acabar de cozinhar (o que vai demorar uns 10 minutinhos). Faço assim, sem colocá-lo na pressão porque, como os grãos do feijão Azuki são muito pequenos um descuido mínimo no tempo da pressão pode, facilmente, estourar os grãos. Bem, é isso. Espero ter ajudado! Mais uma vez, muito obrigada! Grande abraço.
ExcluirAmei a orientação, pois congelá - lo depois de cozido o faz ficar muito mole, e para saladas não fica legal!
ExcluirVerdade, Teresa. Principalmente para usar em saladas eu acho ser essa a melhor solução. E, pra você, que não curte muito feijão, colocá-lo na salada é uma ótima alternativa para consumir o grão... O que acha? Muito obrigada pelos elogios! Sinta-se sempre à vontade para escrever! Grande abraço!
ExcluirOlá, preparei o feijão azuki como preparo os demais, só que não dá aquele caldo Grosso, tem algum segredo?
ResponderExcluirEi, Neide, tudo bem? Pois é, o meu também não fica com o caldo grosso não. E, pra falar a verdade, eu prefiro assim... Acho que é porque minha vó Neném sempre cozinhou o feijão até os grãos desmancharem e ele ficava mais parecendo purê que feijão. Não gosto. Trauma de infância... Rsrs... Mas a dica (também da minha vó) é, depois de cozido, amassar uma parte dos grãos (1/5 do todo - pelo menos 1 concha), incorporar essa massinha ao caldo e voltar o feijão para o fogo (baixo). Assim, o amido do próprio grão vai atuar como espessante da preparação. Detalhe: esse amido só vai engrossar o caldo se você continuar aquecendo o feijão. Sem calor essa "mágica" não acontece, tá?Portanto, deixe-o no fogo até obter a espessura desejada. Outra técnica que também funciona é engrossar o caldo feijão com biomassa da banana. Dá certo porque a banana também é um espessante natural (veja no post: http://www.vidadecozinheiro.com/2015/10/biomassa-de-banana-verde.html). Agora, se você tiver sem tempo e precisar resolver o problema no mesmo instante, infelizmente o jeito é apelar para o conhecido amido de milho, que vai engrossar esse caldo em três tempos. Aqui em casa eu evito usá-lo, por conta de ser transgênico (veja no post: http://www.vidadecozinheiro.com/2015/10/bolo-transgenico.html), mas não deixa de ser uma solução... Espero que tenha ajudado, Neide! Abraços.
ExcluirEu bato no liquidificador uma porção do feijão, assim consigo engrossar o caldo
ExcluirO azuki é transgênico? Grato.
ResponderExcluirEi Ricardo! Tudo bem? Ótima pergunta! Sabe que eu nem tinha pensado em colocar essa informação no texto? Muito obrigada por nos questionar! Imagino que não seja transgênico não. Falo isso porque não existe o símbolo do transgênico (o "T") na embalagem do produto. Ainda assim, como não consegui mais informações na internet sobre o grão, mandei ontem e-mails com a sua pergunta para a Embrapa Arroz e Feijão e para a Casa Forte Distribuidora de Produtos Alimentícios, responsável pela marca de feijão azuki divulgada aí na reportagem. Assim que tiver uma resposta te dou um retorno aqui e acrescento a informação na postagem, ok? Mais uma vez, muito obrigada! Pela dúvida e pela audiência! Grande abraço!
ExcluirMari, outra informação que talvez seja importante acrescentar. Se tiver este feijão azuki, em casa, há muito tempo,diria, há mais de um ano, vai necessitar de cozer bem mais de 10 minutos. Já vou em 40m e continua demasiado al dente para o meu gosto. Para dizer a verdade, me arrependo de não o ter cozido na panela de pressão. :/
ResponderExcluirEi! Tudo bem? Sério? Não cozinhou rápido? Você deixou os grãos de molho? Eu sempre fiz deixando de um dia para o outro na água e nunca precisei de panela de pressão. Que pena que com você não deu certo. Desculpe-me por te dar uma dica que não funcionou... E muito obrigada por escrever dando um retorno pra gente. Ah, estou falando com o Duarte ou com o Miguel? Bem, se forem vocês, adorei o Mesa Marcada! Parabéns pelo site! Sejam sempre bem-vindos ao Vida de Cozinheiro. Grande abraço!
ExcluirQualquer grão quando velho demora bem mais para cozinhar. Penso que até com a intenção de preservar as propriedades nutricionais é melhor dar preferência aos grãos mais novos.
ExcluirVerdade! Excelente observação. Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Abraço.
ExcluirDeixar grãos de molho serve para tirar as toxinas como os fitatos e não só para amolecer o grão!!
ResponderExcluirVerdade, Mari! Muito bem lembrado! Vou acrescentar sua informação no meu texto. Muito obrigada pelo seu comentário e por sua audiência. Abraços.
ExcluirFiquei feliz em saber que não é necessário panela de pressao. Vou usar para salada comi em um restaurante vegetariano e gostei muito, mesmo sendo so para salada posso congelar depois de cozido? Obrigada.
ResponderExcluirEi, Adriana! Eu que agradeço pela sua audiência. Muito obrigada! Pois é, deixando o grão de molho de um dia para o outro o grão fica bem macio. Você pode congelar o grão sim. Só não esqueça que o que vai ao freezer, quando descongelado, fica bem mais mole do que estava antes de ser congelado. Por isso, ao cozinhar um feijão que será congelado em seguida, deixe-o um pouquinho mais duro, igual macarrão ao dente. Assim você diminui bastante o risco de descongelar o feijão e, em vez de um grão, encontrar uma pasta... Bem, espero ter ajudado. Conte sempre com a gente! Grande abraço!
ExcluirAmei os comentários, comprei pela primeira vez e vou cozinhar na pressão mesmo, pois estou sem tempo pra deixar primeiramente de molho. Só soube agora que fui pesquisar sobre forma de fazer o feijão Azuki.. Qual tempo devo cozinhar na panela de pressão?
ResponderExcluirOlá! Tudo bem? Muito obrigada pelos elogios. Minha vó Neném dizia que é sempre bom deixar o feijão de molho, independentemente do tipo. Eu, às vezes, esqueço de fazer isso. Aí coloco na pressão. Eu uso uma panela elétrica e sempre a coloco no modo "feijão" por 22 minutos. Cozinho, normalmente, 1 Kg de feijão de cada vez e na panela, além do feijão, só coloco água (um pouco mais que o suficiente para cobrir o grão). O feijão não sai da panela totalmente cozido, mas eu prefiro congelá-lo assim, com o grão um pouco duro. Dessa forma eu posso, ao refogá-lo, deixar a água ferver bastante para engrossar o caldo. Espero que o seu cozimento de feijão Azuki tenha dado certo e que você também tenha gostado do gosto deste grãozinho. Sinta-se sempre à vontade para interagir com a gente. Abraço.
ExcluirComo saber se o feijão Azuki está velho e impróprio para consumo antes de cozinhar?
ResponderExcluirEi, Marília! Tudo bem? Todo feijão segue a mesma lógica de avaliação do grão. Você precisa perceber se o grão não está mofado, se não apresenta cheiro forte, se não está com a coloração diferente da apresentada pelo tipo de feijão escolhido, no caso da do Azuki é um vermelho terroso e brilhante. A textura dos grão também deve ser lisa e uniforme. Tendo atenção a esses detalhes vai ser muito difícil você cozinhar um feijão estragado. Agora, se isso acontecer, você vai perceber pelo gosto. Apesar do feijão Azuki ter um sabor mais forte, esse gosto não é amargo. É agradável ao paladar. Ou seja, muito provavelmente, vai dar para identificar que o grão está estragado. Eu nunca passei por isso. Talvez porque aqui em casa eu tenha o hábito de comprar apenas o que está faltando na despensa. Ou seja, o saco de feijão raramente fica mais que 10 dias esperando para ser usado. Eu já compro, cozinho dois sacos de uma vez e congelo o feijão cozido e sem tempero. Na logística aqui de casa funciona melhor assim. Bem, espero ter ajudado. Sinta-se sempre à vontade para interagir com a gente. Abraço.
Excluir