Omelete de Tomate

By 08:03

Rápido, prático e muito saboroso!
Tem lanche mais rápido e prático que omelete? Eu desconheço... Rsrs... Tá, você pode até não saber fritar ovo (detalhe: eu não sei. Nunca consigo deixar a clara bem fritinha e a gema mole...) mas fazer omelete não tem como errar...

Não precisa ser cozinheiro para conseguir fazer um bom omelete... É muito fácil!!!
O bom do prato é que é uma refeição completa! Nutritiva, leve, saborosa e bonita. Porque sim, a gente também come com os olhos, não é mesmo? Rsrs... Então vamos ao que interessa! Ontem, pela primeira vez, fiz omelete de tomate...

Por que estava querendo inventar moda? Não, caro leitor. Porque já eram nove horas da noite, não tinha quase nada na minha geladeira e deu uma fome súbita no meu marido... Aí, em vez de trocar de roupa e ir ao supermercado eu preferi improvisar... E ficou ótimo!

A cor ficou linda, né?
Por que eu sou boa cozinheira? Claro que não! Porque era um omelete e omelete não tem como ficar ruim! Sério! Não tem mistério nenhum! Deixo aqui minha receita-improviso como uma referência, ok? O único ingrediente que você, necessariamente, tem que usar (por motivos óbvios) é o ovo... Tente. Faça com o que você mais gosta. Tenho certeza que vai fazer o maior sucesso também! 

Cuidado ao comprar os ovos. Eles também tem data de validade, ok? E dê preferência aos orgânicos!
Omelete de tomate para duas pessoas (não famintas... Rsrs...)

. 3 ovos
. 1 tomate (sem semente)
. 1/2 tira de bacon em fatias
. 1 fatia de queijo muçarela ou 1 pedaço médio de queijo gorgonzola amassado
. 1 pitada de sal
. 1 pitada de pimenta do reino (moída na hora)
. salsinha a gosto (picada)

Os ingredientes.
Primeiro corte o tomate ao meio, retire as sementes, reserve-as e pique o resto em pedaços bem pequenos. Coloque-os em um bowl.

Tomate, pra mim, vai bem com tudo!!! Adoro!!!
Dica: eu não jogo a semente fora. Aliás, lá em casa pra ir algo para o lixo tem que ser lixo mesmo... Rsrs... Eu vou guardando essas poupas no freezer até juntar uma quantidade suficiente para se fazer molho de tomate.

No mesmo recipiente que você colocou o tomate, acrescente os outros ingredientes, deixando os ovos por último. Pode parecer estranho mas, como a quantidade de bacon é bem pequena, eu coloco o bacon cru mesmo. O tempo de fazer o omelete é suficiente para cozinhá-lo. Sei que bacon não faz bem para a saúde mas como não é uma constante em minha cozinha resolvi colocá-lo...

Apesar de ser uma gordura ruim, o bacon dá um gostinho todo especial!
Coloco cebolinha em tudo o que faço...
Detalhe: você pode substituir a salsinha por coentro ou por cebolinha e a fatia de queijo muçarela pode ser, na verdade, de qualquer queijo. E se você tiver qualquer restrição alimentar, simplesmente não o coloque. Ele é totalmente dispensável.

Eu usei o queijo gorgonzola porque era o que estava a mais tempo na minha geladeira.
Lembrando que os ovos devem ser quebrados um a um, em um recipiente separado, para só depois serem colocados na mistura. Esse cuidado é para evitar que um possível ovo podre estrague toda a preparação, ok?

Despejando os ovos, um a um... Saber se o ovo está podre é bem fácil já que ovo estragado fede muuuitooo!
Só tire os ovos da geladeira na hora de fazer o omelete, tá? Lembrando que ovo é bem perecível e nunca deve ser guardado na porta da geladeira!
Ingredientes no bowl. Chegou a hora de fazer o omelete!
Com a mistura homogênea, despeje a preparação na frigideira própria para omelete. Se você não tiver pode fazer em outra mas eu sugiro comprá-la porque é bem mais prática!

A "cara" já está ótima, né?

Omeleteira: uma boa aquisição para a sua cozinha! Com ela é bem mais fácil para virar o omelete...
Deixe essa mistura quietinha no fogo por, aproximadamente, cinco minutos. Não tente virar a frigideira antes que o ovo cozinhe porque senão vai fazer uma lambança no seu fogão... O ponto certo de mexer na frigideira é quando você percebe que o ovo já está firme.

O ovo já mudou de consistência. Nesse ponto você pode fechar e virar a frigideira.
Cuidado com a hora certa de virar. Se você for muito afobado vai sujar o fogão e se esperar demais o lado do omelete em contato com o fogo vai queimar.

Virei no momento ideal. Mais um pouquinho essa parte (que estava por baixo) ia queimar...
Detalhe: se o ovo da parte de cima ainda estiver mole, mas você perceber que a parte de baixo pode estar queimando, vire a frigideira dentro da pia porque, ainda que você tenha muita habilidade, um pouco do líquido vai escorrer. Assim você evita sujar o fogão...

Mais uns três minutinhos o outro lado também já estará dourado...

Sim, o cheiro está ótimo!!!
Aí é só virar novamente e está pronto! Detalhe: provavelmente o segundo lado dourado vai estar mais bonito que o primeiro. Isso acontece porque o fundo tem que estar mais firme para você poder virar o omelete pela primeira vem. Nenhum problema. Isso é normal. Sirva, portanto, com o lado mais bonito virado pra cima. Simples assim!

Esse é o lado mais bonito da minha preparação... Servidos???
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nós te ajudamos com esta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Você também pode gostar!

0 comentários