Minha água saborizada de Pera!

Por segunda-feira, 1 de janeiro de 2018 , , , , ,

Água saborizada de pera, uma ótima bebida para 2018!
Sabe aquelas listinhas de Ano Novo? Também fiz a minha. Aliás, todo dia 31 de dezembro, pra mim, é a mesma coisa: pensar no que fiz, no que deixei de fazer e reavaliar umas prioridades. E alimentação saudável está sempre no topo do ranking!

Mas não é só de comida de qualidade que o nosso corpo precisa não. A gente também não pode se descuidar das bebidas! Já disse aqui o quanto é importante ingerir água regularmente. O recomendável pelos especialistas é beber, no mínimo 8 copos de 250 ml por dia.

Beba de 2 a 3 litros de água por dia! Sua saúde agradece!
Mas ficar bebendo água o tempo todo não é tão fácil assim. Chega uma hora que enjoa. É por isso que aqui em casa eu sempre faço a minha água saborizada.

A receita caseira inclui na composição esses dois átomos de hidrogênio enlaçados à um átomo de oxigênio (H2O), tão importantes tão necessários ao corpo sedento. E tem mais: "tira da água" essa velha ideia de ser incolor, inodora e insípida!

Cores, aromas e sabores! Nada de água insossa!
E isso é que é o mais bacana da preparação! Mas não confunda as coisas: não estou falando daquelas águas saborizadas que você encontra nas prateleiras do supermercado. Mesmo porque esses produtos estão mais para um refrigerante (com roupagem moderna) que pra H2O.

Sim, caro cozinheiro, as versões industrializadas da água com sabor (muitas delas levemente gaseificadas), mostradas na propaganda como uma alternativa saudável ao refrigerante, são bem similares aos sucos em pó em relação ao valor nutricional, apresentando teor reduzido de vitaminas e minerais e quantidades consideráveis de sódio e aditivos químicos.

Não se engane: produtos desse tipo nada mais são que refrigerantes com uma roupagem descolada!
Mais uma vez citando informações do site da Coca-Cola, sua água saborizada contém: água gaseificada, suco de limão, aroma natural, conservadores sorbato de potássio e benzoato de sódio, edulcorantes aspartame (21 mg) e acesulfame de potássio (5 mg) por 100 ml, regulador de acidez ácido cítrico e sequestrante EDTA cálcio dissódico.

Não contém quantidade significativa de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e fibra alimentar. Não contém glúten.
Ficha técnica da "Aquarius". Foto: Print screen do site da Coca-Cola Brasil.
Viu? Não adianta investir nesse tipo de produto para substituir o refrigerante. Basta ler o rótulo! E pelo menos agora, graças a Deus, já tem muita gente lendo.

Tanto que a gigante do ramo de bebidas mundial acabou de lançar no Brasil (em novembro de 2017) a tal "Crystal Sparkling" afirmando ser uma bebida feita apenas com água e aromatizantes naturais.

Bem, nem vou entrar nesse "terreno pantanoso", como diria o maridão. Verdade ou não, de uma coisa eu tenho certeza: não vou pagar caro (mais ou menos 4 reais) pra beber uma água com limão espremido. Isso eu faço em casa. Fica muito mais saboroso e barato!

Divulgação da nova "Crystal Sparkling". Foto: Print screen do site da Coca-Cola Brasil.
Sendo assim, o verdadeiro "pulo do gato" é a água aromatizada naturalmente, que você pode (e deve) fazer em casa. É mais leve que suco e mais gostosa que água natural.

E, além da ausência de produtos químicos, o mais legal é que dá para misturar ingredientes diversos (ervas, frutas, vegetais, especiarias), criando sabores inusitados!

Contendo substâncias importantes para a saúde, a água saborizada ainda dá um toque todo especial à decoração da sua mesa. Deixo aqui, a receita que sempre faço aqui em casa, usando pera, anis-estrelado, cardamomo e hortelã. 

Uma suqueira bonita faz toda a diferença!
ÁGUA SABORIZADA DE PERA:

- Ingredientes:

. duas peras cortadas em fatias bem finas 
. um anis-estrelado 
. quatro grãos de cardamomo 
. dois litros de água natural em temperatura ambiente 
. um ramo de hortelã

Pra mim, hortelã vai bem com tudo! Numa farofa, num chá e na minha água saborizada!
Tá vendo, é bem simples! Basta seguir algumas dicas que não tem erro. Primeiro: sempre utilize água filtrada e deixe a mistura descansar (na geladeira) por, pelo menos, 6 horas para acentuar o sabor, ok? Experimente utilizar especiarias, ainda que você não goste muito.

Aqui em casa eu sempre tenho alguma dessas preciosidades no armário. Dessa vez eu usei anis. A estrelinha, pra mim, concede à minha água saborizada um gostinho refrescante! Me faz lembrar, inclusive, do "Halls de Anis", bem ao estilo Anos 80.

Anis é uma estrela que, além de bonita, tem um sabor bem marcante!
Mas eu já fiz a minha água saborizada usando gengibre e ficou uma delícia também. Você vai se surpreender com o sabor! Aliás esse negócio de sabor é tão subjetivo, né? Você tem que testar a mistura, provar e só aí decidir se gosta ou se "combina".

Só não vale misturar ingredientes muito fortes, ok? Você até pode, claro! A bebida é sua. Mas eu não aconselho não porque sabores intensos juntos podem desandar a sua água. Mas tentar receitas inovadoras é sempre legal, né?

Gengibre também pode deixar sua água saborizada bem interessante!
Além das especiarias, frutas cítricas são muito bem-vindas. Você pode, ainda, se tiver usando fruta que contenha sumo, para acentuar o sabor dela na água, além das rodelas, esprema também um pouco do suco. Vai ficar muito bom!

Pra encerrar, deixo aqui registrada uma pequena lista com alguns erros facilmente cometidos quando começamos a testar nossas águas saborizadas e que podem ser evitados:

. Alecrim, manjericão e lavanda têm sabor intenso. A dica é colocar só um galhinho para não ficar com o sabor muito acentuado. Hortelã e capim-limão são mais suaves.

Água com limão é um clássico, né? Sem falar que uma rodelas dessa frutinha aí deixam tudo ainda mais bonito!
. As frutas cítricas devem ser, sempre, cortadas em rodelas porque dá um efeito visual mais bonito à jarra.

. Use, de preferência, um recipiente transparente (pode ser uma jarra, um pote, uma suqueira) e de vidro (eu nunca uso plástico para não deixar cheio e gosto na preparação) porque a água saborizada também é muito bonita e pode ser usada para decorar a mesa.

. Não há necessidade de adoçá-la porque o açúcar da fruta já dará o sabor à água.

Servidos? Tenho certeza que sua água saborizada vai fazer o maior sucesso!
Independentemente da preparação, o ideal é consumi-la rápido, pois as frutas podem fermentar e alterar o gosto do líquido. Conserve a sua água saborizada sempre na geladeira, pois o açúcar das frutas facilita a fermentação à temperatura ambiente.

Ah, já ia esquecendo: a água saborizada é uma bebida que combina bem com festas. Impressiona e sempre agrada! E um bom acompanhamento para o meu patê de alho-poró servido com um pão integral caseiro!

LEIA TAMBÉM:
. Beba com sabedoria!
. Tereré, o chá gelado paraguayo!
. O suco de abóbora da Mari Bontempo!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Você também pode gostar!

2 comentários

  1. Ciao Mari... Il tuo articolo è molto ricco di contenuto, come al solito. Semplicemente ottimo... Complimenti!... Lo condividerò con il tuo permesso, ovviamentee e un grande abbraccio !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, meu querido! Você sempre muito gentil, né? Mais uma vez, muito obrigada! Pelos elogios, pela audiência e por divulgar o nosso trabalho! Seja sempre bem-vindo! Grande abraço!

      Excluir