5 de jun. de 2013

Moqueca de Surubim!

Moqueca de Surubim!


A receita de hoje eu adoro! Moqueca de surubim. Aliás, não sei porque como tão pouco peixe já que gosto tanto. E nem é caro. Pra falar a verdade, sai muito mais barato que fazer uma receita com filé mignon. Então vamos lá!

Ingredientes frescos, saudáveis e baratos!
Para a moqueca, que serve bem 6 pessoas, você vai precisar:

- 1 Kg de surubim cortado em postas
- 2 cebolas grandes
- 6 tomates
- 1 pimentão amarelo
- 4 batatas grandes cortadas em rodelas (corte "padeiro")
- 1 vidro ou uma caixinha de molho de tomate pronto
- alho em flocos, sal, azeite
- alho poró desidratado

Peixe fresco temperado com pimenta do reino moída na hora e sal marinho refinado.
A montagem do prato é bem simples! Eu gosto de fazer a moqueca em panela de barro porque eu acho que, além da apresentação ficar bem mais bonita, o barro passa um gostinho de praia para o peixe... Rsrs...

Loucura de mineiro, apaixonado pelo mar... Rsrs... Mas se você não tiver panela de barro e não tiver afim de comprar, tudo bem também! Eu já fiz essa moqueca em panelas de outros materiais e ficou ótima também!

Panela de barro é tudo de bom!
Agora, se você curte esse negócio de cozinhar a minha dica é comprar a panela! Rsrs... Bem, voltando ao prato, vamos à montagem... Muito simples! Cubra o fundo da panela com azeite (lembrando que a escolha de um azeite de qualidade é fundamental para o sucesso do prato!) e vá montando as camadas...

Primeiro os anéis de cebola.
Depois as batatas cortadas em rodelas (corte tipo padeiro).
Por cima, os tomates e os pimentões...
Finalize com as postas de peixe!
Coloque a cebola, a batata, o tomate, o pimentão e o peixe. Repita o processo.

Fica linda, não é mesmo?
Quando as duas camadas estiverem prontas, finalize com o azeite (regue sem dó, viu? rsrs...) e o molho de tomate já pronto.

Eu coloco o sal e o alho em flocos no molho de tomate porque assim fica mais fácil deixar o tempero do prato no ponto certo... Você pode ainda usar um tempero caseiro. O meu tempero verde é uma delícia! Lembrando que é melhor colocar menos sal e ter que levar o saleiro à mesa do que salgar demais e perder todo o trabalho...

Enfeitando o prato com alho poró!
Para decorar, e dar um gostinho todo especial ao prato, salpique o alho poró desidratado e leve a panela ao fogo médio por, aproximadamente, 20 minutos. Detalhe: você pode substituir o alho poró por qualquer outro tempero fresco ou desidratado, ok?

Montagem feita, panela no fogo!
Dica: mantenha a panela semi-tampada e não mexa os ingredientes porque o peixe pode desmanchar... O prato estará pronto quando a batata estiver cozida.

Cozinhe com a panela semi tampada.
Para acompanhar, faça um arroz branco bem soltinho ou, até mesmo, um bom arroz integral! Tenho certeza que vai agradar!

De sobremesa eu normalmente indico receitas mais leves ou menos doces. Eu gosto muito de servir com a moqueca a minha mousse de limão, o meu pudim cor-de-rosa ou o meu sorvete caseiro de abacaxi.

Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo!

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.
  1. Olá Mari...vou fazer essa receita para 20 pessoas +/- agora na sexta-feira santa...espero que dê certo. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Ei, Rodrigo! Que bacana! Também espero que dê certo! Não sei se você também é assim, mas quando vou cozinhar para as pessoas que amo eu fico super ansiosa. Pode ser uma receita que eu faço sempre, o receio de errar é grande. Rsrs... Sem falar que eu tenho problema para cozinhar para muita gente. Não consigo acertar no tempero quando administro panelas gigantes. O que costumo fazer nessas horas é dividir os ingredientes em duas ou em três panelas. Assim, cozinho nas proporções em que já estou acostumada. Mas sei que já deu certo aí na sua vida de cozinheiro. O mais importante de toda receita é o amor ao fazê-la. Só isso já é meio time. Tenho certeza de que será um sucesso. Lembrando que essa matéria é só uma sugestão de montagem. Siga seu coração e use tudo aquilo que você gosta. Vá provando aos poucos e pegue leve no sal porque é o único "erro" difícil de corrigir aos 49 do segundo tempo. E depois me conte como ficou, tá? Muito obrigada por sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Grande abraço!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search