SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

22 de mai. de 2013

Rabada deliciosa!


Fazer rabada não é complicado. O mais difícil é escolher a carne. Evite comprar pedaços muito gordurosos. Aliás, esse negócio de comprar carne é algo mais importante do que você pode imaginar. Eu já disse aqui, em outra matéria, que prefiro fazer amizade com o meu açougueiro que com o meu cabeleireiro.

Para comprar a rabada fui ao Extra da Ceilândia, no DF, e ao chegar no setor de carnes, chamei a atendente para me ajudar a selecionar os melhores pedaços. A senhora que me recebeu foi muito educada. Separou as postas mais bonitas e com menos gordura. Saí de lá bem satisfeita.

A rabada tem que estar assim: corada e com pouca gordura.
A vantagem desse corte é que, além de muito saboroso, é um produto barato. Paguei R$ 8,50 no quilo da rabada. E, apesar do visual um pouco assustador (por conta da gordura e do osso), é uma carne que não tem muito mistério para fazê-la.

Com poucos cuidados sua preparação vai dar certo. A primeira dica é básica para toda carne gordurosa ou com osso: antes de cozinhá-la é importante escaldá-la na água fervendo para limpar a peça.

Escaldando a rabada...
Feito isso, tempere a rabada ao seu gosto. Eu coloquei um pouco de pimenta do reino moída na hora, sal e alho. Normalmente uso o meu tempero verde, mas fiz a receita na casa da minha sogra e lá não tinha do meu tempero.

Não coloque muito tempero com gosto marcante para não "roubar" o sabor característico da rabada, ok?
Para deixar o molho ainda mais bonito, acrescentei um pouco de colorífico. Aliás, especiarias são sempre bem-vindas na minha Vida de Cozinheiro.

Eu sempre acho que pode ficar muito bom misturar vários temperos. Tudo vai depender da sua criatividade e do seu paladar.

Acrescentando o colorífico.
Pela primeira vez resolvi fazer a receita na panela de pressão elétrica. Gostei. Demora quase que o mesmo tempo, mas o cozimento é silencioso, o que faz toda a diferença.

Panela de pressão elétrica é um item indispensável em minha cozinha.
Para dourar a carne na panela de pressão elétrica (a minha é da FunKitchen, comprada no Shoptime) é só selecionar a função do mesmo nome no painel digital, localizado na parte frontal da panela.

Dourando a carne.
Com a carne dourada, acrescentei os pedaços de tomate, de cebola e de pimentão verde. A quantidade de legumes fica ao gosto do cozinheiro. Tem gente que não gosta de cebola, tem gente que não curte pimentão. No meu caso, para um quilo de rabada, usei três tomates, duas cebolas e meio pimentão.

Depois de acrescentar os legumes e a água para o cozimento da carne é só fechar a panela e selecionar o modo "pressão". Como a carne da rabada é muito dura são necessários, pelo menos, 50 minutos para cozinhá-la. Detalhe: eu coloquei, aproximadamente, 300ml de água na panela. Normalmente essa quantidade de água é a suficiente para cobrir a carne que será cozida na pressão.

Quase pronta!
Meu sogro gosta da carne soltando do osso, já meu amor gosta do pedaço um pouco mais firme. Acabei deixando uma hora e a rabada não ficou nem desmanchando e nem dura demais. Acho que consegui agradar os dois.

Pra acompanhar a rabada nada melhor que um arroz branco, feito na hora ou, até mesmo, um bom arroz integral. De sobremesa eu normalmente faço minha mousse de limão, porque é uma receita simples e rápida de fazer. Vai bem com a rabada e a família adora. Espero que você aproveite a dica e faça sucesso com o prato também.

Só arroz como acompanhamento já é suficiente... Uma delícia!
Ajudaram na preparação dessa receita a minha sogra, Maria do Socorro Sousa, a minha cunhadinha, Julianne Sousa e o meu amor, Thiago Inter, fotógrafo oficial do "Vida de Cozinheiro". Muito obrigada, família linda que eu amo demais!

Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo!

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.
  1. Parabéns! Tudo muito bem explicado. Para mim, que nunca fiz essa receita, faria sem dúvida nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei! Muito obrigada pelo elogio e por sua audiência. Fico feliz em saber que a receita está bem explicada. Conte sempre com o Vida de Cozinheiro. Abraço.

      Excluir
    2. Só não percebi aqui a quantidade de água para o cozimento.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ei, Jonny, tudo bem? Muito obrigada pelo elogio e pela sua consideração. Você está certo, eu tinha me esquecido de mencionar a água para o cozimento. A gente que cozinha às vezes esquece de escrever esses detalhes que na nossa cabeça são óbvios, mas que não os são para quem está seguindo um passo a passo. É uma receita de carne cozida na pressão e, é claro, que tinha que citar o ingrediente "água" e a quantidade de líquido usado na receita. Muito obrigada por perceber e por me informar esse erro. Graças a você eu já o corrigi. Valeu mesmo por avisar! Grande abraço!

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Escreva a palavra que deseja buscar, clique na lupa ou aperte "enter". Não se esqueça de acentuar corretamente as palavras para obter o melhor resultado.