Quem Somos

Mari Bontempo, a Cozinheira!
Olá! Muito prazer! Sou Mari Bontempo. Sou uma curiosa pesquisadora de aromas e sabores. Jornalista por profissão e cozinheira por vocação... Sou formada em Comunicação Social pela PUC Minas, pós-graduada em pós-produção para TV, Cinema e Novas Mídias pela UNA e técnica em Comunicação Visual pelo INAP.

Trabalho há 21 anos em TV e, nesta área, já fui repórter, produtora, cinegrafista, apresentadora, editora de texto e imagem, editora finalizadora e diretora de TV. Na gastronomia, minha formação inicial foi o curso de especialização do Senac Minas, concluído em 2011.

No mercado, trabalhei nos renomados restaurantes mineiros "Hermengarda" e "Feliz". Apesar da minha formação tardia, sempre cozinhei. Muito do que sei aprendi com minha avó (a querida dona Neném) e com meu pai. Foram ensinamentos valiosos e marcantes...

Tanto que, cozinhar, pra mim, é um ato de amor... Sou fascinada por essa transformação do alimento que produz novos gostos e cheiros... Acredito na máxima: "você é o que você come" e tento me alimentar da forma mais saudável possível...

Por conta de um problema de saúde (tenho duas cirurgias no coração) passei a me preocupar ainda mais com minha alimentação. Compro besteira??? Claro! Sou normal! Na minha despensa também tem salgadinho de pacote e minhas sextas-feiras são brindadas com cerveja (sempre artesanal!) e copa (adoro embutidos!)...

Mas essas extravagâncias, graças a Deus, são exceções... No meu dia-a-dia priorizo os ingredientes frescos, a variedade de cores no meu prato e os nutrientes presentes em minhas preparações...

Cuidados que se convertem em saúde! Energia para viver, ainda melhor, essa Vida de Cozinheiro!

Minha Cozinha, meu laboratório!
Passei um tempão "ruminando" a ideia de montar uma cozinha pra mim... Um lugar onde eu pudesse fazer experiências, reunir os amigos, dar aulas e elaborar alguns jantares temáticos.

Pesquisei os melhores equipamentos (ainda tenho muita vontade de comprar um forno combinado... Rsrs...), fiz inúmeras planilhas de custos, fechei uma parte da casa da minha mãe com um toldo (caríssimo!), garimpei alguns móveis na rua Itapecerica (adoro coisa antiga!), em BH, e montei!

Ficou linda!!!! Bem decorada, aconchegante... A minha cara!!! Aí??? Aí o mundo girou, o coração falou mais alto, eu me mudei pra Brasília pra ficar pertinho do meu amor, fechei a cozinha e nem cheguei a estrear o fogão... Da cozinha dos meu sonhos restou, apenas, a foto... 

Cozinha montada na casa da mamãe, em Nova Lima...
Mas a vida seguiu e eu mudei pra melhor! Os utensílios foram na mudança e uma nova cozinha foi ganhando forma. Não é tão grande e nem tem verde, cheiro de mato ou sol na cara... Mas também tem amor, tem paixão, tem uma vontade ainda maior de fazer a comida perfeita!

Não, não cozinho mais para os meus amigos, não faço o prato preferido da minha irmã e nem bagunço mais a casa da minha mãe... Agora cozinho pra minha nova família! Somos eu, o Thiago e um prato novo a cada dia!!!!

Sempre feliz, porque nos dias tristes nem me atrevo a ligar o fogão. Porque sei, como bem escreveu meu querido amigo e Chef, Beto Haddad, "para cozinhar é preciso muito mais do que um fogão"... E todo esse "resto", graças a Deus, eu tenho!

Posso não saber tudo e nem saber muito, mas gosto de aprender e amo o que faço! Seja, também, bem vindo à este lugar de gente feliz!

Thiago Inter, meu Fotógrafo!
Sim! A gente também come com os olhos! Aliás, normalmente, primeiro apreciamos, sentimos o cheiro e depois comemos... Visual que faz toda a diferença, principalmente em um blog gastronômico!

E isso, caro leitor, temos de melhor! As imagens inspiradoras de pratos e ingredientes são um conteúdo à parte nesta Vida de Cozinheiro... E Thiago Inter é o responsável por te deixar, literalmente, com água na boca...

Jornalista de TV, fotógrafo e, por definição própria, viajante amador-avançado, ele é o meu parceiro neste projeto. Juntos, percorremos esse universo das mais diversas formas: através de viagens, relatadas no site Próximo Embarque, dos jantares com os amigos e no nosso dia-a-dia em família.

Um casamento de ideias, ideais e realizações...