Tortinha de Morango descontruída!

By 09:54 ,

Ótima opção para uma sobremesa rápida: tortinha de morango descontruída!
Tortinha de morango desconstruída é o mais perto que eu vou chegar de uma sobremesa "chique". Sério! Não tem jeito! Rsrs... Pra começar, não gosto muito de nada doce demais. Depois, tenho uma dificuldade imensa em seguir receita. 

Acho que é por isso que sou fascinada nessa Vida de Cozinheiro "salgada". Você tem uma margem gigantesca pra criar. E, se no fim, dá tudo errado ainda tem como consertar e criar algo novo, batizando o experimento com um nome super descolado e fazendo história... Rsrs... 

Doce em camadas é bem mais fácil de fazer! E, pra mim, fica lindo!
Com doces é meio difícil disso acontecer. Errou? Comece do zero. Dá menos trabalho e você gasta menos... Mas tem algumas sobremesas que, contrariando minha natureza, me fascinam. Uma delas, que inclusive inspirou essa receita, é a tortinha de frutas vermelhas do restaurante Feliz, em Belo Horizonte. 

A casa, do chef Zoroastro, infelizmente não existe mais desde 2011. Mas aquela torta permanece bem viva na minha memória gustativa! Não sei se já contei isso aqui, mas o Zorô, além de excelente Chef, é um dos responsáveis por essa minha Vida de Cozinheiro. 

Eu, com 25 anos, na cozinha do restaurante Feliz, abraçada com o grande cozinheiro e Chef Anderson Valentino. Ao fundo, o meu amigo, e então dono do Feliz, o Chef Zoroastro Passos.
Foi ele quem me deu, em 2003, a primeira oportunidade numa cozinha profissional. Gratidão eterna por esse amigo querido que virou meu "chefe" e me ensinou grande parte do que eu sei de administração e de trabalho em  restaurante. 

Foi com o Zorô e com o Chef Anderson Valentino Alves, o braço direito dele, que tomei gosto pela arte de encantar através de aromas e sabores... E o clima desse restaurante verdadeiramente FELIZ acabou sendo registrado aí, nesse despretensioso vídeo que gravei em 2003. Na época, ainda nem existia o Vida de Cozinheiro. Mas eu já adorava cozinhar! Valeu demais!

        

Obrigada, Zorô! Obrigada, Anderson! Sei que já agradeci infinitas vezes, mas sempre é bom dizer: valeu, amigos queridos!

Saibam que dessa jornada incrível no Restaurante Feliz, onde eu montava saladas e sobremesas, ficou, além dos amigos, o gosto por fazer preparações simples, saborosas e delicadas. E a principal delas é, sem dúvida, a tal tortinha de frutas vermelhas! 

Não tinha frutas vermelhas e não podia deixar perder esses morangos lindos que estavam na minha geladeira!
Como não tinha geleia dessas frutas em casa e estava com um caixa de morangos "perdendo" na geladeira, resolvi adaptar a famosa receita do Zorô! E ficou ótimo! 

Sem falar que é uma receita coringa! Daquelas super rápidas de fazer e que sempre agrada! Para fazer 8 taças como estas da foto abaixo você vai precisar de:

Essa taça, além de linda, é super prática para servir de forma individual. Sem falar que deixa a receita ainda mais atraente!
- INGREDIENTES:
. 32 biscoitos tipo Maria ou Maizena
. 80 gramas de leite condensado
. 4 potes de iogurte Grego
. 2 caixas de morango picados
. 200 gramas de farinha de amêndoa

E fazer a torta é ainda mais simples! Basta lavar os morangos, picá-los em pedaços pequenos e reservar...

Não esqueça de lavar os morangos!
Misturar o iogurte, do tipo grego, com o leite condensado. E, no caso, estou usando o da marca Itambé. Não é propaganda não, mas, de todos os gregos que eu já provei, gostei mais do gosto desse. 

E o bom de usar o iogurte, em vez do creme de leite, é que o iogurte é bem menos gorduroso e tão saboroso quanto! 

Iogurte grego é um ótimo substituto para o creme de leite!
O leite condensado, pra mim, tem que ser da marca Moça. Não é frescura. O gosto e a textura, ao meu ver, é infinitamente superior aos concorrentes. 

Misturando o iogurte ao leite condensado o creme da torta não fica tão doce...
Reserve essa mistura e pique, em pedaços pequenos, o biscoito Maria. Quatro biscoitos por taça. Eu, no caso, usei o tradicional biscoito japonês chamado Sembei. Tudo porque, além de adora esses cookies, a tortinha de frutas vermelhas do restaurante Feliz era feita assim...

Sembei, o tradicional biscoito japonês!
Mas você pode usar o biscoito Maizena ou o Maria, sem problema algum. Vai ficar ótimo! A farinha de amêndoas, que custa bem caro, eu sei, também é dispensável... Mas eu recomendo usá-la porque dá um toque de requinte à sobremesa.

Farinha de amêndoa deixa essa tortinha ainda mais saborosa!
Separado todos os ingredientes (processo que você faz em cinco minutos) é só montar a torta! Mais fácil impossível! 

Coloque, por baixo de tudo, um pouco da farinha de amêndoa.
Depois acrescente uma colherada do creme de iogurte com leite condensado.
Por cima dessa mistura coloque três biscoitos picados.
E uma quantidade equivalente à duas colheres de sopa de morangos picados.
Cubra parte dos morangos com mais um pouco da mistura de iogurte e leite condensado.
Para deixar sua torta desconstruída ainda mais charmosa, finalize com a farinha de amêndoas.
Com a sobremesa montada (e linda) é só levar as taças pra geladeira por, aproximadamente, duas horas. Detalhe importante: não esqueça de cobrir cada taça com papel filme, tá? Senão corre o risco da sua tortinha desconstruída pegar "gosto de geladeira"....

Simples assim! Quer ver como é rápido? Tem vídeo dessa receita lá no nosso canal no YouTube! Acessa lá e aproveite para se inscrever, ok? Obrigada! Grande abraço e sucesso!
            
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nós te ajudamos com esta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Você também pode gostar!

0 comentários