5 de jun. de 2013

Moqueca de Surubim!

Moqueca de Surubim!


A receita de hoje é uma das que eu mais gosto de fazer e de comer. Moqueca de surubim. Aliás, não sei porque não faço peixe mais vezes na semana. É uma carne barata, saudável e bem saborosa. Sem falar que é uma das comidas que me faz lembrar bastante da minha amada vovó Neném.

Ingredientes frescos, saudáveis e baratos.
Para a moqueca, que serve bem 6 pessoas, você vai precisar de:

- 1 Kg de surubim cortado em postas
- 2 cebolas grandes
- 6 tomates
- 1 pimentão amarelo
- 4 batatas grandes cortadas em rodelas (corte "padeiro")
- 1 vidro ou uma caixinha de molho de tomate pronto
- alho em flocos, sal, azeite
- alho poró desidratado

Peixe fresco temperado com pimenta do reino moída na hora e sal marinho refinado.
A montagem do prato é bem simples. Eu gosto de fazer a moqueca em panela de barro porque eu acho que, além da apresentação ficar bem mais bonita, o material da panela passa um gostinho de praia para o peixe. Loucura de mineiro apaixonado pelo mar...

Mas se você não tiver panela de barro e não quiser comprar uma, tudo bem também. Eu já fiz essa moqueca em panelas de outros materiais e ficou excelente.

Panela de barro é tudo de bom.
Agora, se você curte esse negócio de cozinhar a minha dica é comprar a panela. Utensílios nunca são demais na vida do cozinheiro. Bem, voltando ao prato, vamos à montagem. Cubra o fundo da panela com azeite e vá montando as camadas.

Vale lembrar que usar um azeite de qualidade é fundamental para o sucesso do prato. Além de deixar a sua moqueca saudável, um bom azeite vai dar um gosto todo especial à preparação. Depois de colocado o azeite, espalhe os anéis de cebola, as rodelas de batata, as tiras de tomate e de pimentão e as postas de peixe. 

Primeiro os anéis de cebola.
Depois as batatas cortadas em rodelas (corte tipo padeiro).
Por cima, os tomates e os pimentões.
Finalize com as postas de peixe.
Se a sua panela for funda e comportar uma nova camada de todos os ingredientes, repita o processo. 
Quando as duas camadas estiverem prontas, finalize com o azeite. Mas regue sem dó, viu? Azeite é meio time para o sucesso de uma boa moqueca. 

Depois coloque o molho de tomate, que pode ser aquele pronto, de vidro, ou você pode se aventurar mais um pouquinho e fazer o seu próprio molho de tomate. A quantidade de molho tem que ser suficiente para deixar sua moqueca bem molhadinha porque é nesse caldo que os legumes e o peixe vão cozinhar. Se você colocar pouco molho os ingredientes vão grudar no fundo da sua panela, principalmente se ela for de barro.


Fica linda, não é mesmo?
Outro detalhe: para temperar a moqueca, eu coloco o sal e o alho em flocos no molho de tomate. Eu acho que assim fica mais fácil deixar toda a preparação salgada no ponto certo. Você pode ainda usar um tempero caseiro. O meu tempero verde é uma delícia.

Lembrando que é melhor colocar menos sal e ter que levar o saleiro à mesa do que salgar demais e perder todo o trabalho.

Enfeitando o prato com alho poró!
Com as camadas prontas, o azeite e o molho colocados na panela e a moqueca temperada é só levar a preparação ao fogo médio por, aproximadamente, 20 minutos. Para decorar, e dar um gostinho todo especial ao prato, por último eu salpico o alho poró desidratado.

Mas se você não gostar de alho poró ou não tiver o ingrediente em casa você pode substituí-lo por qualquer outro tempero fresco ou desidratado.

Montagem feita, panela no fogo!
Outra dica fundamental para o sucesso da sua moqueca é manter a panela semi-tampada durante todo o cozimento e não ficar cutucando os ingredientes com a colher porque o peixe pode desmanchar. O prato estará pronto quando a batata estiver cozida.

Cozinhe com a panela semi tampada.
Para acompanhar a moqueca, faça um arroz branco bem soltinho ou, até mesmo, um bom arroz integral. De sobremesa eu, normalmente, indico receitas mais leves ou menos doces. Eu gosto muito de servir com a moqueca a minha mousse de limão, o meu pudim cor-de-rosa ou o meu sorvete caseiro de abacaxi.

Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo!

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.
  1. Olá Mari...vou fazer essa receita para 20 pessoas +/- agora na sexta-feira santa...espero que dê certo. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Ei, Rodrigo! Que bacana! Também espero que dê certo! Não sei se você também é assim, mas quando vou cozinhar para as pessoas que amo eu fico super ansiosa. Pode ser uma receita que eu faço sempre, o receio de errar é grande. Rsrs... Sem falar que eu tenho problema para cozinhar para muita gente. Não consigo acertar no tempero quando administro panelas gigantes. O que costumo fazer nessas horas é dividir os ingredientes em duas ou em três panelas. Assim, cozinho nas proporções em que já estou acostumada. Mas sei que já deu certo aí na sua vida de cozinheiro. O mais importante de toda receita é o amor ao fazê-la. Só isso já é meio time. Tenho certeza de que será um sucesso. Lembrando que essa matéria é só uma sugestão de montagem. Siga seu coração e use tudo aquilo que você gosta. Vá provando aos poucos e pegue leve no sal porque é o único "erro" difícil de corrigir aos 49 do segundo tempo. E depois me conte como ficou, tá? Muito obrigada por sua audiência. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Grande abraço!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search