Bolo integral de banana, aveia e quinoa!

By 22:05 ,

Bolo integral de banana com aveia!
Bonito, saboroso e pouco calórico esse bolo integral é uma ótima pedida para aquela pausa estratégica do dia. Afinal, nada melhor que dar um tempinho da correria, conversar um pouco e saborear um bom e saudável café da tarde!

Eu não abro mão do meu lanchinho das 18 horas e confesso que é uma das refeições que mais gosto! Com bolo e um bom café (eu só bebo o Café das Vertentes) então... O problema é que quem acompanha o Vida de Cozinheiro sabe: não sei fazer bolo! Simples assim.

Café das Vertentes: par perfeito para o meu bolo integral!
Já tentei de todas as formas. Segui dicas de inúmeros sites, fiz a receita da minha vó, a da minha mãe, a da minha melhor amiga... Impossível! Ou o bolo vira um farelo ou fica solado. Tanto que o máximo que consigo é agradar a criançada com bolinhos feitos de massa pronta. Rsrs...

Por isso, há tempos, desisti da façanha. Aqui em casa quem faz bolo é o maridão. Aliás, o de cenoura do Thiago é perfeito! Adoro! Até já coloquei a receita aqui no site, no post "Bolo Transgênico?". Pra quem ainda não leu, fica a dica.

Bolo de cenoura feito pelo maridão! Adoro!
Mas não é só o Thiago que arrasa no assunto. A Julianne, minha cunhada, também manda muito bem! Já é oficialmente a boleira da família! E com a Juju não tem tempo ruim. Ela faz bolo de qualquer coisa para toda ocasião!

Bolo de churros da Juju: a invenção da minha cunhada que o Thiago mais gosta!
Sabe fazer bolo de churros, de festa (todo confeitado), o basicão de farinha de trigo e agora anda seguindo a linha fitness e criando altas receitas saudáveis. Eu, esperta que sou, literalmente "colo" na Juju e vou aprendendo cada vez mais essa até mágica de colocar um líquido estranho no forno e trinta minutos depois tirar um sólido todo lindão... Rsrs...

Esse negócio de fazer bolo é uma mágica muito bacana! Rsrs...
Ontem foi a vez de testarmos uma receita integral que a Juju viu na internet. Como toda boa cozinheira a Juju leu várias ideias e acabou criando um bolo super gostoso e fácil de fazer! Anote aí:

- Ingredientes:

. 5 bananas médias (eu só gosto de banana prata, mas pode ser qualquer uma)
. 4 ovos
. 60 ml de óleo (aqui em casa só uso o de amendoim mas pode ser o de girassol ou o de coco)
. 1/2 xícara de chá (120 ml) de quinoa em flocos (se você só tiver quinoa em grãos a sugestão é moer esses grãos no processador de alimentos).

Também dá para fazer o bolo com a quinoa em grãos. Foto: Kristina D. C. Hoeppner / Flickr.
. 1/2 xícara de chá de uvas-passas inteiras (pode ser da preta ou da branca)
. 1 xícara de chá (240 ml) de farelo de aveia
. 1/2 xícara de chá (120 ml) de aveia em flocos
. 2 colheres de sopa de fermento em pó químico próprio para bolo
. canela a gosto (eu coloquei 1 e 1/2 colher de sopa)

Eu coloco canela em quase toda receita doce... Adoro!
- Modo de fazer:

Antes de tudo coloque o seu forno para aquecer (queremos uma temperatura interna de 200º celsius, o famoso forno médio) e unte a forma de bolo (aqui em casa eu uso a de teflon porque não gruda e é bem mais prática!).

Feito isso, bata no liquidificador (eu uso o mixer porque morro de preguiça de lavar o copo liquidificador depois) as bananas, os ovos e o óleo. Despeje a mistura em uma tigela e acrescente os ingredientes secos (uvas-passas, farelo de aveia, aveia em flocos e quinoa). Por último, coloque o fermento.

Aveia em flocos: saudável e deliciosa! Foto: publicdomainpictures.net
Despeje a massa na forma previamente untada e leve-a ao forno em temperatura média por, aproximadamente, 30 minutos. Pronto! 

Detalhe: como é um bolo de aveia e quinoa ele não vai ficar tão compacto quanto o bolo feito de farinha de trigo branca. Essas farinhas integrais deixam a aparência do seu bolo meio "bagunçada" e a massa esfarinhando um pouco. Detalhes que não me incomodam, já que esse é um produto bem mais saudável que os bolos de padaria.

O bolo feito com farinhas integrais e banana não fica tão compacto quanto os bolos de padaria.
O "ponto" é o mesmo para qualquer bolo. Basta enfiar um palitinho ou um garfo e analisar: se o objeto sair limpo está pronto. Se ainda tiver massa grudada nele é porque falta assar mais... Não tem erro! Principalmente se no comando da sua cozinha tem a boleira mais fofa do planeta! Rsrs...

Eu e Juju em frente na praça de Macacos, MG. Mostrando pra minha cunhada/irmã Juju as belezas das Gerais. 
Valeu, minha cunhada/irmã! Muito obrigada pelo bolo e pela receita! Tomar café da tarde com você é uma das maiores alegrias do meu dia! Te amo demais! até o próximo bolo! Mil beijos!!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nós te ajudamos com esta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Você também pode gostar!

0 comentários