Thanksgiving Day: o dia da fartura!

By 11:30 , , , ,

Comida é o que não falta no Dia de Ação de Graças!
Meu primeiro Thanksgiving Day foi perfeito! Estava na Flórida, realizando um desejo ao lado de pessoas que amo! E foi maravilhoso! O sonho era o de voltar na Disney, vinte anos depois da minha última visita aos parques!

Uma pequena amostra dos nossos 28 dias na Flórida! Sonho realizado!
Uma "encomenda" que acabou saindo melhor que o esperado já que o Thiago (o melhor marido desse mundo) resolveu expandir nossa aventura e acabamos passando 28 dias nos Estados Unidos (saiba tudo sobre essa e outras viagens nossas no site Próximo Embarque)! 

Alegria de viajar ao lado do meu companheiro! Curtindo a vida na Disney Springs!
E as alegrias foram muitas: tive um dia de astronauta na Nasa, conheci o fantástico mundo do Harry Potter da Universal Studios, visitei o Dali Museum de St. Perersburg, curti praia em South Miami Beach, caminhei (maravilhada) pelas ruas do Wynwood Art District, admirei o belíssimo pôr-do-sol de Key West, assisti a um concerto da New World Symphony de Miami, andei de roda-gigante em Orlando, aproveitei as ofertas da verdadeira Black Friday, e o melhor, passei 19 ao lado da minha família! 

Henrique, Wanessa, eu, Thiago e André! Tem voisa melhor que curtir com a família? Amo demais!!!
E isso foi mesmo a cereja do bolo! Ficar todo esse tempo hospedada na casa da Wanessa e poder curtir o meu priminho Henrique e conversar mais com o André (marido dela que eu também considero meu primo) foi demais! 

Voltei para Brasília ainda mais apaixonada pelo Henrique! Menino de ouro esse meu priminho! Amamos demais!
E tudo isso ao lado do meu grande amor! tem coisa melhor? Por tudo isso meu dia de Ação de Graças foi ainda mais especial. Naquele 26 de novembro de 2015 eu só tinha mesmo o que agradecer!

E foi o que fizemos! Decidimos passar a data no espaço de confraternização da comunidade brasileira que eles frequentam e foi bem divertido! 

Comemorando o Thanksgiving Day!
Pra quem não sabe, o Thanksgiving Day é comemorado sempre na quarta quinta-feira de novembro. A data foi instituída, em 1863, pelo então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincon e a celebração tem origem nos festivais de colheita. 

Um dia para agradecer pelo alimento! Gratidão que, obviamente, não é uma invenção americana! Na antiguidade, os egípcios já participavam de uma festa de colheita que reverenciava Min, o deus da vegetação e da fertilidade.

Banquete também evidenciado nos relatos dos gregos (que faziam uma celebração de três dias para reverenciar Deméter, a deusa do trigo e dos cereais) e dos romanos (que reverenciavam Ceres, a deusa do trigo, sendo que daí vem a palavra "cereal"). 

Já nos Estados Unidos, a celebração da colheita na colônia de Plymouth (que hoje faz parte de Massachusetts), em 1621, é considerada o primeiro Dia de Ação de Graças americano. De tão significativo, o evento foi até retratado em tela. A famosa pintura faz parte do acervo do Stedelijk Museum, em Amsterdam, na Holanda.

"The First Thanksgiving at Plymounth"by Jennie A. Brownscombe, 1914. O quadro é parte do acervo do Stedelijk Museum, o museu de arte moderna de Amsterdam.
E da época desse quadro pra cá pouca coisa mudou nos Estados Unidos em relação ao Thanksgiving Day. A refeição em agradecimento continua sendo feita em comunidade e muitos dos alimentos servidos em 1961 ainda fazem parte do banquete!

Com o passar do tempo, o purê de batata e o milho viraram até símbolo do dia. Mas o mais famoso mesmo é o peru! De acordo com o departamento de agricultura norte-americano, um sexto das trezentas milhões de aves vendidas no país é consumida no Dia de Ação de Graças.

Uma tradição que o mundo inteiro conhece já que, todo ano, oferece (em rede nacional) perdão a um peru. Essa ave, poupada da mesa do jantar, passa então a viver no Frying Pan Park em Herndon, na Virginia.

George W. Bush, o primeiro presidente americano a usar a palavra perdão para livrar o peru da panela! Foto: telegraph.co.uk

inusitada cerimônia (e bem engraçada, na minha opinião) é parte do calendário anual da Casa Branca há muito tempo mas foi só em 14 de novembro de 1989 que o então presidente George W. Bush usou, pela primeira vez, a palavra "perdão" para livrar a ave da panela.

Desde então, todo ano, um "representante da classe" é perdoado e poupado da mesa do jantar. A ave símbolo do feriado de Ação de Graças também não faltou na nossa mesa, que, como dá pra ver, estava bem farta!

Olha o tanto de comida! Uma melhor que a outra!
E a mesa de doces? Difícil não engordar!
Mas a grande estrela do dia, pra mim, foi a deliciosa salada de batatas que fizemos para levar para o banquete!

Tudo porque esse é o prato que mais me faz lembrar da tia minha querida Wandinha, a mãe da Wanessa. Como ela não estava lá para comemorar com a gente resolvemos fazer o prato para homenageá-la.

Salada de batatas da tia Wandinha: o prato preferido do meu Thanksgiving Day!
A receita? É bem simples! Mas, depois de tanta história, vai virar assunto de um próximo post...

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nós te ajudamos com esta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.


Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Você também pode gostar!

0 comentários