Essa é uma das sobremesas que eu mais gosto. Primeiro porque lembra a minha infância. Quase todo fim de semana minha vovó Neném fazia "Pudim Cor-de-Rosa" ou "Cookies de Chocolate" pra gente. A sobremesa, batizada de pudim cor-de-rosa pela vovó, é um pudim de coco, com um gosto bem parecido ao do clássico Manjar Branco. A receita é bom fácil de fazer e agrada a todos em qualquer ocasião. Sem falar que fica bem bonita, né?
Eu sempre servi esse pudim numa taça grande, daquelas que a gente coloca mousse. Mas, como outro dia comprei as forminhas de quindim, resolvi inovar. Achei que essa sobremesa individual ficou um charme. Dá outra vida ao doce. Principalmente se você vai servi-lo num jantar especial, com aquele delicioso risoto de camarão...
![]() |
Ainda não fiz o quindim, mas aproveitei as forminhas pra deixar meu Pudim Cor-de-rosa ainda mais bonito. |
Para produzir uns doze pudins iguais ao da foto você vai usar:
- 1 lata de leite condensado, uma lata de creme de leite de caixinha (a receita original, da minha vó, é com leite integral, mas eu acho que o creme de leite dá um sabor especial)
- 1 vidro de leite de coco
- 100 gramas de coco ralado pra enfeitar
![]() |
Eu adoro toda sobremesa com gostinho de coco. E você? Foto: Foto: Hans / Commons.wikimedia.org |
- 100 gramas de passas sem caroço (brancas ou pretas) para enfeitar
- 50 ml de água fervente
![]() |
Essa também é uma ótima opção para você colocar o pudim. É a versão em miniatura (e individual) da taça de mousse. |
O pulo do gato dessa receita é o macete para desenformar o doce. Não adianta pensar que você vai virar a forminha de cabeça pra baixo e que o pudim vai escorregar direto pro prato porque não vai. Pelo contrário, o "trem" gruda igual chiclete. E é aí que vem a dica do dia: água quente.
![]() |
Na hora de desenformar o pudim um pouquinho de água quente é a solução. Foto: Fiarwalloe 2015 / Commons.wikimedia.org |
Não tem erro: tire da geladeira, mergulhe rapidamente a forminha na água quente e, para ajudar a soltar o doce, passe a faca da borda da forma com muito cuidado. Depois é só preencher o meio com as passas (ou frutas vermelhas) e decorar com o coco ralado.
Só mais um detalhe: faça mais doces que o número de convidados porque eu tenho certeza que todo mundo vai querer repetir.
Gostou desta postagem?
Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo!
[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]
Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.
Fantastico Mari, voltei a minha puberdade... A mãe de um amigo fazia essa sobremesa, que nós chamávamos de 'Creme Cor-de-Rosa' e, naquela época, (anos 50) só se podia fazer com Gelatina em Folhas (no caso a vermelha), que existem até hoje (incolor e vermelha), embora sejam mais caras que em pó ... Todavia, eu acho o resultado ainda mais extraordinário (hoje, eu faço das duas maneiras)... Un forte abbraccio e successo sempre, ciao !!...
ResponderExcluirVerdade! Minha vó também fazia com gelatina em folha. Ela me dava a tesoura sem ponta para eu cortar os pedacinhos da gelatina e ajudá-la a fazer o doce. Mas hoje é difícil encontrar dela em qualquer lugar, né? Esse pudim cor-de-rosa é o meu queridinho porque é um dos poucos doces que gosto e é o que mais me faz lembrar da dona Neném. Mais uma fez, muito obrigada por sua participação e seu carinho, Elcio. Beijo grande!
Excluir