Petit Gâteau de Chocolate!

Por terça-feira, 21 de maio de 2013 , , , ,


Hoje resolvi fazer o Petit Gâteau que minha cunhada tinha me pedido há tempos. Muito fácil! Sem falar que é uma sobremesa que agrada a maioria e impressiona. Afinal, muito difícil encontrar alguém que não goste de chocolate, né?

Eu não sou muito fã do ingrediente mas o Thiago, meu maridão, adora! Por isso sobremesa de chocolate é o que não falta lá em casa! Em jantares especiais ou tem Petit Gâteau ou Cheesecake de Nutella ou, ainda, Trufa de Chocolate. E o sucesso é sempre o mesmo! Rsrs...

Para fazer esses deliciosos bolinhos os ingredientes são:

- 1 Kg de chocolate meio amargo
- 500 gramas de manteiga sem sal
- 350 gramas de farinha de trigo
- 150 gramas de açúcar refinado
- 18 ovos

Picando o chocolate...
O sorvete é opcional, mas combina bem... Em se tratando de petit de chocolate o que harmoniza melhor é o de creme, mas vale experimentar de pistache, passas ao rum ou até mesmo o meu sorvete caseiro de abacaxi.

O modo de preparo é muito simples: você vai precisar de um fogão, uma batedeira e utensílios de cozinha.

Primeiro corte a barra de chocolate em pedaços menores para ficar mais fácil de derreter. Coloque os pedaços em uma panela ou tigela e leve ao fogo em banho maria. Quando o chocolate estiver completamente derretido, tire do fogo e acrescente os pedaços de manteiga.

Não vale margarina, viu?
A receita manda colocar 500 gramas de manteiga. Só que o tablete de manteiga Itambé tem 200 gramas... Por causa disso, eu só uso dois tabletes.

O chocolate já tem muuuuuitaaaaa gordura e, sinceramente, esses 100 gramas não fazem a menor diferença no resultado final... Só não esquecer de comprar a manteiga sem sal! E não vale margarina, viu?
Batendo os ovos...
Depois de derretida a manteiga e o chocolate, reserve a mistura. No recipiente da batedeira acrescente os 18 ovos e bata por uns 2 minutos. Depois coloque o açúcar e bata novamente por, aproximadamente, 3 minutos.

Colocando o açúcar refinado...
Feito isso, usando uma colher, acrescente a mistura de chocolate e manteiga aos ovos batidos.

Acrescentando a mistura de chocolate aos ovos...
Mexa bem até a mistura ficar uniforme.

Já está quase com cara de massa...
Depois, coloque a farinha de trigo peneirada. Simples, não é mesmo?

Colocando a farinha peneirada...
Agora só falta untar as forminhas de alumínio. Pra quem ainda não tem, essas forminhas são uma ótima aquisição e servem para incrementar várias receitas!

Meu bolo, inclusive, fica ainda mais bonito só por conta dessas pecinhas! E o melhor: elas custam baratinho!

As formas de alumínio devem ser untadas com manteiga, ok?
Comprei no Taguacenter (centro comercial em Taguatinga, no DF) por R$ 12,00 o saquinho com 12 unidades...

Para untar as formas, você pode usar óleo. Mas só pra untar, viu??? E a farinha de trigo, neste caso, não precisa ser peneirada...

Prontas para receberem a massa...
Prontas para ir ao forno...
Agora é só encher as forminhas (muito cuidado com a quantidade de massa. O ideal é encher 2/3 da forma), colocar no forno pré-aquecido (200 graus) e esperar... Seus petit gateaus vão ficar prontos em aproximadamente 10 minutos.

Depende, é claro, da potência do forno. O macete pra saber se já está bom é notar uma fina camada de massa já cozida na parte de cima do bolinho. O ideal é que sua sobremesa fique cremosa por dentro.

Cozinhando para a família... Tem coisa melhor????
Para desenformar, sem quebrar, deixe o petit descansar por uns dois minutinhos depois que tirar do forno. Aí é só decorar o prato, de preferência individual, e servir. Tenho certeza que vai fazer o maior sucesso!

Ah, faltou uma coisa muuuitooo importante!!! Pra fazer essa receita, contei com a ajuda imprescindível da minha sogrinha Maria do Socorro e da minha cunhadinha, Julianne Sousa. As belas fotos são do meu amor, Thiago Interaminense. Obrigada, família que eu amo demais!!!

LEIA TAMBÉM:
. Trufas de chocolate!
. Tortinha de morango desconstruída!
. Cheesecake de Nutella!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo!

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Você também pode gostar!

0 comentários