Inhame cru pode causar alergia!

Por segunda-feira, 19 de junho de 2017 , , ,

Inhame-coco ou Taro pode causar alergia!
Muito cuidado ao descascar inhame cru! Aconteceu ontem comigo uma coisa surreal. Estava descascando o alimento quando senti, de repente, uma picada, igual ao de uma formiga.

Olhei pra minha mão e vi um pontinho preto. Achei que fosse um bicho. Não dei importância e continuei descascando o vegetal. Dois minutos depois minhas mãos estavam queimando!

As duas ficaram vermelhas, bem inchadas, coçando e ardendo bastante. Fiquei desesperada. A sensação é horrível! Imediatamente larguei o inhame na pia da cozinha e corri para o banheiro.

Passei álcool em gel e nada. Nenhuma melhora. Aí lembrei do Bepantol. Besuntei as mãos e também não tive nenhum resultado positivo.

Passo Bepantol em tudo. Mas, dessa vez, não adiantou... Foto: makesobrerodas.com.br
Fui ficando desorientada porque percebi, naquele momento, que se tratava de uma reação alérgica. E a única vez que tinha passado por isso foi descascando alho.

Cheguei a ter falta de ar e a desmaiar por conta da reação do alho na minha mão (desde então, para fazer o meu tempero verde, eu só compro alho descascado). E, por conta dessa lembrança, que o caldo entornou de vez. Quase surtei só de pensar que passaria por tudo isso outra vez.

A única alergia que tive na vida foi ao descascar alho. Desesperei.
Enfiei as mãos no congelador, passei água quente (quase fervendo), esfreguei as mãos com bucha e sabão, cocei até ferir a pele e comecei a me arrumar pra ir ao hospital.

Então, como por um milagre, lembrei do Polaramine. Acho que Deus sentiu meu desespero e me iluminou.

Contando assim pode até parecer drama. Mas não foi. Não desejo o que passei ontem pra ninguém e é por isso que estou publicando esse alerta aqui.
Muito cuidado com a automedicação, ok?
Bem, depois do Polaramine, que é um remédio anti-alérgico, foi só alegria. As mãos começaram a desinchar, pararam de arder e a coloração foi voltando ao normal.

Todo esse susto durou cerca de vinte minutos mas pra mim, sozinha naquela cozinha, pareceu uma eternidade.

Tenho consciência que praticar automedicação não é o ideal e, muito menos, aconselhável, mas tenho certeza que qualquer um no meu lugar, tomaria até remédio de reação adversa desconhecida. Porque eu sei que o Polaramine resolve o problema e depois te derruba.

Fiquei muito mole por conta da reação do Polaramine. A Evie, minha filha de pelo, cuidou de mim...
Aliás, passei quatro horas dormindo por conta do efeito do remédio. Mas se não o tivesse tomado, não sei como poderia ter terminado essa história.

Mais tarde, depois de tudo, fui pesquisar na internet e descobri que o problema não estava na minha pele especificamente.

Nem se tratava de reação alérgica a um possível agrotóxico ou bicho que tivesse "passado" pelo inhame durante esse processo campo-supermercado.

Achei que algum bicho tivesse "contaminado" o inhame...
Descobri que na casca desse tipo de inhame, conhecido em algumas regiões por inhame-coco ou "taro", existe um ácido chamado ácido oxálico que pode provocar, em algumas pessoas, coceira, inchaço e vermelhidão.

E mais, isso só acontece ao manipular o inhame cru. Depois de cozido, esse tubérculo se torna totalmente inofensivo até aos alérgicos.

Inhame-coco ou taro: um possível agente causador de alergia.
Para saber se você também tem alergia ao inhame-coco, ou taro, é fácil. Basta encostar um pedacinho da casca dele no seu antebraço. Se a região começar a coçar ou ficar vermelha está constatado: você é alérgico.

Mas eu entendo se você nem quiser arriscar a fazer o teste. Tem um procedimento bem mais simples que, aliás, eu seguirei a partir de hoje: sempre usar luvas para descascar qualquer vegetal. Assim, com essa regrinha básica, você evita o problema.

Luvas cirúrgicas. Uma boa dica para evitar a contaminação. Foto: Werneuchen / commons.wikimedia.org
Se você não tiver luvas cirúrgicas ou de borracha em casa e tiver que descascar o taro o "pulo-do-gato", que vai fazer com que você evite um possível contato com os cristais de oxalato de cálcio presentes nessa variedade de inhame, é cozinhá-lo com casca e, só depois de cozido, manuseá-lo.

O inhame-coco cozido não causa alergia.
Outro cuidado em relação ao inhame-coco, de extrema importância, é nunca usá-lo cru em uma receita. Afinal, ainda que você não tenha alergia ao ácido oxálico, outra pessoa pode ter e passar muito mal com o consumo da preparação.

Então, nada de colocá-lo em sucos ou sopas sem estar cozido, ok? E um último detalhe, que muita gente (inclusive eu) faz confusão: inhame e cará são dois elementos distintos.

Normalmente a gente se refere aos dois como se fossem o mesmo alimento, mas não são. Pra começar, inhame é um rizoma e cará um tubérculo.

Cará ou inhame? Bem, a gôndola do supermercado me diz que é cará...
E, pra quem fica na dúvida na hora de comprá-los, é só ficar atento: o inhame é redondo e tem muitos pelos pequenos. Já o cará, normalmente, é mais liso e comprido.

Não sei se é verdade porque não sou nutricionista mas, pelo que pesquisei, esses dois alimentos, também possuem propriedades diferentes. E, nesse quesito, o inhame "ganha" do cará por ter mais que o dobro de potássio, fundamental para o controle da pressão arterial.

O inhame possui ainda o dobro de fósforo existente no cará. Em contrapartida, o inhame "perde" para o cará na avaliação das fibras, já que o cará apresenta 5 vezes mais fibras que o inhame.

Vale ressaltar, ainda, que esses "primos distantes" auxiliam no processo de controle de absorção de açúcar e colesterol pelo organismo. Inhame e cará também apresentam grande concentração de ferro, contribuindo no tratamento da anemia.

Cará-moela ou cará-do-ar...
Existe ainda o cará-moela ou cará-do-ar. Esse tipo não é comprido e tem um formato bem característico. Como o nome diz, parece uma moela. Eu, romântica que sou, já vejo um coração.

A planta também é conhecida como cará-do-ar porque é uma trepadeira que produz batatas suspensas, igual ao chuchu. Aliás, o cará-do-ar e o taro são mais fáceis de identificar não é mesmo?

Três vegetais distintos (da esquerda para a direita): inhame-coco ou taro / cará  / cará-do-ar
Reforçando que, pela minha experiência, pude comprovar que tenho alergia somente ao inhame-coco. Não li nada sobre os outros tipos de inhame ou cará provocarem alergias e nem senti nenhuma reação estranha ao manusear o cará ou o cará-do-ar ou a batata-doce.

Talvez você também seja alérgico ao taro. Ou não. Eu, sinceramente, espero que não. Mas se, ao manipular o inhame-coco ou algum desses produtos citados acima, você passar por por uma situação semelhante à descrita por mim, não se desespere. Lave imediatamente as mãos com água e sabão neutro.

Se suas mão começarem a coçar, lave-as imediatamente com água e sabão neutro. Foto: cleanworks.com.au
E procure, o mais rápido possível, um farmacêutico, um clínico geral ou o posto de saúde mais perto da sua casa. Certamente um bom profissional de saúde vai te auxiliar na compra do remédio anti-alérgico ideal para o seu caso.

Você vai ver que em poucos minutos tudo voltará ao normal. E, assim que o susto passar, volte pra cozinha sem traumas. Termine a sua preparação e saboreie, sem medo, o belo inhame cozido!

Inhame é tudo de bom! Mas tem que estar cozido, ok?
LEIA TAMBÉM:
. Boas práticas para a vida!
. Arroz com arsênio?
. Jambo, a fruta com gosto de perfume!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.


Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Você também pode gostar!

40 comentários

  1. Acabei de ter a mesma reação na pele descascando inhame moela e Sá postagem me ajudou demais, obrigada por compartilhar sua experiência, me tranquilizou quanto ao consumo do mesmo cozido. Quanto a sensação descrita, foi idêntica e vc não exagerou em nenhum momento. 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Bellzinha! Tudo bem? Que bom que meu relato te ajudou a não desesperar e que ótimo você estar melhor! Graças a Deus! Pois é, lendo parece exagero mas só quem já sentiu na pele sabe o que é, não é mesmo? Muito obrigada por compartilhar sua experiência. Conte sempre com a gente! Grande abraço!

      Excluir
  2. Também acabei de ter a reação ao inhame côco/taro... tomei Loratil e passou! Ainda bem que tinha o antialérgico em casa! Obrigada pelo relato! Me tranquilizou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus que deu tudo certo! Que bom que eu pude ajudar de alguma forma. É desesperador mesmo, né? A vantagem é que, com o medicamento certo, a dor passa rápido. Muito obrigada por sua audiência. Precisando, conte com a gente! Grande abraço!

      Excluir
  3. Nossa acabou de acontecer comigo deus me livre que sensação horrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já está melhor, Cristian? Espero que o efeito tenha passado rápido. Assusta e dói bastante mesmo... Mas, graças a Deus, tem solução, né? Muito obrigada pela sua audiência. Abraços.

      Excluir
  4. Acabei de passar pelo mesmo. Mas foi somente em dois lugares pequenos e preferi passar pomada anti alérgica. Por enquanto tá melhorando ainda... ufa e obrigado pelo sei relato foi muito útil!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que eu consegui ajudar de alguma forma! Espero que você esteja melhor. Precisando, conte com a gente. Muito obrigada por sua audiência. Abraços.

      Excluir
  5. Olá, pessoal! Essa sensação é desesperadora!!!!!! Ns primeira que descasque inhame cru, quase morri de aflição! Dá vontade de sair correndo e tudo a minha volta me incomoda... Eu usei Betenovate Creme no local... (quase o braço inteiro), depois de lavar com água e sabão e ficar de molho no gelo. Deus do céu! Parece instrumento de tortura:(
    Obrigada por compartilhar. Valeu muuuito saber sobre sua experiência. Abs a todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rox! Fico feliz em saber que você está bem! Realmente é desesperador. Acho que foi a pior sensação que já senti na pele. Que bom que consegui te ajudar de alguma forma. Muito obrigada pela audiência e por compartilhar sua solução aqui no Vida de Cozinheiro! Conte sempre com a gente! Grande abraço!

      Excluir
  6. Nossa, sensação muito ruim mesmo! Fiquei meio que desesperado, fui cozinhar e ia bater no liquidificador e beber, más ai veio a reação alérgica graças a Deus, pois imagino se tivesse bebido iria para no hospital, lavei com muito sabão de base vegetal passei álcool em gel, foi melhorando gradativamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Dyego! Tudo bem? Que ótimo que você está melhor! E graças a Deus que você não bebeu o inhame cru! Que bom que você não precisou tomar remédio porque o antialérgico é muito forte! Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente! Grande abraço!

      Excluir
  7. Puts. Isso acabou de acontecer comigo. Daí fui pesquisar o porquê e achei sua postagem. O curioso é que no meu caso já descasquei inhame outras vezes e isso nunca havia acontecido. Também fiquei desesperada. Por sorte tenho Polaramine em casa e besuntei minhas mãos com a pomada depois de ter lido o texto. Obrigada por compartilhar sua experiência. Ajudou e muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Paula! Tudo bem? Graças a Deus você está bem! Fico feliz em ter te ajudado de alguma forma! Pois é, comigo foi a mesma coisa. Também já havia descascado inhame outras vezes e nunca tinha acontecido nada... Polaramine é forte e eu nem gosto de ficar indicando remédio. Aliás, não sou médica e nem nutricionista por isso aqui no Vida de Cozinheiro eu evito prescrever qualquer coisa. Mas, realmente, se não tivesse tomado o antialérgico naquele dia eu não sei o que teria sido de mim... Surreal essa sensação, né? Que bom que passou logo e que agora está tudo bem com você! Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Seja sempre bem-vinda! Grande abraço!

      Excluir
  8. Avemaria. E tem gente postando na internet o leite de inhame. Dizem que é só fazer e tomar. Deus me livre de acreditar em tudo que esse povo diz. Imagina essas reações dentro do organismo? É suicídio. Obrigada a todos que compartilharam. Inhame ou cará crus nem pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Dilma. As pessoas fazem coisas, principalmente nessa área da alimentação, sem nem saber se um processo é seguro. O que elas esquecem é que comida também pode matar. Muito obrigada por sua audiência. Seja sempre bem-vinda. Abraços.

      Excluir
    2. Pelo que pesquisei em um outro site, é possível utilizar o inhame em sucos e leite de inhame sem o risco de reação alérgica. Para isso, basta colocar o inhame inteiro dentro do microondas e cozinhá-lo por 30s em potência máxima.
      A explicação é que este breve cozimento tem a capacidade de anular o ácido oxálico, o que causa a irritação/alergia.

      Excluir
    3. Isso mesmo, Sanete. Inhame cozido não causa alergia. Muito obrigada por compartilhar essa informação com a gente. Bom saber que apenas 30 segundos no microondas são capazes de anular o efeito do ácido. Seja sempre bem-vinda ao Vida de Cozinheiro. Abraço.

      Excluir
  9. Acabou de acontecer comigo, lavei com detergente e nada, lavei com vinagre e deixei uns segundos e já aliviou bem graças a Deus!
    Minha duvida era sobre o consumo pós alergia, me ajudou mt, vou arriscar! Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Suellem. Tudo bem? Que ótimo que deu tudo certo! Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente! Não esqueça de consumir o inhame sempre cozido, ok? Espero que você não tenha problema em comer o ingrediente cozido. Depois escreva contando como fio, tá? Seja sempre bem-vinda! Grande abraço!

      Excluir
  10. Sempre acontece comigo e hoje fui pesquisar e achei esse site. Não sabia que era alergia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Tathiana. Tudo bem? Comigo isso nunca tinha acontecido. E depois também não aconteceu mais. Descasquei inhame ontem, inclusive, e deu tudo certo. Não tive alergia. Vai entender, né? Espero que esteja tudo bem com você. Muito obrigada pela sua participação e por sua audiência. Abraços.

      Excluir
  11. Que horror; caba de acontecer comigo!
    Pesquisando, encontrei aqui a exata descrição do que aconteceu comigo. O que me surpreende é que tenho o costume de descascar esse vegetal cru e nunca havia acontecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Mônica. Tudo bem? Realmente é estranho essa alergia porque depois dessa matéria já descasquei inhame outras vezes e não tive nada. Espero que esteja tudo bem com você. Muito obrigada pela sua participação e por sua audiência. Conte com a gente! Abraço!

      Excluir
  12. Que sofrimento! Não descasquei pois ja sabia q tenho alergia até d esbarrar na casca, mas tomei o suco com Limão. Minha lingua, labios e até garganta coçou e fechando a respiração. Acho q nunca mais consumo inhame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inhame cozido, até onde pesquisei e pude constatar empiricamente, não causa alergia. Claro, cada organismo reage às substâncias de uma forma. Entendo o seu posicionamento e consigo imaginar o seu desespero. Que bom que agora está tudo bem. Muito obrigada por sua participação e por sua audiência. Abraço!

      Excluir
  13. Nossa tive a mesma reação ao descascar ele nos braços costas muita coceira muita muita
    tomei HISTAMIN anti alergico q foi passando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Alessandro. Que ótimo que você está melhor. Graças a Deus. Muito obrigada por sua audiência e por compartilhar sua experiência com a gente. Abraço.

      Excluir
  14. Importante ressaltar que o Cará também causa a alergia, pra mim ainda mais intensa que o Inhame!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Não sabia. Graças a Deus, nunca passei por isso. Muito obrigada por sua audiência e por compartilhar sua experiência com a gente. Vou ficar mais atenta da próxima vez que eu manipular cará. Abraço.

      Excluir
  15. Puxa acabei de ter uma reação alérgica descascando o inhame, porém nao tomei nenhum medicamento,apenas passei álcool gel e após 10 minutos tudo passou ,ufa!
    Foi um susto mas estou bem agora 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Luciana! Tudo bem? Que ótimo que sua reação alérgica durou pouco tempo. E melhor ainda por ter passado apenas com álcool gel. É desesperador mesmo. Fico feliz em saber que você está bem. Muito obrigada por compartilhar sua história com a gente e por sua audiência. Abraço!

      Excluir
  16. Pelo amor de Deus , que coceira horrível , muito boa a explicação , a gente perde até à vontade de comer . Nunca mais descasco inhame .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Claudia! Que ótimo que você está melhor! Fico feliz que minha explicação tenha te ajudado. É desesperador mesmo. Acho que nunca senti algo tão forte quanto essa coceira. Agora só descasco inhame usando luvas cirúrgicas. Muito obrigada pelo seu relato e por sua audiência. Conte sempre com a gente. Grande abraço!

      Excluir
  17. Socorro!! Aconteceu exatamente isso comigo... sempre manipule o inhame e nunca aconteceu... comigo os braços, mãos e até pernas ficaram vermelhas e empolada. .. fui tomar banho e percebi que a garganta estava fechando, fiquei louca.. saí correndo pra comprar um anti alérgico.. Muito obrigada vc me ajudou muito.... consegui ler o blog e usar o remédio... Deus lhe abençoe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que ótimo que agora está tudo bem! Fico feliz em ter ajudado! Eu que agradeço a sua audiência. Conte sempre com a gente. Fique com Deus. Abraço!

      Excluir
  18. Ronaldo Nóbrega8 de maio de 2018 19:52

    Tive a mesma reação e fiquei muito preocupado, como você, e hoje manipulei novamente com mais cuidado, mas mesmo assim voltou a reação, porém mais branda pelos cuidados que estava tendo. Agora não vou mais comprar, por não saber quem é quem. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Ronaldo. Que ótimo que você está bem. Fico feliz por ter ajudado! Também ando com receio de comprar inhame. Mas, da próxima vez, vou tentar descascá-lo usando luvas. Conte sempre com a gente. Abraço!

      Excluir
  19. Comigo aconteceu ontem, nossa muita coceira, ficou vermelho no antebraço, passei água pra ver se melhorava e nada fui peguei e aí passei creme hidratante e foi melhorando aos poucos,queria fazer um suco com o inhame cru, depois do vir aqui, fiquei com medo de beber o suco e ter reação pior que tive ontem, muito obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Gracielly! Fico feliz em saber que agora está tudo bem. Graças a Deus! Já que você teve alergia eu realmente não te aconselho a beber inhame cru não. Que ótimo que o Vida de Cozinheiro te ajudou. Eu que agradeço por compartilhar sua experiência com a gente e por sua audiência. Seja sempre bem-vinda! Grande abraço!

      Excluir