Purê de Abóbora da Mari!

By 20:21

Não sei se você lembra, caro cozinheiro, mas, outro dia, resolvi deixar registrada aqui a minha receita de suco de abóbora. Tudo depois de experimentar (e não gostar muito) do famoso "Pumpkin Juice", no parque do Haryy Potter, em Orlando, na Flórida.

Coando o suco de abóbora...
Fiz o suco e, na peneira, depois de coá-lo, me deparei com pedacinhos de abóbora processados de uma textura incrível e aparência convidativa.

Não tive, claro, coragem de desprezar essa massa de abóbora e o subproduto do meu suco de abóbora se tornou a grande estrela do meu almoço! Uma doce, picante e agradável surpresa que tenho o prazer de compartilhar com vocês!

Detalhe: nunca tinha feito purê de abóbora, mas segui a mesma lógica do de batata inglesa e deu certo!

E ele é bem mais fácil de se fazer em relação ao suco por um motivo bem simples: o mais complicado que é descascar a abóbora você já fez, não é mesmo?

Aqui em casa descartar comida não é uma opção!
Portanto, nada de preguiça e mãos à obra! Coloque a abóbora processada na panela com um pouquinho de óleo (aqui em casa só usamos óleo de amendoim - saiba mais lendo o post: 2016, o seu almoço ainda melhor!) e leve ao fogo.

Cozinhar a abóbora processada é muito mais fácil!
Não é difícil e nem demorado porque a abóbora já está processada. É só ir mexendo esta pasta para evitar que a abóbora queime. Com uns 5 minutos de fogo médio você vai perceber que a abóbora já está amolecida.

O calor vai mudando a consistência do alimento e a pasta vai se assemelhando ao purê...
Neste momento é hora de colocar o leite. Mas cuidado: não estamos fazendo um caldo! É um purê e, portanto, o leite tem que ser acrescentado aos poucos para você não perder o ponto da preparação!

Acrescentando o leite... Eu usei o sem lactose mas com qualquer tipo fica bom!
Coloque os temperos. Eu usei sal marinho, semente de mostarda em grãos para dar uma crocância, salsa e alho-poró desidratados e cardamomo. Ficou incrível! Mas isso não é regra, ok? Essa questão de condimentos é muito pessoal. Use o que você gostar mais! 

Cardamomo e abóbora, pra mim, é uma combinação perfeita!
Dica: na dúvida vá incluindo os sabores em quantidades bem pequenas e provando para não correr o risco de criar uma mistura que não te agrada e perder todo o purê... 

Sementes de mostarda dão uma explosão de sabor ao purê!
Depois dos temperos acrescentados é só deixar o leite reduzir bastante e a abóbora acabar de cozinhar para dar a consistência do purê. Pra finalizar eu ainda coloco um pouquinho de creme de leite de caixinha para deixar meu purê ainda mais cremoso!

Creme de leite para finalizar!
Dica dois: por conta do acréscimo do creme de leite o purê pode ficar um pouco sem sal. Prove-o antes de servir, ok?

Abóbora: um alimento bem nutritivo!
Detalhe: a abóbora é rica em vitaminas (D, B1, B2, B6, C, E) e sais minerais (cobre, ferro, fósforo, potássio, fósforo, cálcio e magnésio).

As abóboras alaranjadas são, ainda, uma ótima fonte de beta-caroteno (carotenóide), um composto químico com atividade antioxidante que também é convertido pelo nosso organismo em vitamina A (importante para a saúde do coração e olhos).

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nós te ajudamos com esta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Você também pode gostar!

0 comentários