Pastel na Torre...

By 18:47 , , , ,

Pastel de queijo e caldo-de-cana: combinação perfeita!
Pastel e caldo-de-cana... Pra mim, uma combinação perfeita! Adoro!!! Pastel então... Mas só serve de queijo. Não adianta oferecer de camarão, bacalhau, palmito, carne. Não, não como. Só se tiver com muita fome ou se ficar parecendo desfeita...

Pastel pra mim tem que ter queijo e vento... Rsrs... Sim, vento. Detesto pastel recheado demais. Adoro saborear a massa... E não gosto de massa azeda, fria ou mole. Pastel tem que ser de queijo, quentinho, crocante e acompanhado de caldo-de-cana!

Caldo de cana: a bebida perfeita para "acompanhar" o pastel...
E é por isso que gosto de passear na Feira da Torre de TV de Brasília! As pastelarias de lá são ótimas! Acho que é um dos melhores lugares pra se comer um bom pastel em Brasília!

Dica: vá visitar a Torre de TV num dia ensolarado!
E não são só de pastelarias que vive a Feira da Torre! O espaço também abriga bancas de artesanato e serve de palco para artistas locais. Só pra você ter uma ideia, de acordo com a Associação dos Artesão, Artistas Plásticos e Manipuladores de Alimentos da Feira da Torre (Asseapma), cerca de 40 mil pessoas passam por lá todos os meses.

E muitos desses turistas chegam à Torre de bicicleta! Isso porque ao longo do Eixo Monumental existem vários pontos de aluguel e devolução de bikes. Como Brasília é plana e o trânsito organizado fica fácil transitar pilotando um camelo (sim, os brasilienses chamam bicicleta de camelo!) por grande parte da extensão do Eixo. Para saber mais, acesse o site do Bike Brasília.

São 10 estações como esta localizadas no Eixo Monumental.
E nas 522 barracas em funcionamento é possível encontrar de tudo: de bijuterias a móveis, de bordado a cocada... Com quase 40 anos de existência a Feira da Torre é, sem dúvida, parada obrigatória pra quem visita a capital federal.

Música e artesanato na Feira da Torre!
Mas não é só por causa da feira que a Torre de TV é um dos pontos turísticos da capital. Só a Torre, que é um mirante, já vale a visita! Isso porque a famosa estrutura em aço e concreto, projetada pelo arquiteto Lúcio Costa e inaugurada em 1967, possui 244 metros de altura, sendo a quarta estrutura mais alta do país.

Amo esse lugar!!! Motivo: fui pedida em casamento aqui!
De lá, além de serem emitidas as ondas de TV das principais emissoras de canal aberto e analógico que operam na capital, pode se avistar grande parte da cidade! De um lado do mirante, que está fixado a 75 metros do chão, você vê a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília, a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional Honestino Guimarães, a Ponte JK...

Do alto da Torre 1: Esplanada dos Ministérios e, ao fundo, o Congresso Nacional.
Já do outro lado podemos ver, além da Feira da Torre, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, o Memorial JK, o Planetário de Brasília... Lembrando que subida é gratuita e, no mirante, a vista é completa (360º). Para saber o horário de funcionamento da Torre de TV acesse o Portal Brasil.

Do alto da Torre 2: Feira da Torre, Estádio Mané Garrincha, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Memorial JK...
O monumento foi fechado para reforma em 2013, sendo reinaugurado no mês da Copa do Mundo de 2014. Duas das principais transformações do espaço foram o elevador para o transporte de cadeira de rodas e a escada rolante.

A reforma, concluída em 2014, facilitou o acesso à Torre de TV...
Na frente da Torre de TV não podemos deixar de citar a bela fonte luminosa, que decora ainda mais a paisagem do centro da capital. De acordo com o Wikipedia, o dispositivo tem 80 metros de diâmetro e dois mil bicos ejetores de água, sendo que o jato principal chega a 50 metros de altura.

A fonte em primeiro plano...
E a fonte iluminada...
Ah, já ia esquecendo de dizer, no prédio da Torre de TV, além do mirante, no mezanino funciona um café.

Café da Torre, no mezanino da Torre de TV...
Dica: ainda que você não queria comer nada, dê uma passadinha por lá! Isso porque o local abriga um painel do fabuloso artista Athos Bucão.

Eu e minha irmã cervejeira da Brucke, Fabiana Bontempo, posando em frente ao belíssimo painel do Athos Bucão do Café da Torre!
Eu sou simplesmente apaixonada pela obra do Athos Bucão e é sempre uma alegria imensa estar diante dos trabalhos dele! Vale muito a visita!

Pra você ver como é tudo pertinho e que dá para ser visitado em uma mesma manhã ou tarde, deixo abaixo o mapa das atrações citadas:


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nós te ajudamos com esta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest]

Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Você também pode gostar!

0 comentários