Banana com cara de batata!

By 17:48 ,

Batata frita? Não. Banana!
Banana é uma fruta que eu sempre tenho em casa. Primeiro porque é um ótimo lanche pra levar para o trabalho. E depois porque eu acho que combina com tudo!

Se você acompanha o Vida de Cozinheiro já deve ter visto por aqui pelo menos duas dicas usando a fruta: biomassa e sorvete caseiro. Sem falar no bolo (que um dia vou postar a receita) e na farofa, que é a queridinha dos dias de peixe

Bananeira do quintal da mamãe, em Nova Lima.
Gosto tanto de banana que lá na mamãe tinha até bananeira no quintal! Aqui em Brasília já fica mais difícil comer a fruta bem fresquinha mas os amigos que tem pomar em casa acabam me mandando um cacho.

A Isabel é assim. Ela é amiga da minha sogra há muito anos e quando vem visitá-la trás os orgânicos que cultiva em casa. Preciosidades que a dona Maria sempre acaba dividindo comigo. Hoje mesmo ganhei banana verde.

Banana verde: uma delícia!
Minha sogra vai fazer biomassa mas eu tô morrendo de preguiça e vou usar a fruta no almoço, no lugar da batata. Não sei se já disse isso aqui mas o Thiago, meu marido, é louco por batata frita. Se deixar come um saco inteiro!

Raramente compro batata congelada e, quando isso acontece, uso a panela elétrica estilo airfryer que, pelo menos, frita sem óleo. Ou melhor, sem "mais óleo" porque a batata congelada já é muito gordurosa pro meu gosto. Rsrs...

Banana verde frita no azeite: saudável e saboroso!
Mas existe um jeito de agradar o maridão e nos manter saudáveis. Outro dia, fazendo uns testes, eu fritei a banana verde e ficou uma delícia. Dei para o Thiago provar e ele não conseguiu identificar o que era. Se tivesse afirmado que era batata ele ai acreditar...

E foi assim que surgiu a minha "banata frita": a banana com gosto de batata! É uma ótima ideia de acompanhamento, principalmente para a refeição de crianças que são chatas para comer. E é tão simples de fazer! Anote aí.

Banata frita: banana com gosto de batata!
Banata verde para duas pessoas:

Descasque quatro bananas verdes e pique-as em cubinhos. Detalhe: não sei se você já tentou mas quando a banana está verde é muito difícil descascá-la. Normal. É assim mesmo. A dica é cortar a casca para facilitar o processo.

Descascando a banana: usando a faca para facilitar o trabalho!
A casca da banana verde é bem difícil de tirar!
Em uma frigideira antiaderente, coloque um pouquinho de azeite extra-virgem ou óleo. Detalhe: procure usar um óleo saudável, como o de amendoim, o de coco ou o de girassol. Aqui em casa eu só uso o de amendoim porque não deixa gosto nas preparações. Saiba mais sobre óleos do bem na postagem "Seu almoço ainda melhor!".

Muita atenção ao óleo! Aqui em casa só uso azeite ou óleo de amendoim!
Leve a frigideira com o azeite ou óleo, os pedacinhos de banana e uma pitada de sal ao fogo por, aproximadamente, 2 minutos. Assim que a banana dourar e ficar com uma cor bem bonita está pronto.

Use a frigideira antiaderente para evitar que a banana grude na chapa.
Olha que cor mais linda! E o sabor então...
Sirva imediatamente como petisco ou acompanhamento de algum prato, como estrogonofe ou peixe. Tenho certeza que vai ser um sucesso!

Servidos? Tenho certeza que até as crianças vão adorar!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nós te ajudamos com esta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Você também pode gostar!

0 comentários