14 de jan. de 2014

Don Peperone, comida italiana em Montevidéu!

Don Peperone, comida italiana em Montevidéu!


Comi em bons restaurantes em Montevidéu. O melhor deles, o Estrecho, já foi até assunto de um post neste blog. Mas almoço no Don Peperone foi especial. Enquanto estava saboreando o prato da foto acima fui pedida em casamento.

Ou seja, o que tornou esse almoço inesquecível foi, na verdade, o resultado dele. Dois jornalistas, uma mineira e um brasiliense, amigos virtuais há 5 anos, em sua primeira viagem como um casal, decidindo ficar juntos pelo resto da vida.

Esse almoço de noivado não planejado aconteceu num restaurante simples e bem conhecido dos moradores de Montevidéu. Honrando o nome italiano, Don Peperone é uma rede especializada em pizzas e massas.

Fachada do restaurante. O Don Peperone fica bem no centro da Cidade Velha de Montevidéu.
A casa, no horário do almoço, oferece vários pratos executivos da culinária internacional que custam, em média, 200 pesos uruguaios. E se você não for muito fã de prato feito pode optar por um farto buffet.

Nós achamos que não queríamos comer tanto e avaliamos que pagar para servir à vontade não valia a pena. Por isso decidimos pelo menu à la carte. Eu pedi o agnolotti verde, feito de massa de espinafre e recheado com ricota e nozes. E estava delicioso. Já o Thiago, meu amado noivo, pediu escalope de filet mignom à cavalo com batatas fritas.

Escalope de filet mignon à cavalo, com batatas fritas.
As duas refeições estavam igualmente deliciosas. Sem falar que o local, é aconchegante, bem decorado e tem rock como música ambiente. O atendimento também é muito bom. E é por isso que eu acho que o Don Peperone, apesar de não apresentar pratos muito sofisticados, é uma boa pedida para o seu almoço.

Vai que sentado lá, entre uma garfada e outra, você também muda a sua vida. Vai saber. Nós planejamos tudo durante um simples almoço de férias e vem dando muito certo. Depois das fotos dos pratos postadas em nossos Facebooks com a frase "almoço do noivado" o universo conspirou e a nossa trajetória seguiu conforme o combinado...

Sei que esse não é o diário de uma esposa feliz, mas não tem como falar do Don Peperone sem me lembrar daquele dia especial. Ficaram as fotos e a vontade de voltar na capital uruguaia. Registros que me fazem ver o quanto aquele pedaço da cidade é lindo.

Passeando pela Cidade Velha. Ao fundo, o prédio da famosa livraria Más Puro Verso!
Lá, bem pertinho do Don Peperone, fica a passarela de pedestres da rua Sarandí. É um trecho fechado da rua Sarandí, localizada no centro de Montevidéu, que faz a ligação da Cidade Velha com a Cidade Nova. O espaço é um dos mais charmosos da cidade e abriga um dos prédios mais lindos da região, o da livraria "Más Puro Verso".

Fachada da Más Puro Verso, no centro de Montevidéu.
Até para quem não gosta de livros o local, que existe desde 1917, é parada obrigatória. Principalmente por conta do vitral logo na entrada do espaço.

Este vitral é um dos postais da Cidade Velha! deslumbrante!
Além da escadaria e do maravilhoso vitral, o espaço abriga uma cafeteria, que também é restaurante. Mas como tinha acabado de almoçar, acabei não tomando o café deles. Confesso que fiquei com vontade de provar porque o lugar é bastante convidativo. Não sei para você mas, para mim, tomar um bom café em uma livraria é sempre uma ótima pedida.

A cafeteria fica no segundo andar da Más Puro Verso.
Saindo da Más Puro Verso seguimos a pé até a Praça da Constituição, localizada bem pertinho do trecho de pedestres da rua Sarandí. A praça é a mais antiga da capital uruguaia. Foi lá que, em 18 de julho de 1830, que se jurou a primeira constituição da recém nascida República Oriental do Uruguai.

Além da importância histórica, a Praça da Constituição merece a visita por abrigar uma das fontes mais fofas de Montevidéu. Inaugurada em 1871, ano em que a cidade passou a contar com o serviço de água potável administrado por uma empresa privada, o chafariz foi parte do contrato de concessão do abastecimento.

Praça da Constituição, no centro de Montevidéu.
Em frente a belíssima fonte fica a Catedral Metropolitana de Montevidéu, que também pode ser visitada. Aos sábados, a Praça da Constituição recebe uma feirinha de antiguidades bem interessante. Infelizmente nós não ficamos tanto tempo na cidade e não pudemos conferir, mas eu ouvi falar que é um evento imperdível.

A Catedral Metropolitana de Montevidéu é um dos belos prédios localizados na Praça da Constituição.
Para saber mais sobre nossa viagem pelo Uruguai e outros incríveis roteiros acessar o site do maridão. Te garanto que com as dicas do "Próximo Embarque" decidir o que fazer ser mais fácil do que arrumar as malas. Boa viagem pra você também!

Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo!

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search