Ir à Buenos Aires e não saborear um Freddo de doce de leite é como ir à Paris e não provar nenhum queijo. O sabor é tão importante para a marca que a Freddo possui oito versões desse clássico. Eu não sou muito fã de doce de leite e, por isso, pedi um copinho misturado com "Framboesa da Patagônia" que, de acordo com a atendente que me serviu, também é um dos sorvetes mais pedidos pelos clientes da loja.
A famosa soverteria argentina, inaugurada em 1969, produz "gelatos" incríveis que, na minha opinião, competem em igualdade com os sorvetes da americana Häagen-Dazs. A variedade de sabores e as releituras inovadoras do mesmo tema acabam te fazendo querer voltar sempre para experimental algo novo.
A famosa soverteria argentina, inaugurada em 1969, produz "gelatos" incríveis que, na minha opinião, competem em igualdade com os sorvetes da americana Häagen-Dazs. A variedade de sabores e as releituras inovadoras do mesmo tema acabam te fazendo querer voltar sempre para experimental algo novo.
![]() |
Com tantas opções de doce de leite fica até difícil escolher. Foto: Freddo divulgação. |
Além de ser uma referência gastronômica de Buenos Aires, a Freddo possui mais de 100 lojas espalhadas pela América do Sul. Só no Brasil são 26 sorveterias, a maioria em São Paulo. Ainda assim eu continuo achando que, apesar de ter Freddo no meu país, nada melhor que apreciar as delícias da marca durante um belo passeio pela capital da Argentina.
Aliás, Buenos Aires é um destino imperdível. Principalmente para nós brasileiros. A passagem de avião costuma ser barata, nossa moeda tem um bom valor de compra na terra dos hermanos e lá é uma das cidades mais charmosas que eu já conheci nessa minha vida de cozinheiro.
![]() |
Andando pelas ruas de Buenos Aires encantada com o verde e com a beleza das construções. |
A região recebeu esse nome em homenagem ao General Manuel Belgrano, criador da bandeira da Argentina e é um local famoso pelas "Barrancas de Belgrano", pela feira de artesanato ao ar livre, pelo estádio do River Plate e por ser um reduto chinês.
![]() |
Barrancas de Belgrano, um dos vários espaços ao ar livre da capital argentina. |
O exterior e o interior dessa paróquia foram inspirados no Panteão de Agripa, localizado em Roma. E são esses detalhes da arquitetura italiana, como a escada de mármore da entrada principal, as colunas da fachada e o capitel coríntio (que são aqueles arabescos de folhagem na ponta da coluna coríntia) que fazem da "Igreja Redonda" um ponto de visitação imperdível.
![]() |
Igreja Redonda, ao lado do Freddo, vale a visita. Foto: buenosaires54.com |
E foi por não conseguirmos entrar na igreja que ganhamos um tempinho a mais no bairro e aproveitamos para tomar um delicioso sorvete na Freddo. Eu achei essa loja da Avenida Juramento uma das mais charmosas da franquia em Buenos Aires.
![]() |
Sorveteria Freddo do bairro Belgrano em Buenos Aires, na Argentina. |
Parar lá também foi bom para dar uma olhadinha no roteiro. Queríamos conhecer a famosa El Ateneo e analisando o mapa percebemos que a livraria não ficava tão longe da Freddo Juramento. E o melhor, para chegar lá iríamos percorrer toda a extensão da avenida Cabildo, que é a continuação da avenida Santa Fé. E como a gente adora fazer esse tipo de passeio encaramos numa boa o percurso de 7 Km.
![]() |
Chegando à livraria El Ateneo, uma das mais belas do mundo. |
Na livraria El Ateneo, aproveitei o embalo e comprei um livro de cupcakes. Passamos na porta de tantas docerias bacanas ao longo do caminho que deu vontade de aprender a fazer macarrom. A El Ateneo Grang Splendid já foi considerada pelo jornal britânico "The Guardian" a segunda livraria mais bonita do mundo, perdendo apenas para uma livraria holandesa localizada dentro de uma igreja antiga.
![]() |
O interior da livraria faz jus à fama da El Ateneo. |
Eu, particularmente, não acho nenhum pouco cafona. Pelo contrário. Gosto dessa áurea "Moulin Rouge" da El Ateneo Grand Splendid. O teatro que hoje abriga a livraria foi inaugurado em 1919 e já foi palco de várias apresentações de tango de artistas consagrados, como Carlos Gardel e Roberto Firpo.
![]() |
Escolhendo os exemplares da El Ateneo que eu levaria para casa. |
Além da cúpula, as sacadas do teatro também são originais. Espaço que foi aproveitado pela livraria como cantinhos de leitura. No palco, a grande estrela hoje é o café, acompanhado de uma ótima leitura. Afinal, na El Ateneo opções não faltam: são mais de 120 mil livros expostos.
![]() |
Acabei comprando um ótimo livro sobre macarrons, da Love Food. |
O produto uruguaio é igualmente delicioso, sem falar que é outro destino que, sem dúvida, merece a sua visita. Para saber mais sobre Colônia, principalmente sobre como chegar lá, acesse o site do maridão, o Próximo Embarque.
Gostou desta postagem?
Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo!
[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]
Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.
Postar um comentário