Casca de Laranja Cristalizada

By 07:31 , ,

Raspinha de laranja! Fácil de fazer e muito saborosa!
Quer trem mais fácil de fazer que raspinhas de laranja? Sem contar que é uma ótima maneira de aproveitar toda a fruta... 

Lá em casa tem um pé, o que torna tudo ainda mais gostoso... Sei que estou consumindo um alimento livre de agrotóxicos, feito com controle rigoroso de higiene e com muuuitooo amor, o que é o mais importante...

Sem falar que ainda ganho, de quebra, uma geleia super saborosa, feita com o suco da laranja, pouco açúcar (gosto de tudo um pouco mais ácido) e anis estrelado... Adoro! 

Faça em casa! É tão barato! O quitute é um mimo, principalmente para as visitas!
Dá trabalho? Claro que dá. Mas tudo conquistado é mais gostoso, não é mesmo? Então vamos lá! Pra fazer uma porção razoável que dê pra você comer, mandar um pouco pro amor, pra sogra, pros amigos e ainda servir de aperitivo no café da tarde, você vai precisar: 

INGREDIENTES:

- 1 kg de casca de laranja (pra isso, você deve usar uns 3 kg de laranja) 
- 200 gramas de açúcar refinado (tá, sei que açúcar refinado é o menos saudável de todos mas não sei se essa receita ficaria tão gostosa usando açúcar mascavo, por exemplo...) 

Laranja sem agrotóxico, direto do pomar da mamãe!
MODO DE PREPARO:

Pra começar você tem que lavar muito bem essa laranja, com uma bucha (nova) e detergente neutro. Depois você deve sanitizar o alimento (ver receita). 

No meu caso, eu só passo uma água na laranja e deixo na solução sanitizadora por 15 minutos. É que, como tiro a fruta do pé e moro numa região onde a poluição é mínima, posso me dar esse luxo... 

Bem, voltemos então à vaca fria, como dizemos aqui em Minas... E é só seguir os passos listados abaixo que você terá raspinhas lindas e bem mais baratas que as vendidas em lojas de produtos naturais. 

Pra quê comprar o que você mesmo pode fazer?
ETAPAS DO PREPARO:

1ª - em uma panela grande, coloque a água para ferver 
2ª - lave as laranjas com uma bucha nova e detergente neutro 
3ª - sanitize as frutas por 15 minutos (ver receita
4ª - corte as laranjas ao meio 
5ª - esprema o suco das laranjas e reserve (vai virar um geleia deliciosa!) 
6ª - retire as partes brancas (fibrosas) das laranjas e descarte 
7ª - corte essas metades da laranja em tiras bem finas ou em "Julienne", que é o nome correto desse tipo de corte. 
8ª - coloque as tirinhas na água e deixe ferver por 5 minutos 

Ferva a laranja para eliminar a acidez da casca.
Detalhe: aí está a parte mais trabalhosa dessa receita... A água dessa fervura precisa ser trocada pelo menos 5 vezes... Motivo: a casaca da laranja é muito ácida. Com o processo conseguimos tirar grande parte desse sabor amargo. 

Para reduzir o tempo desse processo, uma dica é colocar no fogo pelo menos duas panelas grandes com água. Assim você vai ter sempre uma panela com água fervendo no fogão e vai trocando as cascas de panela... 

Use a maior panela que você tiver na sua cozinha. Vai ajudar bastante a agilizar o processo... 
Feito isso, escorra a água. As tiras vão ficar moles, mas não se preocupe. E assim mesmo. Com a cristalização elas voltam a endurecer... Reserve metade das tirinhas e coloque o resto na panela, junto com a metade do açúcar. 

Leve ao fogo e mexa por uns 10 minutos. Com o aquecimento, a água vai secar e o açúcar vai grudar nas tirinhas. Assim que as tiras começarem a se soltar uma das outras tirar do fogo e mexer por mais um minuto. 

Quando a água tiver praticamente secado e o açúcar bem firme, espalhe as tirinhas num tabuleiro e deixe-as esfriar...

Espalhar num tabuleiro e deixar esfriar. Repetir o processo com o restante das tirinhas... Detalhe: não fique mexendo as tirinhas de um lado para o outro. Tenha calma e deixe os pedacinhos esfriarem para só então tirá-los do tabuleiro. Assim você evita que o açúcar solte das tiras, ok?

Para a geleia de laranja, colocar na panela o suco das laranjas, um anis estrelado e uns 200 gramas de açúcar. Eu costumo colocar menos açúcar porque gosto da geleia mais amarga... Aí é só deixar esse líquido reduzir e engrossar. 

Eu adoro anis. Mas você pode temperar a sua geleia com canela, cravo, pimenta... A sua criatividade é o limite!
Dica: não deixe ficar muito grossa não, porque quando esfriar a geleia vai encorpar ainda mais! Ah, o anis pode ser substituído por canela ou outra erva da sua preferência, tá?

Você pode colocar ainda um pouco de conhaque para realçar o sabor da laranja... Agora, se der preguiça de fazer a geleia tente, pelo menos, cozinhar as raspinhas, ok? Aí você aproveita o suco, faz um bolo de cenoura e curte o seu fim de tarde esparramado no sofá, assistindo a um belo filme gastronômico!

Raspinhas de laranja! Uma delícia!!! Servidos?

Um ótimo divertimento pra você!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nós te ajudamos com esta postagem? Então siga o Vida de Cozinheiro nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo. [Facebook] [Instagram] [Twitter] [Pinterest] Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores.

Você também pode gostar!

6 comentários

  1. Muito bem explicadinha sua receita!!!
    Adorei!!!
    Irei fazê-la!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Vanessa! Depois me conte como ficou, tá? Abraços!

      Excluir
  2. Que bacana! Fico feliz que tenha dado certo!!!! Precisando, conte com a gente! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Fiz só que ficou um pouco mole? Pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ana! Tudo bem? Será que não foi porque você não esperou esfriar o suficiente? Ou porque fez tudo de uma fez só? Essa receita não é difícil mas precisa ser feita em pouca quantidade porque se aí você vai conseguir fazer com que a água evapore direitinho. Se você colocar muita laranja de uma vez ou numa panela muito pequena, ainda que você mexa bem, não vai ter espaço suficiente entre as tiras para a água secar... Pode ter sido isso. Você seguiu à risca a receita? Porque até o tipo de açúcar e o tamanho da panela fazem diferença. Me dê um retorno, por favor. Fiquei curiosa. Desde já, muito obrigada pela sua audiência e por escrever! Conte sempre com a gente! Grande abraço!

      Excluir