Bolo na Forminha!

By 10:26

Porção individual... Seu bolo ainda mais gostoso!
A dica de hoje não é bem uma receita... Aproveitando a semana da criança, o Vida de Cozinheiro apresenta uma forma divertida de servir aquele bolo especial... E aí vale de tudo: bolo de chocolate, de fubá, de laranja, de baunilha, de canela, de formigueiro ou o famoso "bolo da vovó" (aquela receita especial que todo mundo tem em casa...)

Eu fiz bolo de limão (Adoro! Leve, refrescante...) e para dar um charme a mais, polvilhei açúcar de confeiteiro (também conhecido como açúcar impalpável) para decorar... Fazer é muito fácil: o tempo de forno é o mesmo da receita convencional.

Só não vale abrir o forno antes da hora para não correr o risco do bolo solar, ok? A temperatura também não muda! (Normalmente é de 180 graus...). A única diferença é que, invés de usar a forma de bolo tradicional, você vai usar uma forminha para fazer cupcake.

Sei que você deve estar pensando: a forminha é de papel. Quando encher de massa, vai rasgar ou dobrar... Pois é, corre esse risco... Para que isso não aconteça uso minhas forminhas de petit gatêau como suporte.

É só colocar a forminha de papel dentro da de alumínio e despejar a massa (lembrando que você tem que deixar, pelo menos, a medida de um dedo da forminha sem massa porque o bolo vai crescer, não é mesmo?

Aí é só colocar as forminhas dentro de um tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido. Nada além disso. Como diria meu querido pai: "simples assim...". Simples e muito mais gostoso... Sim!!! Mais gostoso!

Sei que não faz sentido algum, uma vez que é o mesmo bolo... Mas comer não é algo mecânico e sim uma experiência sensorial!!! Para os nossos sentidos, a apresentação, o poder "pegar com as mãos" e a porção individual fazem toda a diferença!

Vai por mim! Faz o maior sucesso! Sem falar que é super prático para um picnic, um chá da tarde com os amigos e, principalmente, na lancheira das crianças...

Suporte para as forminhas de papel...
Pra quem não tem uma massa especial, deixo a receita de uma massa básica para bolos...

. Ingredientes:
- 900g de farinha de trigo peneirada
- 100g de amido de milho
- 350g de manteiga sem sal 
- 5 ovos 
- 500g de açúcar refinado
- 500 ml de leite integral
- 30g de fermento em pó 

. Modo de Preparo:

Bater a manteiga com açúcar refinado muito bem até formar um glacê. Acrescentar os ovos (um a um), colocar a farinha de trigo (peneirada), o leite e, por último, o fermento em pó. Distribuir a massa em forma untada (neste caso usar forminhas de cupcake), assar em forno quente 180° até corar.

O ponto é aquele mesmo que sua avó te ensinou: espete um palito ou um garfo no bolo. Se sair limpinho, tá pronto! Normalmente, esse processo do forno leva em torno de trinta minutos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nós te ajudamos com esta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Você também pode gostar!

0 comentários