Canelone de Abobrinha!

Por quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 , ,

Canelone de abobrinha: pronto para ir ao forno!
Não sei você, mas eu não sou muito de massa. Acho uma opção um tanto quanto preguiçosa e pouco saborosa. Nunca trocaria um bom risoto por uma massa perfeita. Não tá em mim! Rsrs...

Um sentimento que acabou mudando depois que aprendi a fazer massa de macarrão nas aulas do Senac. Gostei da brincadeira! Sem falar que é muito fácil! A "receita" só leva dois ingredientes e é simples assim: 100 gramas de farinha para cada ovo.

Máquina de macarrão Atlas 180, da Marcato! Recomendo! Foto: blackapron.com.br
Também tenho a máquina de abrir a massa, da Marcato, que ganhei de presente da tia Maria José e do tio Silvio quando ainda era criança. Confesso que é muuuitoooo difícil eu animar de usá-la porque limpar essa traquitana dá um trabalhão!

Mas o Thiago, meu maridão, gosta de massa. Então de vez em quando, eu faço um penne ao sugo ou um fettuccine Alfredo para agradá-lo. E é também por causa do Thiago que sempre tenho massa pronta para lasanha ou algum macarrão na minha despensa.
Massa pronta não tão saborosa, mas quebra um galhão!
Tá, sei que essas massas industrializadas não são tão saudáveis quanto as caseiras. Aliás, se você começar a ler o rótulo de todas as embalagens você pára de comer! Rsrs...

É sério! Tem produto que dá medo de comprar quando se lê aquela fatídica tabelinha: mil por cento de gordura, de sódio e um milhão de "antes", do tipo estabilizantes, conservantes, acidutantes e por aí vai. Mas, de vez em quando, não mata, não é mesmo??? Só engorda. kkk...

A abobrinha além de deliciosa, é bem saudável! Eu prefiro a abobrinha italiana, que é bem saborosa!
E para diminuir o peso da consciência nada melhor que fazer um canelone de abobrinha! E com molho ao sugo. Tá, tem bacon. Também não sou de ferro! Mas pelo menos tem legume e, por isso, acaba sendo um prato único um tanto quanto equilibrado.

Não sou nutricionista mas sei que uma boa refeição deve conter um de cada ingrediente básico e acho que com essa massa cumpro o meu objetivo: um carboidrato, uma carne (pode não ser das mais saudáveis, mas bacon é carne!) e dois frutos: o tomate (rico em licopeno, um antioxidante importante no fortalecimento do sistema imunológico, potencializado pelo aquecimento) e a abobrinha (alimento de baixo valor calórico e uma boa fonte de vitamina C e dos minerais cálcio, fósforo e ferro).

Não é saudável mas é tão gostoso! Rsrs...
Viu como um simples canelone até ficou metido? Rsrs... Vamos a ele então! A foto é meio auto explicativa, né? Não tem segredo mesmo não! Primeiro dê uma pré-cozida na massa de lasanha (que você encontra em qualquer supermercado), colocando os pedaços em água fervente por uns dois minutinhos, o suficiente para amolecê-los um pouco. Reserve essa massa.

Depois lave as abobrinha de forma adequada e rale o legume cru. Detalhe: se você tiver usando uma abobrinha orgânica não tire a casca porque ela é rica em fibras, ok? Aí é só fazer os rolinhos, cobri-los com o molho de tomate e levar ao forno médio (180 graus) por uns dez minutinhos.

Fácil demais: só ralar a abobrinha, temperar o recheio e enrolar a massa.
O molho eu faço assim: coloco um fio de azeite na panela (cerca de uma colher de chá), acrescento uma tira de bacon picada em pedaços bem pequenos e deixo a carne dourar. Coloco em seguida o extrato de tomate (uma colher de sopa) e o frito bem rapidamente para tirar a acidez desse extrato. Feito isso, acrescento os tomates picados.

Para fazer essa receita (que serve bem duas pessoas) eu usei dois tomates maduros (também devidamente lavados!). Ah, eu usei os tomates com casca porque estava com preguiça de descascá-los. Sei que o normal é tirar a casca do fruto mas eu não me incomodo em sentir os pedacinhos da casca no molho.

Dois tomates maduros são suficientes para essa receita.
Com os tomates picados e no fogo eu deixo a mistura ferver e vou pingando água para o molho não ficar muito grosso. No final, acabo usando uns 150 ml de água.

Quando os tomates derem uma "murchada" o molho está pronto! Pode desligar o fogo e temperar do seu gosto. Nesse eu só usei sal marinho e pimenta do reino moída na hora, mas costumo colocar salsinha, cebolinha ou coentro. Aliás, temperos e especiarias sempre dão um toque especial à toda preparação!

Não é indispensável, mas eu coloco cebolinha em tudo!
Detalhe: a abobrinha pode ser substituída Inclusive por outro tipo de abobrinha! Eu usei a italiana mas se você preferir usar a abobrinha menina vai fica ótimo também! Pra quem não conhece, deixo registrado os diversos tipos de abobrinhas que você pode encontrar no mercado mais perto da sua casa, ok?

Pra quem não é muito fã de abobrinha, outras sugestões que muito me agradam: chuchu ou pepino... Adoro! Use a sua criatividade! Sei que vai ficar ótimo! Mas vê se não troca por presunto e queijo, tá? a ideia aqui é fazer uma massa saudável!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gostou desta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo!

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Você também pode gostar!

0 comentários